PTBR/Prabhupada 0126 - Só para a satisfação do meu mestre espiritual



Lecture on BG 4.18 -- Delhi, November 3, 1973

Devota: Você disse que, se nós estamos executando alguma atividade, essa atividade precisa ser testada pra ver se o Senhor Krishna está satifeito. Mas o qual é o teste?

Prabhupāda: Se o mestre espiritual está satisfeito, consequentemente Krishna está satisfeito. Isso vocês estão cantando diariamente. Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasyāprasādān na gatiḥ kuto 'pi. Se o mestre espiritual está satifeito, então Krishna está satisfeito. Esse é o teste. Se ele não está satisfeito, então ele não tem outra maneira.

Isso é muito simples de compreender. Suponha que alguém que está trabalhando no escritório, o seu gerente é o chefe ou o superintendente desse departamento. Então todos são trabalhando. Se ele satisfaz o superintendente, ou o chefe desse departamento, então é entendido que ele também satisfez o diretor. Não é muito difícil. Seu chefe imediato, o representante de Krishna, ele deve ser satifeito. Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasya. Portanto, é necessária a orientação do mestre espiritual. Krishna vem na forma do mestre espiritual para nos guiar. Isso é afirmado no livro Caitanya-caritāmṛta. Guru-kṛṣṇa-kṛpāya. Guru-kṛṣṇa-kṛpāya. Então guru-kṛpā, a misericórdia do guru, é a misericórdia de Krishna. Então quando ambos estão satisfeitos, então o nosso caminho está claro. Guru-kṛṣṇa-kṛpāya pāya bhakti-latā-bīja (CC Madhya 19.151). Então, o nosso serviço devocional é perfeito. Então você não marcar esta declaração no Gurvaṣṭaka? Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasyāprasādān na gatiḥ kuto 'pi.

Assim como este movimento. Esse movimento foi iniciado apenas para a satisfação de meu mestre espiritual. Ele quis. Caitanya Mahaprabhu quis que esse movimento se espalhasse em todo o mundo. Então ele ordenou a muitos dos meus irmãos espirituais, e desejava... Mesmo não ordenado, ele queria. Ele enviou alguns de meus irmãos espirituais para os países estrangeiros para espalhar, mas de uma forma ou de outra eles não foram bem succedidos. E eles voltaram. Então eu pensei, "Deixe-me tentar nesta minha idade avançada." Assim, o único desejo era o de satisfazer o desejo do mestre espiritual. Então, vocês estão me ajudando agora. Nosso movimento está se tornando vitorioso. E isso é yasya prasādād bhagavat-prasādaḥ. Se nós, de verdade, sinceramente trabalhamos sob a direção do mestre espiritual, isso é satisfação de Krishna, e Krishna vai nos ajudar a avançar.