PT/Prabhupada 0346 - Sem pregar e compreender a filosofia, não se consegue manter a força



Morning Walk -- December 12, 1973, Los Angeles

Umāpati: Penso que estávamos a discutir as possibilidades políticas de colocar devotos no cargo, e tivemos a surpreendente descoberta de que quase representamos tudo o que é contra os valores ocidentais. Nós representamos austeridade. Nós representamos a consciência de Deus. Representamos restrição da liberdade sexual, intoxicação. Todos os quatro princípios reguladores são quase totalmente opostos aos desejos ocidentais.

Prabhupāda: Isso significa que os ocidentais são todos demónios.

Umāpati: Então, o problema é tentar entrar no cargo nessas circunstâncias, tornar conhecido que "Defendemos isso" e que alguém vote em nós.

Prabhupāda: Talvez ninguém vote, mas devemos continuar a pregar. Isso eu já expliquei a alguns da universidade. O país inteiro é analfabeto. Isso significa que a universidade deve ser interrompida? A universidade deve estar lá. Quem tiver sorte virá e receberá educação. Não é um argumento, "Ss pessoas são analfabetas. Elas não se importam com isso. Portanto, que a universidade seja fechada." Isso não é argumento.

Yaśomatīnandana: Gradualmente eles desenvolverão atração.

Prabhupāda: Sim, temos que trabalhar. Isso é pregar. Você não pense que pregar é tão fácil. Comer, dormir e, às vezes, cantar "Haribol", é tudo. Isso não é pregar. Devemos estar prontos para implantar as ideias da consciência de Kṛṣṇa, em todo o mundo.

Umāpati: Isso provavelmente não vai acontecer da noite para o dia, no entanto.

Prabhupāda: O programa de adoração à Deidade é para nós nos mantermos seguros. Se negligenciarmos a adoração à Deidade, também cairemos. Mas esse não é o dever cumprido. Arcāyām eva haraye pūjāṁ yaḥ śraddhayehate. Arcā significa Deidade. Se alguém está a adorar muito bem a Deidade, mas na tad-bhakteṣu cānyeṣu, mas ele não sabe mais nada, quem é devoto, quem não é devoto, qual é o dever para o mundo, sa bhaktaḥ prākṛtaḥ smṛtaḥ, ele é devoto materialista. Ele é um devoto materialista. Portanto, temos que assumir a responsabilidade de entender quem é realmente um devoto puro e qual é o nosso dever para com o povo em geral, e então avança. Então você torna-se madhyama-adhikārī. Madhyama-adhikārī, devoto avançado. Assim como essas pessoas, na Índia ou aqui, elas permanecem simplesmente religiosas, indo à igreja sem nenhum entendimento. Portanto, está a falhar, isso. Agora é ... As igrejas estão a ser fechadas. Da mesma forma, se não se mantiver apto para pregar, os seus templos serão todos fechados no devido tempo. Sem pregar, você não se sentirá entusiasmado em continuar a adoração no templo. E sem a adoração no templo, não pode se manter puro e limpo. As duas coisas devem continuar paralelas. Então há sucesso. Nos tempos modernos, hindus, muçulmanos ou cristãos, porque nesses lugares não há ensino de filosofia, portanto, eles estão a fechar, mesquita, templo ou igreja. Eles vão fechar.

Prajāpati: Eles não podem mostrar bons resultados das suas atividades.

Prabhupāda: Sim. Isso é pregar. Portanto, estamos a escrever tantos livros. A menos que cuidemos dos livros, preguemos e lermos nós mesmos, para entender a filosofia, este Hare Kṛṣṇa será concluído em alguns anos. Porque não haverá vida. Quanto tempo se pode continuar artificialmente, "Hare Kṛṣṇa! Haribol!" Isso será artificial, sem vida.

Yaśomatīnandana: Isso mesmo, Prabhupāda. Somos tão tolos que nunca percebemos nada, a menos que o senhor nos diga. Sem pregar ...

Prabhupāda: Sem pregar, sem entender a filosofia, não pode manter a sua força. Todos devem estar bem entendidos sobre a filosofia que estamos a colocar. Isso significa que deve ler completamente todos os dias. Tantos livros que temos. E Bhāgavata é tão perfeito que qualquer verso que lê, recebe uma nova iluminação. Isso é tão bom. Ou Bhagavad-gītā ou Bhāgavatam. Mas não é uma escrita comum.

Umāpati: Eu tentei colocar o seu Bhagavad-gītā em algumas escolas, e eles dizem: "Bem", alguns deles, se eles têm um Bhagavad-gītā, dizem: "Bem, nós temos um Bhagavad-gītā". Então, vamos, "Este é um entendimento totalmente diferente do Bhagavad-gītā". e eles dizem: "Bem, é apenas a opinião de outra pessoa e não temos muito interesse numa variedade de opiniões sobre o mesmo livro".

Prabhupāda: Não é a opinião. Estamos a coloca-lo, como é, sem opinião.

Umāpati: Bem, esses são os termos. É muito difícil superar aqueles ...

Prabhupāda: Portanto, pregar é sempre difícil. Isso eu tenho dito repetidamente. Não pode ver a pregação como muito fácil. Pregar deve ser luta. Quer dizer que lutar é coisa fácil? Lutar não é uma coisa fácil. Sempre que há luta, há perigo, há responsabilidade. Então pregar significa ... O que é a pregação? Porque as pessoas são ignorantes, temos que esclarecê-las. Isso é pregar. Nara-nārāyaṇa: Quando o senhor veio ao mundo ocidental, ninguém em qualquer lugar acreditou que seria bem-sucedido, eu acho. Mas, na verdade, tornou-se muito bem-sucedido, pregando.

Prabhupāda: Eu mesmo não acreditava que seria bem-sucedido, o que falar dos outros. Mas, porque eu o fiz na linha adequada, por isso se tornou um sucesso.

Yaśomatīnandana: Sim, Kṛṣṇa é tão gentil que esperamos algo e Ele dá-nos cem vezes mais.

Prabhupada: Ah, sim.

Yaśomatīnandana: Então, se simplesmente seguirmos as suas instruções, tenho a certeza de que tudo será glorioso. Nara-nārāyaṇa: Então, se estivermos na linha apropriada, as nossas atividades políticas também poderão se tornar bem-sucedidas?

Prabhupada: Ah, sim. Porque não? Kṛṣṇa estava na política. Portanto, consciência de Kṛṣṇa significa tudo: social, político, filosófico, religioso, cultural, tudo. Não é unilateral. Eles tomam como ... Eles não sabem. Portanto, eles estão a pensar que é um movimento religioso. Não, está tudo incluído, tudo incluído, tudo difundido.