PT/Prabhupada 0368 - Estás a pensar tolamente que não és eterno



Morning Walk -- January 3, 1976, Nellore

Prabhupāda: Esta é a Sociedade Teosófica, eu acho. Huh? Essa marca registrada. Ou Missão Rāmakrishna.

Acyutānanda: Não, Exército de Salvação.

Prabhupāda: Exército de Salvação, oh. Harikeśa: Na verdade, somos o único Exército de Salvação.

Acyutānanda: ... a autoridade de uma autoridade. Estamos aceitando a sua autoridade, mas a sua experiência vem da sua percepção direta, ou seja, volta para ...

Prabhupāda: Nós não aceitamos tais autoridades, que obtêm experiência de outros. Aceitamos como autoridade quem é ...

Keśavalāl Trivedi: Experiente.

Prabhupāda: Automaticamente. Parāsya bhaktir vividhaiva śruyate svabhāvikī jñāna-bala-kriyā ca. Svabhāva, você pode ... Assim como se você me perguntar como fazer algo, se eu disser: "Sim, você faz assim", svabhāvikī. Tenho por natureza o conhecimento de como fazer isso perfeitamente. Isso está a acontecer. Mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ sūyate sa-carācaram (BG 9.10). Kṛṣṇa está ditando: "Faça assim." Então, você verá, tudo está a sair perfeito. Da semente nim virá uma árvore nim. É tão bem feito por Kṛṣṇa-bījo 'haṁ sarva-bhūtānām (BG 7.10), que virá a árvore nim, não a mangueira. Os produtos químicos são tão combinados. Você não sabe o que está lá, uma pequena semente, baṭa vṛkṣa. E uma enorme figueira-da-índia surgirá, não outra árvore. Isso é conhecimento. Ele deu toda a operação, quero dizer, numa pequena semente. Portanto, Kṛṣṇa diz, bījo 'haṁ sarva-bhūtānām. Não há engano. Você simplesmente o toma e cultiva. Você obterá o resultado.

Acyutānanda: Então aquele princípio, que faz as coisas crescerem, tudo, o Īśopaniṣad diz, ' so ham asmi: "Eu sou esse princípio." O Īśopaniṣad diz no śloka definitivo,' so ham asmi: "Eu sou isso."

Prabhupāda: Asmi significa "É a Minha energia. É a Minha energia."

Acyutānanda: Não, está escrito ...

Prabhupāda: Se eu disser "Eu sou a ISKCON", qual será o problema? Porque eu criei isso,portanto, eu digo: "ISKCON significa Eu. Eu sou a ISKCON." Então, qual é o problema aí? É assim. Pela energia de Kṛṣṇa, tudo saiu. Portanto, Ele diz: "Eu sou isso, eu sou isso, eu sou isso, eu sou isso." Vibhūti-bhinnam. Porque tudo .... Janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Tudo veio de Kṛṣṇa.

Acyutānanda: Não, o Īśopaniṣad diz que você é esse princípio. O Īśopaniṣad diz o princípio que está iluminando o sol, Eu sou esse princípio.

Prabhupāda: Sim, um devoto aceita ... Isso nós aceitamos.

Acyutānanda: O ser que está iluminando o sol, eu sou isso.

"Prabhupāda: Eu não te entendo.

Acyutānanda: ' so ham asmi. Aquele décimo sexto ... Harikeśa: "Como o sol, como eu."

Prabhupāda: Sim, '" so ham asmi" - porque eu sou parte integrante.

Acyutānanda: Não, mas diz "Eu sou isso", não que "Eu sou parte disso". "Eu sou isso."

Prabhupāda: Não. Se for dito, pode ser aceito, porque eu sou qualitativamente o mesmo.

Keśavalāl Trivedi: Quantidade, muita diferença.

Prabhupāda: Sim. Prabhupāda: Se eu digo: "Eu sou indiano", qual é o problema, se digo: "Eu sou indiano"?

Acyutānanda: Isso é outra coisa.

Prabhupāda: Sim. Não outra coisa.

Acyutānanda: Mas para aceitar diretamente o śruti, ele diz que você é o mesmo princípio.

Prabhupāda: E, portanto, você deve aprender com o guru. E, se você receber diretamente, continuará sendo um tolo. Portanto, você precisa de um guru. Essa é a instrução de śruti. Tad-vijñānārthaṁ sa gurum evābhigacchet (MU 1.2.12). Você tem que aprender o śruti. Você tem que vir a um guru.

Acyutānanda: Não, mas isso é depois disso. A conclusão final desse Upaniṣad, śruti, a autoridade, é que você é o mesmo princípio.

Prabhupāda: Sim, eu sou o mesmo princípio. Nityo nityānām.

Acyutānanda: Bem, nada pode ser mais eterno do que outro eterno.

Prabhupāda: Todos são eternos.

Acyutānanda: É contraditório então. Nityo nityanānāṁ. Você não pode dizer que uma coisa é mais eterna do que outra.

Prabhupāda: Não, não. Esse não é o ponto. Todo mundo é eterno.

Acyutānanda: Então, como alguém pode ser mais eterno do que ...

Prabhupāda: Como Deus é eterno, você também é eterno. Por ter aceitado este corpo material, você está pensando tolamente que não é eterno. Caso contrário, como Deus é eterno, você também é eterno.

Acyutānanda: Então, por que um deveria ser diferenciado do outro se ambos são eternos?

Prabhupāda: Assim como o sol se distingue do brilho do sol, mas qualitativamente o calor e a luz estão lá. Mas porque o brilho do sol está aí, você não pode dizer que o sol está aí. Isso você não pode dizer. Mat-sthāni sarva-bhūtāni nāhaṁ teṣv avasthitaḥ (BG 9.4). Diz claramente.

Keśavalāl Trivedi: Eu acho, Swamijī, você explicou isso, e eu poderia extrair racionalidade disso, "Eu sou īśa, mas não sou sarveśa. Eu sou ātman, mas não Paramātman." "Eu sou aṁśa, mas não Paramāṁśa."

Prabhupāda: Sim. Isso é explicado em outro .... Você tem que tomar referência. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (Bs. 5.1). Eu também sou īśvaraḥ. Isso eu expliquei tantas vezes. Mas isso não significa que eu seja paramesvara. Paramesvara é Kṛṣṇa. O que é esse prédio?

Keśavalāl Trivedi: Ahaṁ brahmāsmi eu não era capaz de explicar, até que ouvi o Swamijī no primeiro dia em Rajeswara em Mandapur. Isso se encaixa. Caso contrário, Māyāvādīns, "Tudo bem, mas Śaṅkarācārya a dizer, ahaṁ brahmāsmi. Por que você diz não?" Porque tantas pessoas me perguntam. E quando era confrontado, não era capaz de dizer isso. Mas a forma como o mukti foi definido, mukti, sim, e na palestra, e īṣa, sarveśa, todas essas coisas - ātmā, Paramātmā, aṁśa, Paramāṁśa - lá descobri que isso pode ser explicado. Por causa de tantas pessoas, elas perguntaram em reuniões públicas como o Lions Clube, onde abordamos esses tópicos. Então, nos sentimos no fim da nossa inteligência. Mas agora acho que posso explicar-lhes.

Prabhupāda: Então, a minha explicação foi correta?

Keśavalāl Trivedi: Sim, é assim que me sinto. E isso é o que se aplica também à pergunta de Acyutānanda Swami, eu acho.

Acyutānanda: Não, estou apenas a usar evasivas.

Keśavalāl Trivedi: Não, não, isso é tudo .... Eu sei.

Acyutānanda: Então, Durga é mais alta do que Viṣṇu, porque Viṣṇu exigiu que Durga o despertasse do yoga-nidrā para matar Madhu e Kaitabha. Então, ela controla-O.

Prabhupāda: Sim, se eu pedir ao meu servo "Você pede-me para eu me levantar às sete horas", isso não significa ...