PTBR/Prabhupada 0287 - Reviva sua memoria, seu amor por Krishna



Lecture -- Seattle, September 30, 1968

Prabhupāda: Alguma pergunta?

Madhudviṣa: Prabhupāda? Tudo bem se lermos o Śrīmad-Bhāgavatam após recebermos o seu Bhagavad-gītā, quando ele sair? Ou devemos apenas dedicar completamente todo o nosso tempo para estudar o Bhagavad-gītā Como Ele É, e então nós..., e então progredir a partir daí, ou devemos continuar o nosso estudo do Śrīmad-Bhāgavatam?

Prabhupāda: Não. Você deve ler o Bhagavad-gītā Como Ele É. Esta é apenas uma divisão preliminar. Na plataforma espiritual, tudo é absoluto. Se você ler o Bhagavad-gītā, você vai encontrar a mesma proposição como no Śrīmad-Bhāgavatam. Não é porque você está estudando Śrīmad-Bhāgavatam que você não tem que estudar Bhagavad-gītā. Não é assim. Leia estas literaturas e cante Hare Kṛṣṇa, siga as regras e regulamentos e viva feliz. O nosso programa é um programa muito feliz. Cantamos, dançamos, comemos Kṛṣṇa prasādam, pintamos imagens agradáveis ​​de Kṛṣṇa e as vemos bem decoradas, e lemos filosofia. Então, o que você quer mais? (risos)

Jāhnavā: Como e por quê perdemos a nossa consciência de nosso verdadeiro amor por Kṛṣṇa no começo?

Prabhupāda: Hm?

Tamāla Kṛṣṇa: Como e por quê... Como e por quê perdemos nosso amor por Kṛṣṇa no começo?

Jāhnavā: Não, não o amor. Apenas a consciência do amor, do nosso amor verdadeiro por Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Nossa consciência está lá. Você ama alguém. Mas você está destinado a amar a Kṛṣṇa, disso você se esqueceu. Então, o esquecimento é também a nossa natureza. Às vezes nos esquecemos. E, especialmente, porque somos muito pequenos, diminutos, Então, mesmo que eu não me lembre exatamente o que eu estava fazendo na noite passada a esta hora. Então, o esquecimento não é algo que não é natural para nós. E, novamente, se alguém revive a nossa memória, aceitar isso, também não é algo que não é natural. Assim, o nosso objeto de amor é Kṛṣṇa. De alguma forma ou de outra, nós nos esquecemos Dele. Nós não traçamos a história de quando esquecemos. Isso é trabalho inútil. Mas nos esquecemos, isso é um fato. Agora reviva essa lembrança. Aqui está um lembrete. Portanto, aproveite a oportunidade. Não tente, história, porque você se esqueceu, e qual foi a data do meu esquecimento. Mesmo se você sabe, qual é o uso? Você esqueceu. Tome. Assim como se você vai a um médico, ele nunca vai perguntar como você contraiu esta doença, qual é a história desta doença, em que data, em que momento você estava infectado. Não. Ele simplesmente sente seu pulso e vê que você tem uma doença e ele lhe dá o medicamento: "Sim. Tome isso". Da mesma forma, estamos sofrendo. Isso é um fato. Ninguém pode negar. Por que você está sofrendo? Por se esquecer de Kṛṣṇa. Isto é tudo. Agora reviva a sua memória sobre Kṛṣṇa, e você se torna feliz. Isto é tudo. Coisa muito simples. Agora, não tente descobrir a história de quando você esqueceu. Você se esqueceu, isso é um fato, porque você está sofrendo. Ora aqui está uma oportunidade, o movimento da consciência de Kṛṣṇa. Reviva a sua memória, o seu amor por Kṛṣṇa. Coisa simples. Cantar Hare Kṛṣṇa, dance, e tome Kṛṣṇa prasāda. E se você não é educado, você é analfabeto, ouça. Apenas você tem dom natural, ouvido. Você tem uma língua naturalmente. Assim, você pode cantar Hare Kṛṣṇa e você pode ouvir o Bhagavad-gītā ou o Śrīmad-Bhāgavatam de pessoas que estão no conhecimento. Portanto, não há impedimento. Sem impedimento. Ele não requer qualquer pré-qualificação. Simplesmente você tem que usar qualquer recurso que você tem. Isto é tudo. Você deve concordar. Isso é desejado. "Sim, vou aceitar a consciência de Kṛṣṇa". Isso depende de você, porque você é independente. Se você não concordar, "Não. Por que devo me dedicar a Kṛṣṇa?", ninguém pode lhe dar. Mas, se você concordar, está aqui, muito fácil. Pegue.