PTBR/Prabhupada 0076 - Ver Krishna em todo lugar



Ratha-yatra -- San Francisco, June 27, 1971

Quando nossos olhos estão ungidos com o amor de Deus, podemos vê-lO em todo lugar. Essa é a injunção dos śāstras. Temos que desenvolver nosso poder de visão através do desenvolvimento do amor por Deus. Premāñjana-cchurita bhakti-vilocanena (Bs. 5.38). Quando o indivíduo está suficientemente maduro em consciência de Kṛṣṇa, ele pode ver o Senhor em todos os momentos dentro de seu coração e em toda parte, aonde quer que vá. Assim, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é uma tentativa de ensinar as pessoas a ver Deus, a como ver Kṛṣṇa. Kṛṣṇa pode ser visto por nós se praticarmos.

Assim como Kṛṣṇa diz: raso 'ham apsu kaunteya (BG 7.8). Kṛṣṇa diz: "Eu sou o sabor da água." Cada um de nós... nós bebemos água todos os dias, não só uma, duas, três vezes ou mais que isso. Assim, logo que bebemos água, se pensamos que o gosto da água é Kṛṣṇa, imediatamente nos tornamos conscientes de Kṛṣṇa. Tornar-se consciente de Kṛṣṇa não é um trabalho muito difícil. Simplesmente temos que praticá-lo. Tal como este é um exemplo de como praticar para se tornar consciente de Kṛṣṇa. Sempre que você bebe água, tão logo você esteja saciado, sua sede é extinta, imediatamente você pensa que essa sede... o poder de saciá-la é Kṛṣṇa.

Prabhāsmi śaśi sūryayoḥ. Kṛṣṇa diz: "Eu sou a luz do sol. Eu sou a luz da lua." Assim, durante o dia, cada um de nós vê a luz do sol. Logo que você vê a luz do sol, imediatamente você pode se lembrar de Kṛṣṇa: "Aqui é Kṛṣṇa." Logo que você vê a luz da lua à noite, imediatamente você pode se lembrar: "Aqui é Kṛṣṇa." Desta forma, se você praticar, existem muitos casos, muitos exemplos dados na Bhagavad-gītā, no sétimo capítulo, se você os lê cuidadosamente, como praticar a consciência de Kṛṣṇa. Então, nesse momento, quando você estiver maduro no amor por Kṛṣṇa, você verá Kṛṣṇa em toda parte. Ninguém tem que ajudá-lo a ver Kṛṣṇa, mas Kṛṣṇa será revelado diante de você, pela sua devoção, pelo seu amor. Sevonmukhe oi jihvādau svayam eva sphuraty Ada (Brs. 1.2.234). Kṛṣṇa...quando alguém está no humor de serviço, quando se compreende que "eu sou o servo eterno de Kṛṣṇa, ou Deus," então, Kṛṣṇa lhe ajuda a como vê-lO. Isso é afirmado na Bhagavad-gītā,

teṣāṁ satata-yuktānāṁ
bhajatāṁ prīti-pūrvakam
dadāmi buddhi-yogaṁ taṁ
yena mām upayānti te
(BG 10.10)