PT/Prabhupada 0326 - Deus é o Pai Supremo, o Proprietário Supremo, o Amigo Supremo



Lecture on BG 2.13 -- Pittsburgh, September 8, 1972

Agora, como a alma está a transmigrar? Suponha que depois dessa vida, eu tenha uma vida melhor, isso é bom. Mas se eu tiver uma vida mais baixa, qual é a condição? Suponha que na próxima vida eu receba a vida de um gato, cachorro ou vaca. Suponha que você tenha um novo nascimento na América. Mas se você mudar de corpo, as circunstâncias inteiras mudam. Como ser humano, recebe toda a proteção do Estado, mas assim que você se torna outro corpo, seja árvore ou animais, o tratamento é diferente. O animal está a ir para o matadouro; árvores estão a ser cortadas. Não há protesto. Portanto, esta é a condição da vida material. Às vezes, estamos a obter melhores condições de vida, às vezes, obtendo condições inferiores de vida. Não há garantia. Isso vai depender do meu trabalho. Isso é prático. Também nesta vida, se for educado, o seu futuro será muito bom. Se não é educado, o seu futuro não é tão brilhante. Da mesma forma, nesta forma de vida humana, podemos arranjar uma solução para esses repetidos nascimento e morte. E esse é o único objetivo da forma de vida humana, como sair dessas condições materiais da vida: nascimento, morte, velhice e doença. Nós podemos arranjar a solução. E essa solução é a consciência de Kṛṣṇa. Assim que nos tornamos conscientes de Kṛṣṇa. Consciente de Krishna significa Kṛṣṇa, o Supremo, Ele é o Senhor, Deus. Somos parte integrante de Kṛṣṇa. Esta é a consciência de Kṛṣṇa. Simples para entender. Isso ... Assim como você entende o seu pai, os seus irmãos e a si mesmo. São todos filhos do pai. Portanto, não é difícil de entender. Como o pai mantém toda a família, da mesma forma, Kṛṣṇa, o Senhor Supremo, ou Deus, Ele tem muitos filhos, entidades vivas, e está a manter todo o corpo, toda a família. Qual é a dificuldade? Então o próximo dever é tornar-se uma consciência desenvolvida. Assim como um bom filho, quando sente que "O pai fez muito por mim. devo reembolsá-lo, ou pelo menos devo aceitar a obrigação que o meu pai fez por mim ". Esse sentimento é chamado de consciência de Kṛṣṇa. Então, para nos tornarmos conscientes de Kṛṣṇa, precisamos entender apenas três coisas:

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Todos nós estamos a tentar ser felizes, satisfeitos. Essa é a luta pela existência. Mas se entendermos esses três princípios, que Deus é o pai supremo, Deus é o proprietário supremo, Deus é o amigo supremo, essas três coisas, se você entender, ficará pacífico imediatamente. Imediatamente. Você está a procurar amigos para obter ajuda, tantos. Mas se simplesmente aceitarmos Deus, Kṛṣṇa, como o meu amigo, amigo supremo, o problema da amizade será resolvido. Da mesma forma, se aceitarmos Deus como o proprietário supremo, o nosso outro problema será resolvido. Porque estamos a reivindicar falsamente a propriedade sobre coisas que pertencem a Deus. Alegando falsamente, "Esta terra, esta terra da América, pertence aos americanos; a terra da África pertence aos africanos." Não. Toda a terra pertence a Deus. Somos diferentes filhos de Deus em diferentes vestidos. Temos o direito de desfrutar da propriedade do pai, Deus, sem violar o direito dos outros. Assim como em família, vivemos, tantos irmãos. Então, seja qual for o pai, a mãe dá-nos de comer, e nós comemos. Não invadimos o prato dos outros. Essa não é uma família civilizada. Da mesma forma, se nos tornarmos conscientes de Deus, conscientes de Kṛṣṇa, então todos os problemas do mundo - sociologia, religião, desenvolvimento económico, política - tudo será resolvido. Isso é um fato.

Portanto, estamos a tentar espalhar esse movimento para a consciência de Kṛṣṇa, para benefício total da sociedade humana. Solicitamos às pessoas inteligentes, especialmente à comunidade estudantil, que ingressem nesse movimento, para tentar entender cientificamente o que é esse movimento. Temos muitos livros, pelo menos duas dúzias de livros, grandes, grandes, volumosos. Então podem lê-los, tentem entender esse movimento e juntem-se a nós.

Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa.