PTBR/Prabhupada 0264 - Maya também está servindo a Krishna, mas não há nenhum "obrigado"



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Tamāla Kṛṣṇa: Māyā é um devoto puro? Māyā.

Prabhupāda: Os devotos puros, não, eles não estão sob māyā.

Tamāla Kṛṣṇa: Não, não. Māyā, Māyādevī, ela é um devoto puro?

Prabhupāda: Sim, certamente. A força policial, eles não são servos honestos do governo? Será que isso significa que a força policial tortura você; portanto, eles são rejeitados do serviço ao governo? Sua tarefa é ingrata, isso é tudo. Da mesma forma, Māyā também está servindo a Kṛṣṇa, mas não há nenhum obrigado". Esta é a diferença. Ela tomou a tarefa ingrata de punir as pessoas que estão sem Deus, isso é tudo. De modo que Māyā como ela é, não é que ela esteja fora de contato com Kṛṣṇa. Vaiṣṇavī. No Caṇḍī, no livro de Māyā, é dito "Vaiṣṇavī." Māyā é descrita como Vaiṣṇavī. Assim como o devoto puro é chamado Vaiṣṇava, ela também é descrita lá como Vaiṣṇavī.

Viṣṇujana: Como você faz tudo o que você diz tão simples de entender?

Prabhupāda: Porque toda a filosofia é tão simples. Deus é grande; você não é grande. Não alegue que você é Deus. Não alegue que não há Deus. Deus existe, e Ele é grande, e você é pequeno. Então, qual é a sua posição? Você tem que servir a Kṛṣṇa. Esta é a verdade simples. Assim, aquela atitude rebelde é chamada māyā. Quem está declarando que "Não há Deus. Deus está morto. Eu sou Deus, você é Deus", eles estão todos sob o feitiço de māyā. Piśācī pāile yena mati-cchanna haya. Assim como quando um homem é assombrado por fantasmas, ele fala todo tipo de bobagem. Então, todas essas pessoas são assombrados por māyā, e, portanto, eles estão dizendo, "Deus está morto. Eu sou Deus. Por que você está procurando Deus em todos os lugares? Há tantos deuses vagando na rua". Eles estão todos assombrados por fantasmas, enlouquecidos. Então nós temos que curá-los por esta vibração transcendental, Hare Kṛṣṇa. Este é o único processo de cura. Basta deixá-los ouvir e eles serão gradualmente curados. Apenas um homem que está dormindo muito profundamente, você grita em seu ouvido e ele acorda. Então este é o mantra para despertar a sonolenta sociedade humana. Uttiṣṭha uttiṣṭhata jāgrata prāpya varān nibodhata. Os Vedas dizem: "Ó raça humana, por favor, levante-se. Não durma mais. Você tem a oportunidade deste corpo humano. Utilize-o. Liberte-se das garras de māyā". Esta é a declaração dos Vedas. Então vocês estão fazendo esse trabalho. Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa e eles serão...

Devotos: Hare Kṛṣṇa!

Prabhupāda: Sim?

Jaya-Gopāla: Passado, presente e futuro, no sentido material, são um reflexo pervertido do mesmo...

Prabhupāda: Sim, passado, futuro, presente está de acordo com os diferentes tipos de relatividade. Há uma prova científica disso. Professor Einstein provou isso. Assim como o seu passado não é passado de Brahmā. Seu presente não é o presente de uma formiga. Então, passado, presente, futuro - o tempo é eterno. É de acordo com a diferente dimensão da relatividade corporal. O tempo é eterno. Assim como uma pequena formiga. Em vinte e quatro horas ela tem vinte e quatro vezes passados, presentes e futuros. No sputnik, no sputnik russo, circundando em volta desta terra em uma hora, vinte e cinco minutos, ou algo parecido. Eles, eu quero dizer, giraram em torno da Terra vinte e cinco vezes. Isso significa que dentro de uma hora, vinte e cinco minutos, o homem no sputnik viu vinte e cinco vezes, dia e noite. Então, na atmosfera superior o passado e o presente são diferentes. Portanto, este passado, presente, futuro são relativos ao seu corpo, de acordo com as circunstâncias. Na verdade, não há passado, presente e futuro. Tudo é eterno. Você é eterno, nityo śāśvato 'Yam na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Você não morre. Portanto... As pessoas não sabem que são eternas. Qual é o meu compromisso eterno? Qual é a minha vida eterna? Eles estão simplesmente cativados pela vida local: "Eu sou americano", "eu sou indiano", "eu sou isso", "eu sou aquilo". Isto é tudo. Esta é a ignorância. Então, é preciso procurar esse compromisso eterno com Kṛṣṇa. Então, ele vai ser feliz. Obrigado.