PT/Prabhupada 0354 - Homem cego a liderar outros homens cegos



Lecture on SB 2.3.2-3 -- Los Angeles, May 20, 1972

Pradyumna: "Comentário: Na sociedade humana, em todo o mundo, existem milhões e bilhões de homens e mulheres, e quase todos eles são pouco inteligentes porque têm muito pouco conhecimento sobre a alma espiritual. "

Prabhupāda: Este é o nosso desafio, existem milhões e trilhões de homens e mulheres em todo o mundo, mas eles não são nada inteligentes. Este é o nosso desafio. Portanto, o movimento da consciência de Kṛṣṇa pode ser considerado por outras pessoas como uma loucura, ou desafiamos "Vocês são todos loucos". Portanto, temos um livrinho, "Who is Crazy?"(Quem é louco?) Porque eles estão pensando "Esses rapazes e raparigas de cabeça raspada são loucos", mas na verdade eles são os loucos. Porque eles não têm inteligência. Porque? Eles não sabem o que é alma espiritual. Esta é a consciência animal. Cães, gatos, pensam que o corpo, que são o corpo.

Yasyātma-buddhiḥ kuṇape tri-dhātuke
sva-dhīḥ kalatrādiṣu bhauma ijya-dhīḥ
yat tīrtha-buddhiḥ salile na karhicij
janeṣv abhijñeṣu sa eva go-kharaḥ
(SB 10.84.13)

Go-khara. Go significa vaca e khara significa asno. Uma pessoa que está em consciência corporal: "Eu sou este corpo." Então, 99,9% de toda a população do mundo, está assim, "Eu sou este corpo," "Eu sou americano", "Eu sou indiano", "Eu sou africano", "Eu sou este ..."

E eles brigam como cães e gatos, brigam: "Eu sou um gato, você é um cachorro. Você é um cachorro, eu sou um gato". Isso é tudo. Portanto, este desafio, "Vocês são todos patifes", é uma palavra muito forte, mas na verdade esse é o facto. Esse é o facto. É um movimento revolucionário. Estamos desafiando todos "Vocês são todos um grupo de jumentos e vacas e animais, porque vocês não têm conhecimento além deste corpo. " Portanto, é dito ... Neste sentido, eu mencionei especialmente. "Porque eles têm pouco conhecimento da alma espiritual, todos eles não são inteligentes." Falei com grandes, grandes professores. Em Moscovo, aquele cavalheiro, Professor Kotovsky, ele disse, "Swamiji, após a morte, não há nada. Tudo está acabado." E ele é um dos grandes professores do país. Portanto, este é o defeito da civilização moderna, toda a sociedade está sendo governada por cães e gatos, na verdade. Então, como pode haver paz e prosperidade? Não é possível. Andhā yathāndhair upanīyamānāḥ.

Homem cego conduzindo outros cegos. Se alguém tem olhos para ver, pode liderar centenas e milhares de homens, "Por favor, venha comigo. Vou atravessar a rua." Mas se o homem que lidera, ele próprio é cego, como pode liderar os outros? Andhā yathāndhair upanīyamānāḥ. Então, Bhāgavata, não há comparação. Não pode haver. É ciência transcendental. Andhā yathāndhair upanīyamānās te 'pīśa-tantryām uru-dāmni baddhāḥ (SB 7.5.31). Īśa-tantryām, esses líderes cegos, eles estão sujeitos às leis da natureza material, e eles estão dando conselhos. Que conselho eles podem dar?