PT/Prabhupada 0308 - A Função da Alma é a Consciência de Krishna



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Jovem (2): Como alguém treina a mente?

Prabhupāda: Este é o treino. Você apenas se envolve em atividades da consciência de Kṛṣṇa. Isso é prático. Assim como cantar, o garoto de dez anos, ele também está ocupado. A sua mente está concentrada na vibração Hare Kṛṣṇa. Os seus outros sentidos, pernas ou mão, eles estão a trabalhar, dançando. Portanto, dessa maneira, temos que praticar a nossa mente, os nossos sentidos sempre envolvidos na consciência de Kṛṣṇa. Isso vai faze-lo perfeito. E isso é possível para todos. Você não precisa de se sentar num lugar para meditar artificialmente sobre algo. Assim que você canta Hare Kṛṣṇa, imediatamente a sua mente é desviada, imediatamente você lembra-se de Kṛṣṇa, instrução de Kṛṣṇa, obra de Kṛṣṇa, tudo. Isso requer prática.

Jovem (2): Já que o senhor é um raio de sol, por assim dizer ...

Prabhupāda: Sim.

Jovem (2): Você poderia pensar em si mesmo?

Prabhupāda: Por que não? Eu sou individual.

Jovem (2): E quando pensa, está a pensar em Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Embora, eu seja pequeno, sou individual. Eu tenho todo o poder de pensar, sentir, querer. Nós estamos fazendo isso. Somos individuais. Você veio aqui por sua vontade individual. Ninguém te forçou. Se quiser, pode ir. Alguém vem aqui, alguém nunca vem, alguém vem diariamente. Porquê? Mesmo você sendo pequeno, você tem individualidade. Mesmo neste estado condicionado, você é tão livre, muito livre. E quando você é incondicionado, puramente espírito, você não sabe quanta liberdade você tem. Não importa que você seja pequeno, mas você é uma centelha espiritual. Não vê que uma pequena centelha espiritual que nenhum médico, nenhuma ciência médica ainda descobriu. Onde está a alma, mas a alma está lá. Isso é um fato. Assim que a alma sai deste corpo, é inútil. Descubra o que é essa partícula importante. Isso não é possível, porque é tão pequena, que você, com esses olhos materiais ou microscópio, ou qualquer escopo, não consegue descobrir. Portanto, eles dizem que não há alma. Mas eles não podem explicar o que se foi. Até essa pequena partícula da alma espiritual é tão poderosa que, enquanto estiver dentro deste corpo, mantém-o fresco, agradável, bonito. E assim que ela desaparece, imediatamente ele se decompõe. Apenas veja. Como uma droga, injeção. Um pouco, um grão, mantém a forma. É algo assim, é tão poderoso. Você não sabe qual é o poder dessa alma. Isso você tem que aprender. Então isso é auto-realização. Esse processo de meditação, sentado num lugar silencioso, é recomendado na fase mais grosseira do conceito de vida corporal. Deixe-se pensar, meditar: "Sou este corpo?" então faça a análise. Você verá: "Não. Eu não sou esse corpo. Sou diferente deste corpo". Depois, meditação adicional: "Se eu não sou esse corpo, então as ações corporais, como estão a ser feitas?" Está a ser feito pela presença dessa pequena partícula, eu mesmo. Como o corpo está a crescer? Porque por causa da presença... Assim como esse garoto, esse garoto tem uma pequena estatura corporal. Agora, esse menino vai fazer crescer um corpo muito robusto e forte na sua tenra idade, aos 24 anos. Agora, este corpo irá, outro corpo virá. Como isso está sendo possível? Por conta da presença da pequena partícula da alma. Mas se essa partícula da alma for removida ou desaparecer, esse corpo não aumentará ou mudará. Estes são o assunto da meditação. Mas quando você chega ao ponto de entender, "Eu não sou esse corpo. Eu sou alma espiritual", então o próximo estágio será, "Qual é a função da alma?" Essa função da alma é a consciência de Kṛṣṇa, trabalhando na consciência de Kṛṣṇa. Assim, na era atual, é preciso levar diretamente à função da alma; então outras coisas virão automaticamente. Não é possível, no momento, que possa ir a um lugar isolado, sentar-se pacificamente e meditar ... Não é possível nesta era. É impossível. Se tentar artificialmente, será um fracasso. Portanto, tem que tomar esse processo,

harer nama harer nama harer nama eva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Nesta era de Kali, não há outra alternativa para a auto-realização a não ser este cantar Hare Kṛṣṇa. Esse é o fato prático e real.