PT/Prabhupada 0333 - Educando todos a se tornarem divinos



Lecture on BG 16.6 -- Hawaii, February 2, 1975

Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2). Exatamente assim. Aqui o sol é uma parte insignificante, criação do Senhor. E o sol tem tanta refulgência, raios corporais, que está a iluminar e a aquecer todo o universo. Não podes negar. Esta é a posição do sol. E existem milhões e trilhões de sóis, cada um maior que este sol. Este é o menor sol. Existem sóis maiores e maiores. Para que possamos entender o que são os raios corporais. Não há dificuldade. Os raios corporais de Kṛṣṇa são chamados Brahman. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi-koṭiṣu vasudhādi-vibhūti-bhinnam, tad brahma: (Bs. 5.40) "Isso é Brahman, esse prabhā."

Da mesma forma, Kṛṣṇa está presente no coração de todos, localizado. Isso é a expansão impessoal. Assim como a luz do sol é a expansão impessoal dos raios solares, da mesma forma, A refulgência de Brahman é a expansão impessoal dos raios corporais de Kṛṣṇa. E a porção pela qual Ele está presente em todos os lugares, aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayāntara-stham ... (Bs. 5.35). Ele está dentro deste universo. Ele está dentro do teu coração, dentro do meu coração. Ele está dentro de tudo. "Tudo" significa mesmo dentro do átomo, paramāṇu. Essa é a Sua característica de Paramātmā. E a última e definitiva característica é o corpo pessoal de Kṛṣṇa. Sac-cid-ananda-vigrahaḥ. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ananda-vigrahaḥ (Bs. 5.1).

Vigrahaḥ significa forma. Essa forma não é como a nossa. Isso é sat, cit, ananda. O corpo também tem três características. Sat significa eterno. Portanto, então, o Seu corpo é distinto do nosso. O nosso corpo não é eterno como vemos pela na história. Quando esse corpo é criado pelo pai e pela mãe, há uma data, começo. E quando esse corpo estiver terminado, aniquilado, haverá outra data. Então, qualquer coisa dentro das datas, isso é história. Mas Kṛṣṇa não é assim. Anādi. Não podes estimar quando o corpo de Kṛṣṇa começou. Anādi. Ādi, novamente Ādi. Ele é o começo de todos. Anādi. Ele mesmo é anādi. Ninguém pode descobrir qual é a data da Sua aparição. Ele está além da história. Então, mas Ele é o começo de todos. Assim como o meu pai é o começo do meu corpo. Pai é a causa do começo do meu corpo ou do teu corpo, de todos. Portanto, portanto, Ele não tem começo, Ele não tem pai, mas Ele é o pai supremo. Essa é a conceção, conceção cristã: Deus é o pai supremo. Isso é facto, porque Ele é o começo de todos. Janmādy asya yataḥ: (SB 1.1.1) "O que quer que tenha surgido, vem de Kṛṣṇa." Isso é afirmado no Bhagavad-gītā. Aham ādir hi devānām (Bg 10.2). Os devatās ... Este brahmāṇḍa é a criação de Brahmā. Ele é chamado um dos semideuses. Então Kṛṣṇa diz, aham ādir hi devānām, "Eu sou o começo dos devatas, semideuses." Então, se estudas Kṛṣṇa dessa maneira, tornas-te daiva, divino. Divino.

O nosso movimento de consciência de Kṛṣṇa é destinado a educar todos a se tornarem divinos. Esse é o programa. Então, qual é o ganho ao se tornar divino? Isso é descrito no verso anterior. Daivī sampad vimokṣāya (BG 16.5). Se te tornares divino e adquirires as qualidades divinas, abhayaṁ sattva-saṁśuddhiḥ jñāna-yoga-vyavasthitiḥ ... Isso é ... Já discutimos isso antes. Então, se te tornares divino ... Não há impedimento para se tornar divino. Simplesmente tens que praticar para essa posição. Assim como todo o mundo pode se tornar um juiz de primeira instância. Todos podem se tornar o presidente dos Estados Unidos. Não há barreira. Mas precisas ser qualificado. Se te qualificares poderás tornar-te qualquer ...colocado em qualquer posição. Da mesma forma, como é dito, para divino, para se tornar daivī, precisas de te qualificar para te tornares divino. Como se tornar divino? Isso já está descrito. Nós já temos...

Então, se te qualificas pelas qualidades divinas, então qual é o benefício? Daivī sampad vimokṣāya. Mokṣa. Mokṣa significa libertação. Portanto, se cultivas qualidades divinas, estarás apto para ser libertado. O que é libertação? Libertação de repetir nascimento e morte. Esse é o nosso verdadeiro sofrimento. A civilização moderna e patife, eles não sabem realmente qual é o fim do sofrimento. Eles não sabem. Não há educação. Não existe ciência. Eles estão a pensar, "Aqui este pequeno período de vida, digamos, cinquenta anos, sessenta anos, cem anos, no máximo, se conseguirmos uma boa esposa, um belo apartamento e um belo automóvel, correndo a setenta milhas de velocidade e uma boa garrafa de uísque ... " Essa é a perfeição dele. Mas isso não é vimokṣāya. Real vimokṣa, libertação, significa não mais nascimento, morte, velhice e doença. Isso é vimokṣa. Mas eles nem sabem.