PTBR/Prabhupada 0165 - Atividades purificadas são chamadas de bhakti



Lecture on BG Introduction — New York, February 19-20, 1966

O suprema consciente, ele é explicado no Bhagavad-gītā no capítulo onde a distinção entre jīva e īśvara é explicada. Kṣetra-kṣetra-jña. Este kṣetra-jña, foi explicado que o Senhor também é kṣetra-jña, ou consciente, e os jīvas, ou os seres vivos, eles também são conscientes. Mas a diferença é que um ser vivo é consciente dentro de seu corpo limitado, mas o Senhor é consciente de todos os corpos. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61). O Senhor vive dentro do núcleo do coração em cada ser vivo, Ele, portanto, é consciente dos movimentos psíquicos, das atividades, da jīva particular. Não devemos esquecer. É também explicado que o Paramātmā, ou a Suprema Personalidade de Deus, está vivendo no coração de todos como īśvara, como o controlador e Ele está dando direção. Ele está dando direção. Sarvasya cāhaṁ hṛdi sanniviṣṭhaḥ (BG 15.15). No coração de todos ele está situado, e Ele dá a direção para agir como a entidade deseja.

A entidade viva se esquece do que deve fazer. Primeiro de tudo, ele faz a sua determinação em agir de uma determinada maneira, e então ele se enreda nas ações e reações de seu próprio karma. Mas depois de abandonar um tipo de corpo, quando ele entra em outro tipo de corpo... Assim como nós abandonamos um tipo de roupa, um tipo de roupa, por um outro tipo de roupa, Da mesma forma, é explicado neste Bhagavad-gītā que vāsāṁsi jīrṇāni yathā vihāya (BG 2.22). Um indivíduo, da mesma forma que ele muda suas diferentes roupas, similarmente as entidades vivas, elas também estão mudando diferentes corpos, transmigração da alma, e puxando as ações e reações de suas atividades passadas. Então, essas atividades podem ser transformadas quando um ser vivo está no modo da bondade, em sanidade, e ele compreende que tipo de atividades ele deve adotar, e se o fizer, então toda a ação e reação de suas atividades passadas pode ser alterada. Portanto, karma não é eterno. Outras coisas, dos quatro, cinco itens - īśvara, jīva, prakṛti, kāla e karma - estes quatro itens são eternos, enquanto o karma, o item conhecido como karma, ele não é eterno.

Agora, o īśvara consciente, o īśvara consciente supremo, e a diferença entre o īśvara consciente supremo, ou o Senhor, e o ser vivo é, nas circunstâncias atuais, é assim. A consciência, a consciência de, tanto do Senhor e das entidades vivas, eles são, esta consciência é transcendental. Não é que essa consciência é gerada pela associação com esta matéria. Essa é uma idéia equivocada. A teoria de que a consciência se desenvolve em determinadas circunstâncias de combinação material não é aceita no Bhagavad-gītā. Eles não podem. A consciência pode ser pervertidamente refletida pela cobertura de circunstâncias materiais, assim como a luz refletida através de um vidro colorido pode mudar sua aparência de acordo com a cor. Da mesma forma, a consciência do Senhor, ela não é materialmente afetada. O Senhor Supremo, assim como Kṛṣṇa, Ele diz que mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ (BG 9.10). Quando Ele desce neste mundo material, Sua consciência não é materialmente afetada. Se a Sua consciência tivesse sido materialmente afetada, Ele seria incapaz de falar sobre o assunto transcendental no Bhagavad-gītā. Um indivíduo não pode dizer nada sobre o mundo transcendental sem estar livre da consciência materialmente contaminada.

Então, o Senhor não foi materialmente contaminado. Mas a nossa consciência, no momento presente, é materialmente contaminada. Assim, a coisa toda, como o Bhagavad-gītā ensina, temos de purificar a consciência materialmente contaminada e nessa consciência pura, as ações serão executadas. Isso nos fará felizes. Nós não podemos parar. Nós não podemos parar a nossa atividade. As atividades devem ser purificadas. E estas atividades purificadas são chamadas bhakti. Bhakti significa que elass são, elass também parecem ser apenas atividades ordinárias, mas elas não são atividades contaminadas. São atividades purificadas. Assim, uma pessoa ignorante pode ver que um devoto está trabalhando como um homem comum, mas uma pessoa com um pobre fundo de conhecimento, ela não sabe que as atividades de um devoto ou as atividades do Senhor, elas não estão contaminadas pela consciência impura da matéria, pela impureza dos três gunas, ou modos da natureza, mas essa consciência é transcendental. Portanto, a nossa consciência é materialmente contaminada, devemos saber.