PTBR/Prabhupada 0253 - A verdadeira felicidade é descrita no Bhagavad-gita



Lecture on BG 2.8 -- London, August 8, 1973

Pradyumna:

na hi prapaśyāmi mamāpanudyād
yac chokam ucchoṣaṇam indriyāṇām
avāpya bhūmāv asapatnam ṛddhaṁ
rājyaṁ surāṇām api cādhipatyam
(BG 2.8)

Tradução: "Não consigo descobrir um meio de afastar este pesar que está secando meus sentidos. Não serei capaz de suprimi-lo nem mesmo que ganhe na Terra um reino próspero e inigualável com soberania como a dos semideuses nos céus".

Prabhupāda: Na hi prapaśyāmi mamāpanudyād. Esta é a posição da existência material. Estamos por vezes em dificuldade. Não somente às vezes. Sempre, estamos em dificuldade, mas nós dizemos que é apenas às vezes, porque, para superar a dificuldade, nós fazemos alguma tentativa, e aquela tentativa é tomada como felicidade. Na verdade, não há felicidade. Mas, às vezes, com a esperança de que: "Por esta tentativa, vou ser feliz no futuro",... À medida que os chamados cientistas estão sonhando: No futuro, seremos imortais". Muitos, eles estão sonhando. Mas aqueles que são pessoas sensatas, eles dizem: "Não confie no futuro, o quão agradável ele for".

Então essa é a posição real. Na hi prapaśyāmi mamāpanudyād. Portanto, ele se aproximou de Kṛṣṇa: śiṣyas te 'ham (BG 2.7). "Eu, agora eu me torno seu śiṣya". "Por que você veio para Mim?" "Porque eu sei que ninguém mais pode me salvar dessa posição perigosa". Este é o senso real. Yac chokam ucchoṣaṇam indriyāṇām (BG 2.8). Ucchoṣaṇam. Quando somos colocados em grandes dificuldades, elas secam a existência dos sentidos. A falta de gozo dos sentidos também pode nos fazer felizes. Ucchoṣaṇam indriyānām. Aqui, felicidade significa gratificação dos sentidos. Na verdade, isto não é a felicidade. A verdadeira felicidade é descrita no Bhagavad-gītā: atīndriyam, sukham atyantīkaṁ yat tat atīndriyam (BG 6.21). A verdadeira felicidade, atyantikam, a suprema felicidade, não é desfrutada pelos sentidos. Atīndriya, superando, transcendental aos sentidos. Essa é a verdadeira felicidade. Mas temos tomado a felicidade como sendo o gozo dos sentidos. Então, por gozo dos sentidos, ninguém pode se tornar feliz. Porque estamos na existência material. E os nossos sentidos são falsos sentidos. Sentidos reais - sentidos espirituais. Então nós temos que despertar a nossa consciência espiritual. Então por sentidos espirituais podemos desfrutar. Sukham atyantikaṁ yat atīndriya (BG 6.21). Superando esses sentidos. Superando esses sentidos significa... Estes sentidos, significa cobertura. Assim como eu sou este corpo. Na verdade, eu não sou este corpo. Eu sou alma espiritual. Mas esta é a cobertura do meu corpo real, o corpo espiritual. Da mesma forma, o corpo espiritual tem sentidos espirituais. Não que nirākāra. Por que nirākāra? É uma questão de senso comum. Assim como se você tem uma ou duas mãos, você tem duas mãos. Portanto, quando a mão é coberta por algum pano, o pano também recebe uma mão. Porque eu tenho a mão, portanto a minha roupa tem uma mão. Porque eu tenho as minhas pernas, portanto, a minha cobertura, roupa, tem pernas, calça. É uma questão de senso comum. De onde veio esse corpo? Este corpo é descrito: vāsāṁsi, peças de vestuário. Assim peça de vestuário significa que é cortada de acordo com o corpo. Isso é vestuário. Não que meu corpo é feito de acordo com a peça de vestuário. É uma questão de bom senso. Então, quando eu tenho mãos de minha camisa, este é o meu corpo sutil ou corpo grosseiro, portanto, originalmente, espiritualmente, eu tenho as minhas mãos e pernas. Caso contrário, como isso surge? Como você desenvolve?