PTBR/Prabhupada 0213 - Pare a morte - Então eu verei o seu misticismo



Morning Walk -- June 17, 1976, Toronto

Bhakta Gene: Bem, isso levanta uma questão em minha mente, Sua Graça. No Cristianismo, houve uma história de misticismo de 100 A.D. até o presente. Agora tem existido alguns místicos proeminentes, alguns místicos proeminentes, e muitos não tão proeminentes. Agora, como você classifica esses homens, esses místicos cristãos, protestantes, bem como católicos?

Prabhupāda: É algum misticismo iogue. Não tem nada a ver com a vida espiritual. Eles querem ver alguns milagres, geralmente, o público comum. Portanto, este poder místico, mostra alguns milagres e deixa-os atônitos. Isso é tudo. Não tem nada a ver com a vida espiritual.

Bhakta Gene: Talvez você tenha me entendido mal. Eu estava me referindo aos místicos realmente devocionais, tais como São João da Cruz, São Francisco de Assis.

Prabhupāda: Se não houver serviço devocional, onde está a necessidade de misticismo? Não há necessidade. Deus é meu mestre, eu sou o Seu servo. Onde há necessidade desse misticismo absurdo?

Bhakta Gene: Eu acho que o termo misticismo, muitas pessoas têm brincado com ele, especialmente aqui nos Estados Unidos.

Prabhupāda: Tantas pessoas, não temos nada a ver com tantas pessoas. Se você é realmente servo de Deus, assim Deus está lá, você é servo. Então sua transação está lá. Só para executar as ordens de Deus. Isso é tudo. Por que você quer misticismo? Só para mostrar alguns malabarismos para as pessoas? Você serve a Deus. Isso é tudo. E isso é uma coisa muito simples, o que Deus ordena. Man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Onde está a questão do misticismo? Não há questão de misticismo. Deus diz "Apenas pense sempre em Mim. Ofereça suas reverências e Me adore." Isso é tudo. Onde está a necessidade de misticismo? É tudo malabarismo.

Indiano: Eu te digo, eu acho que há um conceito...

Prabhupāda: Você pensa do seu jeito.

Indiano: Não, senhor. Há uma concepção errada...

Prabhupāda: Não há nenhum significado em seu pensamento a não ser que você venha para a linha.

Indiano: Não, senhor. Há uma concepção errada, sobre o misticismo. Eles dizem que ele vem com o avanço espiritual. Acho que é a isso que ele está se referindo.

Prabhupāda: O problema é que estamos sofrendo neste mundo material vida após vida, e nosso objetivo é como ir novamente de volta para casa, de volta ao Supremo. Isso eles não sabem. Eles estão mostrando algum misticismo. O que eles... Pare a morte. Então eu verei o seu misticismo. O que é este misticismo absurdo? Você pode parar a morte? É possível? Então, qual é o significado deste misticismo? Tudo falso. Meu problema é que eu estou aceitando um corpo e sofrendo, porque assim que eu recebo este corpo material, eu tenho que sofrer. Então eu estou criando um outro corpo. Eu morro. Tathā dehāntara-prāptiḥ (BG 2.13). E mais uma vez começa outro capítulo. Desta forma, a partir desta grama até os semideuses, estou simplesmente mudando de corpo, morrendo e nascendo. Este é o meu problema. Então, o que o misticismo vai fazer? Mas isso eles não sabem, qual é o problema. Isso é claramente afirmado no Bhagavad-gītā. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Este é o seu problema. Você está repetidamente nascendo e morrendo, e enquanto você está vivendo, há tantos problemas. Jarā-vyādhi. Especialmente a velhice e a doença. Portanto, este é o problema. O misticismo irá ajudá-lo? Será que o misticismo vai parar o seu nascimento, sua morte, sua velhice e sua doença? Então o que é misticismo. Caso contrário, o que é o uso de tais coisas sem sentido. (Pausa) ... Enganosa do real caminho. Eles não sabem qual é o objetivo da vida, qual é o problema da vida. Eles criam algum misticismo, e alguns patifes estão atrás deles. Isso é tudo. "Aqui está o misticismo."

Indiana: Qual a importância da associação com os devotos?

Prabhupada: Sim. Satāṁ prasaṅgān mama vīrya-saṁvido bhavanti hṛt-karṇa-rasāyanāḥ kathāḥ (SB 3.25.25). Portanto sādhu-saṅga é desejado. Associação dos devotos. isso é desejado. Então, a nossa vida será bem sucedida. Não misticismo.