PTBR/Prabhupada 0177 - A consciência de Krishna é eternamente um fato



Lecture on SB 1.15.28 -- Los Angeles, December 6, 1973

Então nós temos essa relação íntima. Então, quando chegamos a essa posição de entender o nosso relacionamento íntimo com Deus, ou Kṛṣṇa, que é chamado de svarupa-siddhi, svarupa-siddhi. Svarupa-siddhi significa realização da perfeição, svarupa-siddhi. Então aqui Suta Gosvami diz sauhardena gadhena, santa. Se um velho amigo encontra um outro velho amigo, tornam-se muito contentes. Da mesma forma, se o pai encontra a criança perdida, ele se torna muito feliz e também o filho se torna feliz. O marido e a esposa separados, mais uma vez eles se encontram. Assim, tornam-se muito felizes. É bastante natural. O senhor e o servo, depois de muitos e muitos anos, se reúnem novamente, eles se tornam muito felizes. Então nós temos a nossa relação com Kṛṣṇa, de muitas formas, santa, dasya, sakhya, vatsalya, madhurya. Santa, santa significa neutro, simplesmente entender o Supremo. Dasya significa um passo em frente. Assim como nós dizemos "Deus é grande". Isso é santa, apreciar a grandeza de Deus. Mas não há nenhuma atividade. Mas quando você vai um passo adiante, que "Deus é grande. Então, eu estou servindo a sociedade, amigos, amores, gatos, cães e tantos que eu estou amando. Por que não deixar-me amar o maior?", isso é chamado dasya. Simplesmente realizar que Deus é grande, isso também é muito bom. Mas quando você voluntariamente avança, "agora, por que não servir o grande?" Assim como do serviço comum, aqueles que estão engajados no serviço, eles querem tentar mudar do serviço inferior ao serviço superior. O serviço existe. Mas um serviço superior é quando alguém obtém serviço do governo. Ele acha que é muito bom. Então, da mesma forma, quando servimos, quando desejamos servir o grande, isso nos dará vida pacífica. Isso é santa, dasya.

Então serviço com amizade. Serviço, mestre e servo oferecendo serviço, mas quando o servo se torna muito íntimo existe amizade. Eu vi isso praticamente em Calcutá. O Dr. Bose, seu motorista era seu melhor amigo. Quando ele ia sentar-se no carro, ele revelava toda a sua mente ao motorista. Portanto, este motorista, ele se tornou seu amigo íntimo. Todas as conversas confidenciais com o motorista. Acontece assim. Se o servo se torna muito confidencial, o mestre revela a sua mente. Ele fala com ele o que fazer. Então, isso é chamado de plataforma de amizade. E novamente o avanço mais longe... Assim como relacionamento com pai e filho, mãe e filho. Isso é chamado de vatsalya, e finalmente o amor conjugal. Portanto, desta forma estamos relacionados com Kṛṣṇa de alguma forma ou de outra. Em veneração, em servidão, como amigo, com afeto paternal, ou como amante conjugal Então nós temos que reviver isso. E, logo que você reviver qualquer um deles, intimidade, então tornamo-nos felizes, porque isso é eterno. O mesmo exemplo... O dedo, desde que é separado, ele não está satisfeito. Assim que é unido à mão, ele é feliz. Da mesma forma, temos a nossa relação eterna com Kṛṣṇa. Agora estamos separados, mas assim que nós nos unimos com Ele novamente, nos tornamos yenatma suprasidati.

Portanto, o movimento da consciência de Kṛṣṇa é benéfico a todos apenas para tentar reviver a sua consciência original. Isso já está lá, nitya-siddha krsna-bhakti. Nossa consciência de Kṛṣṇa é eternamente um fato. Caso contrário, vocês, meninos e meninas americanos, europeus, vocês, três ou quatro anos atrás, vocês não sabiam o que é Kṛṣṇa. Por que você está tão apegado a Kṛṣṇa? Por que você está apegado? A menos que você esteja apegado a Kṛṣṇa, você não pode sacrificar seu tempo valioso neste templo ou para pregar a glória de Kṛṣṇa. Você desenvolveu um amor por Kṛṣṇa. Caso contrário, ninguém é tão tolo que ele está perdendo tempo. Não. Como é possível? Pode-se dizer que Kṛṣṇa é indiano, Kṛṣṇa é hindu. Então, por que os cristãos estão interessados? Eles são hindus? Não. Kṛṣṇa não é nem hindu, nem muçulmano, nem cristão. Kṛṣṇa é Kṛṣṇa. E você é parte e parcela de Kṛṣṇa. Esse entendimento - "eu sou hindu", "eu sou muçulmano", "eu sou cristão", "eu sou americano", "eu sou indiano" - estas todas são designações. Na verdade, eu sou alma espiritual, aham brahmasmi. E Kṛṣṇa é o Brahman Supremo, param brahma param dhama pavitram paramam bhavan (BG 10.12).

Então nós temos relação íntima com Kṛṣṇa. Isso é verdade eternamente. Simplesmente temos que reviver. Sravanadi-suddha-citte karaye udaya. Temos que criar. Assim como o homem jovem gosta de amar uma mulher jovem e a jovem mulher gosta de amar um homem jovem. Isso é natural. Isso é natural. Mas quando se reúnem, é revivido. Não é que algo novo é imposto. Está lá. Mas por acaso ou de qualquer maneira, quando eles estão em contato, a propensão amorosa aumenta. O amor aumenta. Portanto, a nossa relação com Kṛṣṇa, ela é natural. Isso não é artificial. Nitya-siddha. Nitya-siddha significa que é eternamente verdade. Simplesmente ele está coberto. Está coberto. Essa cobertura tem que ser removida. Então, nós estamos imediatamente em relação com Kṛṣṇa, de maneira natural. Essa é a perfeição da consciência de Kṛṣṇa.