PTBR/Prabhupada 0172 - Religião verdadeira é render-se a Krishna



Lecture on SB 1.5.30 -- Vrndavana, August 11, 1974

Isto é religião, render-se a Kṛṣṇa. Caso contrário, como é afirmado no Śrīmad-Bhāgavatam, dharmah projjhita-kaitavo 'tra (SB 1.1.2). Todo o tipo de sistema religioso enganoso é expulso da Bhāgavad, Śrīmad-Bhāgavatam. Expulso, projjhita. Para fundir-se com o Supremo, tornar-se Deus, para tornar-se encarnação de Deus - este tipo de sistemas religiosos é muito rigidamente expulso do Śrīmad-Bhāgavatam. Porque eles não são religião. A verdadeira religião é render-se a Kṛṣṇa.

Por isso se diz, yat tat saksad bhagavata uditam. Se você quer se aproximar da Suprema Personalidade de Deus, então você deve respeitar a ordem da Suprema Personalidade de Deus. Mas eles não têm ideia de quem é a Suprema Personalidade de Deus, o que é a Sua ordem, qual é o nosso relacionamento com... Essas coisas são desconhecidas. É simplesmente conhecido aos, eu quero dizer, aos devotos. Por que isso é monopolizado pelos devotos? Isso também é respondido no Bhagavad-gītā: bhaktya mam abhijanati yavan yas casmi tattvatah (BG 18.55). Se você quer saber o que é Deus, o que é Kṛṣṇa, então você tem que passar por esse bhakti-marga, ou devocional... Não há outro caminho. Kṛṣṇa nunca diz que ele pode ser conhecido através da especulação ou do cultivo do chamado conhecimento especulativo. Não. Então, Ele teria dito "Através de jnana um indivíduo pode compreender-Me". Não. Nem por karma alguém pode entender. Nem por yoga. Isto é explicado em muitos, vários lugares do sastra. Apenas por bhakti. Apenas por bhakti. E é o dever do mestre espiritual, ou mahatma, espalhar o culto de bhakti. Essa é a mais confidencial... Essa é a atividade humanitária mais misericordiosa. Porque as pessoas estão sofrendo por falta deste conhecimento. Portanto, nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa é o único movimento - eu posso declarar com muito orgulho - que pode realmente fazer algum benefício para a sociedade humana. É o único movimento. Todos os outros movimentos, falsos, eu declaro. Deixe-os vir e estudar os sastras e decidir por si mesmos. Eles estão todos enganando. Somente este Bhagavad-bhakti. Porque você não pode entender Bhagavan sem passar pelo processo do serviço devocional. Bhaktya mam abhijanati yavan yas casmi tattvatah (BG 18.55). Se você quer saber a verdade, tattvatah... Kṛṣṇa quer que se deve entendê-Lo tattvatah. Não que superficialmente tomamos Kṛṣṇa, que "Ele gostava muito das gopis, e vamos ouvir a lila de Kṛṣṇa". Por que a lila das gopis de Kṛṣṇa? Por que não a lila de Kṛṣṇa matando os demônios? Nisso, as pessoas não estão interessadas, para ouvir sobre Kṛṣṇa matando os demônios. Porque a lila das gopis, que parece ser a transação entre jovem mulher e homem, ela agrada muito rapidamente. Mas o outro negócio de Kṛṣṇa está lá. Paritranaya sadhunam vinasaya duskrtam ca (BG 4.8). Essa é também a lila de Kṛṣṇa. Isso é lila de Kṛṣṇa. Assim como o Senhor Ramachandra está matando Ravana. Essa é também lila de Kṛṣṇa. A lila do Senhor Ramachandra e a lila de Kṛṣṇa, há...

Assim, devemos tomar qualquer lila de Kṛṣṇa como Suprema. Não que simplesmente o mais confidencial... A lila de Vrndavana, a lila de Kṛṣṇa com as gopis, é a lila mais confidencial. Não devemos entreter esta lila confidencial, a menos que nos tornamos liberados. É assunto muito difícil. E porque eles não podem entender o que é a lila de Kṛṣṇa, eles imitam, e caem. Há tantas coisas. Não queremos discutir. Mas devemos ser... Se somos realmente sérios sobre o avanço em Kṛṣṇa-lila, então temos de saber antes de tudo o que é Kṛṣṇa, o que Ele deseja, e como devemos agir. Então podemos entrar na parte confidencial da lila de Kṛṣṇa. Caso contrário, vamos entender mal e cair.