PT/Prabhupada 0350 - Estamos a tentar tornar as pessoas qualificadas para ver Krishna



Lecture on BG 7.2 -- Nairobi, October 28, 1975

Brahmānanda: Ele diz que pelos Vedas sabemos que Kṛṣṇa é ilimitado, especialmente quando Ele estava a realizar a Sua rāsa-līlā com as gopīs. Então, se Kṛṣṇa é ilimitado, porque Ele não ...?

Homem indiano: manifestar-se em todo o mundo para que todas as entidades vivas tenham a mesma chance de voltar para casa?

Brahmānanda: Porque Ele não se manifestou em todo o mundo para que todas as entidades vivas pudessem ter chances iguais ...?

Prabhupāda: Sim, Ele manifestou-se em todo o mundo, mas você não tem olhos para vê-Lo. Esse é o seu defeito. Kṛṣṇa está presente em todos os lugares. Mas assim como o sol está presente no céu. Porque você não o vê agora? Huh? Responda a isso. Você acha que o sol não está no céu? Você acha que o sol não está alí? Então, vá para o telhado e veja o sol. Porque prova ser um patife, dizendo "Não, não, não há sol"? Será isso aceite por homens eruditos? Porque você não pode ver o sol, não existe sol? Será aceito por algum erudito? À noite você não pode ver o sol, então se você disser a qualquer homem erudito, qualquer um que saiba coisas, "Não, não, não há sol", então ele aceitará isso? Ele dirá: "O Sol está alí. Seu patife, você não o pode ver." Isso é tudo. "Você deve sair da sua malandragem. Então você verá." Nāhaṁ prakāśaḥ sarvasya yoga-māyā-samāvṛtaḥ (BG 7.25), disse Kṛṣṇa. Ele não está exposto aos patifes, mas aquele que sabe, ele está vendo.

Premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena
santaḥ sadaiva hṛdayeṣu vilokayanti
yaṁ śyāmasundaram acintya-guṇa ...
(Bs. 5.38)

Os devotos sempre veem Kṛṣṇa. Para eles, Ele está sempre presente. E pelos patifes, Ele não pode ser visto. Essa é a diferença. Portanto, você tem que se tornar um não-patife, então você verá. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe arjuna tiṣṭhati (BG 18.61). No âmago do coração de todos, Kṛṣṇa está presente. Mas você sabe disso? Você pode ver? Você pode falar com Ele? Ele está dentro do seu coração, Ele está presente. Mas Ele fala com quem? Teṣāṁ satata-yuktānāṁ bhajatāṁ prīti-pūrvakam, dadāmi buddhi-yogaṁ tam (BG 10.10). Ele fala com o devoto que está vinte e quatro horas ocupado a Seu serviço. Isso é declarado no Bhagavad-gītā. Você não lê o Bhagavad-gītā? Portanto, tudo requer qualificação. Portanto, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa significa que estamos a tentar tornar as pessoas qualificadas para ver Kṛṣṇa. Sem ser qualificado, como você pode ver? Isso requer qualificação.