PTBR/Prabhupada 0133 - Quero um estudante que segue minha instrução



Arrival Lecture -- San Francisco, July 15, 1975

Então, às vezes as pessoas me dão muito crédito de que eu tenho feito algo maravilhoso em todo o mundo. Mas eu não penso que eu sou um homem maravilhoso. Mas eu sei de uma coisa, que eu estou falando o que Kṛṣṇa falou. Isto é tudo. Eu não estou fazendo qualquer adição, alteração. Portanto estou apresentando o Bhagavad-gītā como Ele é. Este crédito eu posso tomar, que eu não estou fazendo qualquer adição ou alteração absurda. E eu vejo praticamente como tornou-se bem sucedido. Eu não subornei tantos europeus e americanos. Eu sou um pobre indiano. Eu vim para a América com quarenta rúpias comigo, e agora eu possuo quarenta crores. Portanto, não há mágica. (To a student): Você pode ir para os fundos da sala. Você está dormindo. Portanto, este é o segredo, que, se você quer se tornar guru honestamente... Se você quer enganar, isso é outra coisa. Há tantos trapaceiros. As pessoas também querem ser enganadas. Assim que dizemos que "se você quiser ser meu discípulo, você terá que desistir de quatro coisas: nada de sexo ilícito, não se intoxicar, incluindo beber chá e fumando cigarro, não comer carne e nenhum jogo de azar", e eles me criticam, "Swamiji é muito conservador". E se eu disser que "você pode fazer todas as bobagens, o que quer que você goste". Simplesmente tome este mantra e me dê US $ 125", eles vão gostar. Porque na América, US $ 125 não é nada. Qualquer homem pode pagar imediatamente. Assim, eu teria recolhido milhões de dólares se eu houvesse enganado assim. Mas eu não quero isso. Eu quero um estudante que segue a minha instrução. Eu não quero milhões de pessoas. Ekas candras tamo hanti na ca tara-sahasrasah. Se há uma lua no céu, isso é suficiente para que haja iluminação. Não há necessidade de milhões de estrelas. Assim, a minha posição é que eu quero ver que pelo menos um discípulo se tornou devoto puro. Claro, eu tenho muitos devotos sinceros e puros. Essa é a minha boa sorte. Mas eu teria ficado satisfeito se eu pudesse descobrir apenas um. Não há necessidade das chamadas milhões de estrelas. Assim, o processo existe, e é muito simples, e se entendermos a toda a instrução do Bhagavad-gītā e, em seguida, estudamos Śrīmad-Bhāgavatam... Ou mesmo se você não estudar, Caitanya Mahaprabhu deu um método muito simples. Isso também é recomendado no sastra:

harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21

Se queremos estudar a literatura védica, isso é muito bom. Isso é base sólida. Então, nós já temos cinqüenta livros. Estude. Tornar-se um grande estudioso em filosofia, religião, sociologia. Tudo está lá no Śrīmad-Bhāgavatam, a política também. E torne-se um homem perfeito, com pleno conhecimento. E se você acha que você não tem tempo, você não é tão estudioso, não é possível ler todos estes livros, então cante Hare Kṛṣṇa. De qualquer maneira você vai se tornar perfeito, seja praticando ambos os métodos ou pelo menos um. Se você não pode ler livros, cante Hare Kṛṣṇa. Você vai ser perfeito. E se você ler livros e cantar Hare Kṛṣṇa, isso é muito bom. Mas não há nenhuma perda. Se você canta Hare Kṛṣṇa maha-mantra, mas você não pode ler livros, não há nenhum dano. Não há nenhuma perda. Esse canto é suficiente. Mas se você ler, então você vai ser capaz de defender-se da oposição. Isso vai ajudá-lo no trabalho de pregação. Porque na obra de pregação que você tem que responder tantas perguntas, você tem que lidar com tantos elementos opostos, por isso, se você está forte em sua posição por conta da leitura de livros, literatura védica, então você se torna muito, muito favorito para Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz,

na ca tasmāt manuṣyeṣu
kaścit me priya-kṛttamaḥ
(BG 18.69)
ya imaṁ paramaṁ guhyaṁ
mad-bhakteṣu abhidhāsyati
(BG 18.68)

na ca tasmat manusyesu kascit me priya-krttamah ya imam paramam guhyam mad-bhaktesu abhidhasyati. Qualquer um que prega este conhecimento confidencial, sarva-dharman parityajya mam ekam saranam vraja (BG 18.66), se ele é habilmente apto para pregar essa mensagem ao mundo, então, imediatamente ele se torna muito, muito reconhecido pelo Senhor Supremo.