PTBR/Prabhupada 0239 - Para entender Krishna, um indivíduo necessita de sentidos especiais



Lecture on BG 2.3 -- London, August 4, 1973

Portanto, esta simpatia é como a simpatia de Arjuna. A simpatia, agora o Estado está simpatizando com a ideia de não matar o assassino. Este é Arjuna. Isso é hṛdaya-daurbalyam. Isso não é dever. Um indivíduo tem que cumprir o dever ordenado pela autoridade superior de forma muito rigorosa, sem qualquer consideração. Então, essas são fraquezas do coração, este tipo de simpatia. Mas a pessoa comum não vai entender. Portanto, para entender Kṛṣṇa, um indivíduo requer sentidos especiais, sentidos especiais, não sentidos ordinários. Sentidos especiais significa que você tem que arrancar seus olhos e você tem que colocar outros olhos? Não. Você tem que purificar. Tat-paratvena nirmalam (CC Madhya 19.170). Assim como se você tem alguma doença nos olhos, você aplica o remédio, e quando está claro, você pode ver tudo claramente; da mesma forma, com esses sentidos embotados, não podemos entender o que é Kṛṣṇa. Sevonmukhe hi jihvādau svayam eva sphuraty adaḥ (Brs. 1.2.234). Como nāmādau de Śrī Kṛṣṇa, nome, forma, qualidade de Kṛṣṇa, etc., não são entendidos através desses sentidos embotados, então como isso deve ser feito? Agora, sevonmukhe hi jihvādau. Novamente jihvādau, começando com a língua, controlando a língua. Veja só, é algo peculiar, que "você tem que entender Kṛṣṇa, controlando a língua?" Isso é algo maravilhoso. Como é isso? Eu tenho que controlar minha língua para entender Kṛṣṇa? Mas é assim, a injunção do śāstra está lá: sevonmukhe hi jihvādau. Jihvā significa língua. Portanto, a fim de ver Kṛṣṇa, a fim de entender Kṛṣṇa, o primeiro negócio é controlar sua língua. Por isso dizemos, não coma carne, não tome bebidas alcoólicas. Porque isso é controlar a língua. A língua é o inimigo mais forte como sentido, como sentido pervertido. E esses malandros, eles dizem: "Não, você pode comer o que quiser. Não tem nada a ver com religião". Mas śāstra védico diz: "Você, patife, antes de tudo, controle sua língua. Então você pode entender o que é Deus". Então, isso é chamado de injunção védica - perfeito. Se você controlar sua língua, então você controla a sua barriga, então você controla o seu genital. Rūpa Gosvāmī instrui,

vāco-vegaṁ manaso krodha-vegam
jihvāvegam udaropastha-vegam
etān vegān yo viṣaheta dhīraḥ
sarvām apīmāṁ sa pṛthiviṁ sa śiṣyāt.
(NOI 1)

Esta é a instrução, que qualquer um que se tornou competente para controlar a língua, para controlar a mente, para controlar a raiva, para controlar a barriga e controlar o genital - se seis tipos de controle existem, ele está apto a tornar-se mestre espiritual; ele pode fazer discípulos por todo o mundo. E se você não pode controlar sua língua, se você (não pode) controlar a sua raiva, controlar a sua invenção mental, então como você pode se tornar até mesmo um mestre espiritual? Isso não é possível. Pṛthiviṁ sa śiṣyāt. Aquele que fez... Isso é chamado Gosvāmī, Gosvāmī ou svāmī, senhor dos sentidos. Mestre do controle desses seis tipos.

Assim, começa pela jihvā. Sevonmukhe hi jihvādau svayam eva sphuraty adaḥ (Brs . 1.2.234). Sevā. A língua pode ser engajada no serviço do Senhor. Como? Cante Hare Kṛṣṇa, sempre glorifique. Vācāṁsi vaikuṇṭha-guṇānuvarṇane. Vācāṁsi, significa falar. Falar é o negócio da língua, e degustação é o negócio da língua. Então você engaja a língua no serviço do Senhor pela glorificação. Sempre que... Você faz um voto que "sempre que eu falar, vou simplesmente falar, glorificando Kṛṣṇa, nada mais". Isso é o controle da língua. Se você não permitir que a sua língua fale nada absurdo, grāmya-kathā... Nós às vezes nos sentamos juntos. Falamos tantos disparates. Isso deve ser controlado. "Agora eu engajei a minha língua no serviço do Senhor, por isso, não devemos falar relativo à gratificação dos sentidos". Este é controlar a língua. "Eu não posso comer qualquer coisa que não é oferecida a Kṛṣṇa". Isso é controlar a língua. Então, essas são pequenas técnicas, mas elas têm grande, grande valor, de modo que Kṛṣṇa ficará satisfeito (com) a austeridade, e Ele revelará. Você não pode entender. Você não pode ver Kṛṣṇa. Você não pode ordenar Kṛṣṇa, "Kṛṣṇa, por favor, venha, dançando com a flauta. Vou te ver". Isto é ordem. Kṛṣṇa não está submetido à sua ordem. Portanto Caitanya Mahāprabhu nos dá a instrução, aśliṣya vā pāda-ratāṁ pinastu māṁ marma-hatāṁ karotu vā adarśanam (CC Antya 20.47).