PTBR/Prabhupada 0091 - Fique aqui, pelado



Morning Walk -- July 16, 1975, San Francisco

Dharmādhyakṣa: Hoje em dia eles estão na verdade percebendo o erro deles e eles estão estudando mais a morte, tentando preparar mais as pessoas para a morte. Mas a única coisa que eles podem dizer a eles é, "Aceite isso". A única coisa que eles podem dizer é, "Você vai morrer. Então, simplesmente aceite isso com uma atitude alegre".

Prabhupāda: Mas eu não quero morrer. Por que eu devo estar alegre? Seu patife, você diz: "Fique alegre". (risos) "Alegremente, você é enforcado". (risos) O advogado vai dizer: "Não se preocupe. Você perdeu o caso. Agora você alegremente seja enforcado". (risos)

Dharmādhyakṣa: Esse é realmente o objetivo inteiro da psicologia moderna, é fazer as pessoas se adaptarem ao fato de que eles devem permanecer neste mundo material, e que, se você tem algum desejo de deixar o mundo material, eles vão te dizer que você é louco. "Não, não. Agora você deve se ajustar novamente à condição material".

Bahulāśva: Eles nos ensinam a aceitar as frustrações da vida. Eles nos ensinam que você deve aceitar todas as frustrações da vida.

Prabhupāda: Por que frustração? Você é um grande, grande cientista. Você não pode resolver?

Dharmādhyakṣa: Eles não podem resolver porque eles têm os mesmos problemas.

Prabhupāda: A mesma lógica, "Alegremente seja enforcado". Isso é tudo. Logo que haja algum assunto difícil, eles desistem. E eles especulam sobre alguma coisa absurda. Isso é tudo. Esta é a formação deles. Educação significa atyantika-duḥkha-nivṛtti, a solução definitiva de toda a infelicidade. Isso é educação, não aquela que depois de chegar até certo ponto alguém diz: "Não, você pode morrer feliz". E o que é duhkha, infelicidade? Isto é apresentado por Krishna: janma-mṛtyu-jarā-vyādhi duḥkha-doṣānu... (BG 13.9). Estas são suas infelicidades. Tente resolver isso. E isso eles estão cuidadosamente evitando. Ele não podem parar a morte, nem o nascimento, nem a velhice, nem a enfermidade. E, durante o curto período de vida, entre o nascimento e a morte, eles estão fazendo grandes, grandes edifícios, e na próxima vida ele se torna um rato dentro dos edifícios. (risos) A natureza. Você não pode evitar a lei da natureza. Assim como você não pode evitar a morte, da mesma forma, a natureza vai dar-lhe um outro corpo. Torne-se uma árvore nesta universidade. Fique de pé por cinco mil anos. Você queria ficar nu. Agora ninguém vai se opor. Fique aqui nu.