PTBR/Prabhupada 0184 - Transfira o apego do som material ao som espiritual



Lecture on SB 3.26.47 -- Bombay, January 22, 1975

Assim, o som é uma coisa muito importante. O som é a causa da nossa escravidão neste mundo material. Assim como em grandes, grandes cidades as pessoas estão ligadas ao som vibrado pelo artista de cinema. E não só isso, tantas outras coisas que estamos ouvindo através da mensagem de rádio. Apego ao som. E porque é som material, estamos nos tornando materialmente presos, cada vez mais enredados. Alguma atriz, alguma artista de cinema, canto, e as pessoas gostam tanto de ouvir aquele cantar, que o artista é pago quinze mil rúpias por uma canção. Há muitos aqui em Bombaim. Então, veja só quanta atração temos pela vibração do som material. Da mesma forma, o mesmo apego, se nos voltarmos para ouvir sobre o Hare Kṛṣṇa maha-mantra, então nos tornamos liberados, o mesmo som. Um é material; o outro é espiritual. Então você pratica para tornar-se apegado a esta vibração sonora espiritual. Então sua vida será bem sucedida.

ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇaṁ
śreyaḥ-kairava-candrikā-vitaraṇaṁ vidyā-vadhū-jīvanam
ānandāmbudhi-vardhanaṁ prati-padaṁ pūrṇāmṛtāsvādanaṁ
sarvātma-snapanaṁ paraṁ vijayate śrī-kṛṣṇa-saṅkīrtanam
(CC Antya 20.12)

Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é destinado para este fim, que "Você já tem apego ao som. Agora é só transferir este apego a um som espiritual. Então sua vida será bem sucedida". Este é o movimento Hare Kṛṣṇa, ensinando as pessoas a transferir o apego do som material ao som espiritual. Portanto, Narottama dasa Thakura canta, golokera prema-dhana, hari-nama-sankirtana, rati na janmilo more tay. Este som que vem do mundo espiritual, golokera prema-dhana, cantando, ouvindo esse som, vamos desenvolver o nosso amor adormecido original por Deus. Isto é desejado. Prema pum-artho mahan. No mundo material, estamos aceitando dharmartha-kama-moksa (SB 4.8.41) como muito importante. Purusartha. Dharma, para se tornar religioso, e por se tornar religioso, trabalhamos no nosso desenvolvimento econômico. Dhanam dehi, rupam dehi, yaso dehi, dehi dehi. Kama. Por que dehi dehi? Agora, kama, para realizar nossos desejos, desejos luxuriosos. Dharmartha-kama, e quando estamos com nojo ou incapazes de satisfazer os desejos, então nós queremos moksa, para nos tornarmos um com Deus. Estes são os quatro tipos de negócio material. Mas o negócio espiritual é prema pum-artho mahan. Alcançar o amor de Deus, essa é a mais alta perfeição. Prema pum-artho mahan.

Portanto, para atingir esse objetivo de vida, prema pum-artho mahan, especialmente nesta era, Kali-Yuga, porque não podemos fazer qualquer outra coisa, é muito, muito difícil. O tempo está cheio de obstáculos. Portanto kalau... Este é o método, harer nama harer nama harer namaiva kevalam: (CC Adi 17.21) "Chant Hare Kṛṣṇa mantra", kevalam, "apenas". Kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatir anyatha. Em Kali Yuga, porque o negócio principal é como obter alívio desta cativeiro material... Bhutva bhutva praliyate (BG 8.19). As pessoas nem mesmo entendem que, o que é realmente a nossa angústia. Kṛṣṇa diz, a Suprema Personalidade de Deus diz pessoalmente, "Estas são as suas misérias". O Quê? Janma-mrtyu-jara-vyadhi: (BG 13.9). "Repetição de nascimento e morte. Esta é a sua real miséria da vida". O que você está pensando desta miséria ou daquela miséria? Todas elas são temporárias. Elas estão todas sob as leis da natureza material. Você não pode sair dela. Prakrteh kriyamanani gunaih karmani sarvasah (BG 3.27). Prakrti irá forçá-lo a fazer algo, porque você está contaminado com os modos da natureza material. Portanto, você tem que agir sob a direção desta prakrti, natureza material. E enquanto você estiver sob o controle desta natureza material, você tem que aceitar este nascimento, morte, velhice e doença. Esta é a sua miséria real.