PTBR/Prabhupada 0215 - Vocês precisam ler. Então vão entender



Interview with Newsweek -- July 14, 1976, New York

Entrevistadora: Você podia falar um pouco sobre suas experiências, sua infância, que tipo de coisas você fazia e o que...

Prabhupāda: Por que eu deveria lhe dizer?

Entrevistadora: Perdão?

Prabhupāda: Por que eu deveria lhe dizer?

Entrevistadora: Se você desejar.

Prabhupāda: Por que eu desejaria?

Entrevistadora: Bem, os repórteres têm de fazer essas perguntas. Caso contrário, eu perderia o meu emprego.

Hari-śauri: Prabhupāda está esperando que você pergunte algo que é relevante para esta...

Rāmeśvara: As pessoas estão interessadas em saber sobre você, Śrīla Prabhupāda. E se elas se interessam por você, então, elas ficarão automaticamente interessadas em seus livros também. Elas estão muito ansiosas para saber sobre o autor de todos esses livros que estamos vendendo.

Prabhupāda: Mas esses livros, livros... Vamos falar sobre os livros. Será que depende, o que o autor fazia anteriormente?

Entrevistadora: Você é o tradutor de muitos livros, pelo que entendi.

Prabhupāda: Sim. Então esta tradução, o livro, vou falar como eu traduzi.

Entrevistadora: Hum hum. Eu estava me perguntando...

Prabhupāda: Você leu os livros, então você vai entender. Em vez de me perguntar, é melhor você ler os livros. Esse é o entendimento real.

Entrevistadora: Eu estava interessada em saber como ele, pessoalmente, se interessou ou se envolveu, e qual foi a rota para a sua consciência.

Rāmeśvara: Entendo. Ela está perguntando sobre seu relacionamento com seu Guru Mahārāja, como você foi inspirado a começar esse movimento de consciência de Kṛṣṇa e escrever tantos livros.

Prabhupāda: Essas coisas você pode responder. Não são coisas muito importantes para o público.

Rāmeśvara: Eu acho que o público sempre gosta de saber sobre a pessoa por trás do movimento.

Visitante: Sim, isso ajuda. As pessoas estão interessadas. As pessoas estão interessadas no desenvolvimento de um homem como você, porque são referência. E desta maneira elas decidem se vão ler o que você escreve.

Prabhupāda: A primeira coisa é que se você está interessada em nosso livro, então, você leu nossos livros. Você vai entender.

Entrevistadora: Entender você?

Prabhupāda: Sim.

Entrevistadora: É isso que você está dizendo?

Prabhupāda: Sim.

Entrevistadora: É isso que ele está dizendo?

Prabhupāda: Um homem é conhecido quando ele fala. Quando ele fala. Tāvac ca śobhate mūrkho yāvat kiñcin na bhāṣate: "Um tolo é considerado bonito enquanto ele não fala." Quando ele fala, então você pode entender o que ele é. Então, a minha língua está lá nos livros, e se você é inteligente, você pode entender. Você não tem que perguntar. Falar... Assim como em um tribunal. Um grande advogado é conhecido quando ele fala. Caso contrário, todo mundo é um bom advogado. Mas quando ele fala no tribunal, então ele é conhecido, se ele é bom advogado ou não. Então, você precisar ouvir. Você precisa ler. Assim você vai entender tudo. A compreensão real está lá.