PTBR/Prabhupada 0280 - Serviço devocional significa purificar os sentidos



Lecture on BG 7.2 -- San Francisco, September 11, 1968

Portanto, a consciência de Kṛṣṇa, ou serviço devocional, significa purificar os sentidos. Isto é tudo. Nós não temos de erradicar, sair das atividades sensuais. Não. Temos simplesmente que purificar os sentidos. Como você pode escapar dos sentidos? Porque você é entidade viva, os sentidos estão lá. Mas o que acontece é que, no momento presente, porque estamos materialmente contaminados, nossos sentidos não estão recebendo o pleno gozo. Isto é muito científico. Assim, o serviço devocional significa purificar os sentidos. Sarvopādhi-vinirmuktaṁ tat-paratvena nirmalam (CC Madhya 19.170). Nirmalam significa purificação. Como você pode purificar seus sentidos? Isso está definido no Nārada-bhakti-sūtra. Diz-se que sarvopādhi-vinirmuktam. A purificação dos sentidos significa que você tem de estar livre de todos os tipos de designação. Nossa vida é cheia de designação. Assim como eu estou pensando "sou indiano", estou pensando "sou sannyāsī", você está pensando que você é americano, você está pensando "homem", você está pensando "mulher", você está pensando "branco", você está pensando "negro". Tantas designações. Estas são todas as denominações. Então, purificar os sentidos significa purificar a designação. E a consciência de Kṛṣṇa significa que "eu não sou nem indiano nem europeu nem americano nem isso nem aquilo. Estou eternamente relacionado com Kṛṣṇa. Eu sou a parte e parcela de Kṛṣṇa". Quando estamos plenamente convencidos de que "Eu sou parte integrante de Kṛṣṇa", isso é a consciência de Kṛṣṇa e isso é a purificação de seus sentidos. Então, como parte integrante de Kṛṣṇa, você tem que servir a Kṛṣṇa. Esse é o seu prazer. Agora estamos tentando satisfazer nossos sentidos, nossos sentidos materiais. Quando você se torna..., percebe que você é parte e parcela de Kṛṣṇa, então você vai satisfazer os sentidos de Kṛṣṇa, Govinda. E satisfazendo os sentidos d'Ele, seus sentidos serão satisfeitas. Assim como, exemplo bruto - este não é espiritual - assim como o marido é entendido como o desfrutador, e a mulher é considerada como a desfrutada. Mas se a mulher satisfaz os sentidos do marido, seu (sua) sentidos também são satisfeitos. Da mesma forma, assim como se você tem alguma coceira no corpo, e a parte do seu corpo, os dedos, coçam o corpo, a satisfação também é sentida pelos dedos. Não que apenas a parte específica está sentindo a sensação de satisfação, mas todo o corpo está sentindo essa sensação de satisfação.

Da mesma forma, Kṛṣṇa sendo o completo, quando você satisfaz a Kṛṣṇa, os sentidos de Kṛṣṇa, Govinda, em seguida, a satisfação de todo o universo ocorre. Esta é a ciência. Tasmin tuṣṭe jagat tuṣṭa. O outro exemplo é como, se você satisfaz o estômago em seu corpo, em seguida, todo o corpo está satisfeito. O estômago vai emitir tanta energia pela digestão do alimento, que ela irá se transformar em sangue, que virá ao coração, e a partir do coração, ele vai ser difundido em todo o corpo, e por todo o corpo a depressão, a exaustão às quais ele foi submetido, isso será satisfeito. Portanto, este é o processo da consciência de Kṛṣṇa. Esta é a ciência da consciência de Kṛṣṇa, e Kṛṣṇa está explicando pessoalmente.

Então yaj jñātvā, se entendermos a ciência da consciência de Kṛṣṇa, então não haverá nada desconhecido. Tudo será conhecido. É uma coisa tão boa.