PT/Prabhupada 0329 - Matar uma Vaca ou Matar um Vegetal Tem Reacção Pecaminosa



Room Conversation -- April 23, 1976, Melbourne

Sr. Dixon: A probição no consumo de carne, deriva do fato de que os animais têm suas vidas concebidas...

Prabhupāda: Os vegetais têm vida.

Sr. Dixon: Sim. O que pergunto é porque é que os animais têm uma prioridade maior na vida do que os legumes?

Prabhupāda: Não é uma questão de prioridade. A nossa filosofia é a de que somos servos de Deus. Portanto Deus come, e quaisquer que sejam as Suas sobras nós aceitamos. Assim, no Bhagavad-gītā... Você encontra este verso. Patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ yo me bhaktyā prayacchati (BG 9.26). Assim como você veio cá. Se eu quiser oferecer-lhe algo para comer, meu dever é perguntar-lhe, "Sr. Nixon, o que é que voce gostaria de comer?" Então você responde, "Eu gostaria muito de comer isto." Então, se eu lhe oferecer essa comida você vai ficar muito satisfeito. Portanto, nós convidamos Kṛṣṇa a este templo, portanto, nós ficamos à esoera para saber que alimentos Ele quer comer. Portanto, Ele disse que...

Guru-kṛpā: "Se alguém me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, fruta ou água, Eu aceitarei."

Prabhupāda: Patraṁ puṣpaṁ phalam. Ele só pede coisas muito simples que qualquer pessoa pode oferecer. Assim como uma folha pequena, patram, uma flor pequena, puṣpam, uma fruta pequena e um pouco de líquido, ou água ou leite. Portanto, nós oferecemos isso. Nós variamos bastante com estes ingredientes, patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyam (BG 9.26), e depois de Kṛṣṇa comer, nós comemos. Nós somos serventes; tomamos as sobras alimentares deixadas por Krishna. Nós não somos nem vegetarianos nem não vegetarianos. Nós somos prasādarianos. Nós não nos importamos com vegetais ou não vegetais, porque mesmo que você mate uma vaca ou mate um vegetal, a ação pecaminosa está lá. E de acordo com a lei da natureza, diz-se que os animais, que não têm nenhuma mão, são o alimento para os animais com mãos. Nós também somos animais com mãos. Nós seres humanos, somos também animais com mãos, e eles são animais - sem mãos, mas com quatro pernas. E existem animais que não têm pernas, isso é vegetal. Apadāni catuṣ-padām. Estes animais que não têm pernas, são alimento para os animais com quatro pernas. Assim como as vacas comem erva, a cabra come erva. Portanto, comer vegetais não é grande mérito. Nessa linha de pensamento, as cabras e as vacas têm mais mérito, têm mais mérito. porque eles não comem nada excepto vegetais. Portanto, nós não estamos predicando para se tornarem cabras e vacas. Não. Nós estamos predicando para que vocês se tornem servos de Kṛṣṇa. Portanto, qualquer coisa que Kṛṣṇa coma, nós comemos. Se Kṛṣṇa disser "Dá-Me carne, dá-Me ovos," nós ofereceremos a Kṛṣṇa carne e ovos, e nós comemos isso. Portanto, não pense que nós estamos interessados em ser vegetarianos ou não vegetarianos. Não. Essa não é a nossa filosofia. Porque quer você tome vegetais ou carne, você está matando. E você tem que matar porque senão você não consegue viver. Essa é a lei da natureza.

Sr. Dixon: Sim.

Prabhupāda: Então nós não seguimos esse caminho.

Sr. Dixon: Então, por que é que você colocar a norma em...

Prabhupāda: A norma é não comer carne, porque a protecção à vaca é necessária. Nós precisamos de leite. E se em vez de beber o leite, nós comemos as vacas, onde está o leite?

Sr. Dixon: Então o leite é muito importante.

Prabhupāda: Muito, muito importante.

Sr. Dixon: Em termos de produção de alimentos para o mundo, o mundo seria muito melhor sem comer animais.

Prabhupāda: Não, o leite é necessário. Alimentos gordurosos e com vitaminas são necessários. Essa necessidade é suprimida pelo leite. Portanto especificamente...

Sr. Dixon: Você não poderia satisfazer essa necessidade através de grãos?

Prabhupāda: Grãos, não. Grãos são amido. De acordo com a ciência médica, precisamos de quatro grupos diferentes: amido, hidrato de carbono, proteínas e gorduras. Isso é alimentação completa. Então você pode obter todas essas coisas por comer arroz, dahl - legumes, e trigo. Estas coisas contêm... Legumes e trigo contém proteína. E leite também contém proteína. Então nós precisamos de proteína. Gordura que recebemos do leite. A gordura é necessária. E vegetais, hidratos de carbono; e grãos, o amido. Então, se você preparar alimentos agradáveis com todos esses ingredientes, ficará satisfeito. E ofereça a Kṛṣṇa, então ficará purificado. Ficará livre de todas as actividades pecaminosas. Caso contrário, mesmo que você mate vegetais, você é pecador porque eles têm vida. Você não tem o direito de matar outra vida. Mas você tem que viver à custa de vida. Esta é a sua posição. Portanto, a solução é que você tome prasādam. Se houver algum pecado em comer vegetais ou carne vai para o comedor. Nós só tomamos as sobras só isso.