PTBR/Prabhupada 0187 - Permaneça sempre na luz brilhante



Lecture on SB 2.8.7 -- Los Angeles, February 10, 1975

Então, essa ignorância está acontecendo. Portanto, para a orientação futura, Parīkṣit Mahārāja fez esta pergunta, que "como a entidade viva adquiriu este corpo, o corpo material? Se foi automaticamente, sem qualquer causa ou por justa causa?" Mas com a causa... Isso será explicado. Não é... Quando a causa existe... Assim como se você contrair alguma doença, automaticamente você vai sofrer com ela. O sofrimento virá automaticamente. Isso é automaticamente. Mas a sua infecção, ela é a causa. Portanto, se você se tornar cauteloso para evitar tornar-se infectado, então você pode evitar a causa do nascimento inferior ou do sofrimento. Por isso nós começamos esta sociedade, a sociedade. Sociedade significa que aqui você vai obter a causa da sua elevação. Assim como existem tantas sociedades, mesma classe de homens. "Os pássaros da mesma pena voam juntos". Então aqui é uma sociedade. Quem se reunirá aqui? Quem virá aqui? Porque esta sociedade é destinada à liberação... As pessoas estão sofrendo tanto por conta da condição de vida material. Ninguém é feliz. Isso é um fato. Mas, porque eles estão em ignorância, eles estão aceitando a infelicidade como felicidade. Isso é chamado de māyā. Isso é chamado de māyā.

Yan maithunādi-gṛhamedhi-sukhaṁ hi tuccham (SB 7.9.45). Este māyā é muito manifesto na vida sexual. Eles aceitam que a vida sexual é muito boa, mas depois disso, há tantas angústias. Legal ou ilegal, não importa. Angústias legais ou ilegais, mas são angústias. Cada um de nós, nós sabemos. Portanto, tudo... Para fazer o melhor uso de um mau negócio. Temos este corpo material. A causa está lá. A causa está lá porque queríamos desfrutar e não gostávamos de servir a Kṛṣṇa. Esta é a causa. Kṛṣṇa-bahirmukha hañā bhoga vāñchā kare. Estamos servindo Kṛṣṇa. Essa é o nosso, eu quero dizer, lugar, posição constitucional, servir a Kṛṣṇa, mas às vezes nós desejamos: "Por que eu devo servir a Kṛṣṇa? Por que devo servir ao mestre espiritual? Vou desfrutar. Vou desfrutar". Mas aquele prazer estava lá, servindo a Kṛṣṇa, mas nós queríamos nos tornar desfrutadores independentes de Kṛṣṇa. Essa é a causa da queda. Com Kṛṣṇa, você pode desfrutar muito bem. Você já viu a imagem, como Kṛṣṇa com as gopīs estão dançando, desfrutando; os vaqueirinhos estão jogando, desfrutando. Com Kṛṣṇa, este é o seu prazer real. Mas sem Kṛṣṇa, quando você quer desfrutar, isso é māyā. Isso é māyā.

De modo que māyā está lá sempre, e estamos... Porque a menos que haja escuridão, você não pode apreciar a qualidade do brilho; Kṛṣṇa, portanto, criou as trevas, māyā, também, para que você possa apreciar o brilho. Duas coisas são necessárias. Sem o brilho, a escuridão não pode ser apreciada, e a escuridão... Sem escuridão, o brilho não pode ser apreciado. As duas coisas estão lá, lado a lado. Assim como há luz solar, e aqui está a sombra, lado a lado. Você pode permanecer dentro da sombra; você pode permanecer dentro da luz do sol. Essa é a sua escolha. Se permanecemos na escuridão, então a nossa vida é miserável, e se permanecemos na luz, brilho... Portanto, a literatura védica nos instrui, tamasi mā: "Não permaneça no escuro". Jyotir gama: "Vá para a luz". Portanto, esta tentativa, o movimento da consciência de Kṛṣṇa, é uma tentativa de trazer as pessoas das trevas para a luz. Então não abusem desta oportunidade. De alguma forma ou de outra, você entrou em contato com este movimento. Utilize-o Corretamente. Não vá para a escuridão. Sempre permaneça na luz brilhante.

Muito obrigado.