PTBR/Prabhupada 0263 - Se você absorveu essa fórmula muito bem, então você vai continuar a pregar



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Prabhupāda: Sim.

Madhudviṣa: Prabhupāda, o que foi exatamente previsto pelo Senhor Caitanya quando Ele previu a Idade de Ouro de Kali, (Indistinto), quando as pessoas estariam cantando o mantra Hare Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Sim. As pessoas... Assim como estamos agora pregando Hare Kṛṣṇa. No seu país não havia tal pregação. Por isso, enviamos os nossos alunos à Europa, Alemanha, Londres - vocês também estão se espalhando. Desta forma, ela só é, nós somos, nossas atividades desde 1966 praticamente. Registramos a associação em 1966, e este é '68. Então, gradualmente, estamos nos espalhando. E, claro, eu sou velho. Eu posso morrer. Se você absorveu essa fórmula muito bem, então você vai continuar a pregar, e ela pode ser espalhada por todo o mundo. Coisa muito simples. Simplesmente é necessário um pouco de inteligência. Isto é tudo. Assim, qualquer homem inteligente vai apreciar. Mas se alguém quer ser enganado, então como ele pode ser salvo, se ele quer voluntariamente ser enganado? Então é muito difícil convencê-lo. Mas aqueles que estão de coração aberto, eles certamente vão aceitar esse movimento bom, consciência de Kṛṣṇa. Sim.

Jaya-Gopāla: Quando nos envolvemos com a energia inferior, energia interna, a serviço de Kṛṣṇa, ela se torna espiritualizada, não é?

Prabhupāda: Não. Quando você aplica a sua energia, não é mais material; é espiritual. Assim como quando o fio de cobre está em contato com a electricidade, ele não é mais de cobre; é eléctrico. Então serviço a Kṛṣṇa significa que, assim que você se dedica ao serviço de Kṛṣṇa, você não é diferente de Kṛṣṇa. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā: māṁ ca 'vyabhicāreṇa bhakti-yogena yaḥ sevate. Esta própria palavra, sevate. Sa guṇān samatītyaitān brahma-bhūyāya kalpate (BG 14.26). "Qualquer pessoa que se ocupa seriamente em Meu serviço, imediatamente ele se torna transcendental às qualidades materiais e ele está na plataforma de Brahman". Brahma-bhūyāya kalpate. Então, quando você aplica a sua energia a serviço de Kṛṣṇa, não pense que a sua energia material está lá. Não. Assim como essas frutas. Estas frutas, alguém pode pensar, "O que é essa prasāda? Esta fruta foi comprada, nós também comemos fruta em casa, e isso é prasāda?" Não. Porque ela é oferecida a Kṛṣṇa, imediatamente não é mais material. O resultado? Você come Kṛṣṇa prasāda e vê como você está fazendo progresso na consciência de Kṛṣṇa. Apenas se o médico lhe dá algum medicamento e se você se cura, esse é o efeito do medicamento. Outro exemplo é que a forma como as coisas materiais se tornam espirituais. Um exemplo muito bom. Assim como você tem tomado uma grande quantidade de leite. Então, há alguma desordem no seu intestino. Você vai a um médico. Pelo menos, de acordo com sistema védico de..., eles vão lhe oferecer uma preparação que é chamada de iogurte. Que é a preparação de leite. Esse iogurte com um pouco de remédio vai curar. Agora a sua doença era causada por leite, e é curada pelo leite também. Por quê? É indicado pelo médico. Da mesma forma, tudo... No sentido mais elevado, não há existência da matéria; é apenas ilusão. Assim como esta manhã eu estava dando o exemplo do sol e da névoa. O nevoeiro estava lá; o sol não podia ser visto. O insensato diria que "não há sol. É simplesmente um nevoeiro". Mas a pessoa inteligente vai dizer que "o sol está lá, mas o nevoeiro cobriu os nossos olhos. Não podemos ver o sol". Da mesma forma, na verdade, tudo sendo energia de Kṛṣṇa, não há nada material. Simplesmente nossa, essa mentalidade que queremos nos tornar senhores, isso é falso, ilusão. Isso está cobrindo a nossa relação com Kṛṣṇa. Então isso você vai gradualmente compreender. Sevonmukhe hi jihvādau svayam eva sphuraty adaḥ (Brs. 1.2.234). À medida em que você avança na atitude de serviço, tudo vai ficar claro, como a sua energia tornou-se espiritualizada.