PT/Prabhupada 0362 - Como temos doze GBC's, da mesma forma Krishna tem GBC's



Lecture on SB 1.13.15 -- Geneva, June 4, 1974

Se você estiver a andar na rua, se matar uma formiga ao caminhar, será punido. Esta é a lei da natureza. Estamos numa posição muito perigosa. Em cada movimento existe punição. Agora, se você acredita nos śāstras, isso é uma coisa diferente. Se você não acredita, faça o que quiser. Mas a partir do śāstra podemos entender as leis da natureza, ou Deus, é muito, muito estrito, muito, muito estrito. Então Maṇḍūka Muni também castigou Yamarāja, "Na minha infância, sem nenhum conhecimento eu fiz algo, e você deu-me um castigo tão grande. Portanto, você não está apto para se tornar um brāhmaṇa ou kṣatriya. Que você se torne śūdra. " Então ele foi amaldiçoado a se tornar śūdra.

Portanto, Yamarāja nasceu como Vidura e nasceu no útero de uma mãe śūdra. Esta é a história do nascimento de Vidura. Então, na sua ausência, Aryamā, um dos semideuses, substituiu Yamarāja. Portanto, é dito, abibhrad aryamā daṇḍam (SB 1.13.15). O cargo deve continuar, o posto de magistrado não pode ficar vago. Alguém deve vir e agir. Então, Aryamā estava agindo. Yathāvad agha-kāriṣu (SB 1.13.15). Agha-kāriṣu. Agha-kāri significa ... Agha significa atividades pecaminosas e kāriṣu. Kāriṣu significa aqueles que cometem atos pecaminosos. E yathāvat. Yathāvat significa exatamente ao ponto, como ele deve ser punido. Yathāvad agha-kāriṣu. Yāvad dadhāra śūdratvam (SB 1.13.15). Por tanto tempo Yamarāja continuou como um śūdra, Aryamā estava oficiando em seu lugar, como Yamarāja. Este é o significado. "Vidura, nascido no ventre de uma mãe śūdra, foi proibido até mesmo de ser um partido na herança real, junto com os seus irmãos Dhṛtarāṣṭra e Pāṇḍu. Então, como ele poderia ocupar o posto de pregador para instruir tais eruditos ...? A resposta é que, embora seja aceito que ele era um śūdra por nascimento, porque ele renunciou ao mundo para a iluminação espiritual pela autoridade de Ṛṣi Maitreya e foi totalmente educado por ele em conhecimento transcendental, ele era bastante competente para ocupar o posto de um ācārya ou preceptor espiritual. " Vidura era um śūdra, nascido śūdra. Então como ele se tornou um pregador?

Portanto, a razão é ... "De acordo com Śrī Caitanya Mahāprabhu, qualquer um que esteja familiarizado com o conhecimento transcendental ou a ciência de Deus, seja ele um brāhmaṇa ou śūdra, um chefe de família ou um sannyāsī, é elegível para se tornar um mestre espiritual. " Não que porque ele nasceu um śūdra, ele não pode pregar, ele não pode assumir o posto de ācārya ou mestre espiritual. Essa não é a filosofia de Caitanya. A filosofia de Caitanya não tem nada a ver com este corpo, corpo externo. A filosofia de Caitanya está preocupada com a alma. Este movimento é o movimento de elevar a alma, salvando a alma da degradação. Portanto, as pessoas às vezes ficam surpresas. No conceito de vida corporal, as mesmas atividades serão karma. Na plataforma da vida espiritual, o mesmo karma será bhakti. O mesmo karma será bhakti. Portanto, bhakti não é inatividade. Bhakti é totalmente activa. Yat karoṣi yaj juhoṣi yad aśnāsi yat tapasyasi kuruṣva tad mad-arpaṇam (BG 9.27). Isso é bhakti, bhakti-yoga. Kṛṣṇa diz a todos, "Se você não pode desistir do seu karma, então está tudo bem. Mas o resultado do seu Karma, dê Me. Então será bhakti. "

Então, Vidura era Yamarāja. Ele não apenas era Yamarāja, comum, mas também uma das grandes autoridades. Existem doze autoridades mencionadas no śāstra. Um deles é Yamarāja. Balir vaiyāsakir vayam. Isso é afirmado no Śrīmad-Bhāgavatam. Yamarāja é um dos GBC de Kṛṣṇa. sim. Como temos doze GBCs, da mesma forma Kṛṣṇa tem doze GBCs. Svayambhūr nāradaḥ śambhuḥ kumāraḥ kapilo manuḥ prahlādo janako bhīṣmo balir vaiyāsakir vayam (SB 6.3.20) Esses doze homens estão autorizados a pregar a consciência de Kṛṣṇa. Portanto, temos que seguir. Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ (CC Madhya 17.186). Portanto, criamos esses GBC. Por isso, eles devem ser homens muito responsáveis. Caso contrário, eles serão punidos. Eles serão punidos para se tornarem um śūdra. Embora Yamarāja seja um GBC, ele cometeu um pequeno erro. Ele foi punido a se tornar um śūdra. Portanto, aqueles que são do GBC, eles devem ser muito, muito cuidadosos ao administrar os negócios da ISKCON. Caso contrário, eles serão punidos. Como o posto é muito grande, da mesma forma, a punição também é muito grande. Essa é a dificuldade. Você pode ver neste exemplo, Vidura. Ele foi imediatamente punido. Ele cometeu um pequeno erro. Porque os ṛṣis, os munis, eles amaldiçoarão.