PTBR/Prabhupada 0291 - Eu não quero ser subordinado, não quero me curvar - Essa é a sua doença



Lecture -- Seattle, September 30, 1968

Prabhupāda: Sim?

Jovem: Você pode explicar subordinação novamente?

Tamāla Kṛṣṇa: Explicar subordinação novamente.

Prabhupāda: Subordinação, é simples. Você está subordinado. Você não entende o que significa subordinação? Qual é a dificuldade? Você não está subordinado a alguém?

Jovem: Bem, sim, eu suponho que você poderia dizer que eu estava.

Prabhupāda: Sim. Você deve. Todo o mundo. Todos devem estar subordinados, em subordinação.

Jovem: isto é, em um sentido espiritual, porém, eu não me sinto subordinado ao...

Prabhupāda: Primeiro você precisa entender o que é vida espiritual, então... No sentido espiritual você também é subordinado porque sua natureza é subordinação. Espiritual, o que você quer dizer com espiritual e material?

Jovem: Bem, como, meu corpo está em um determinado lugar e tempo e todos esses (indistinto) Se eu tiver um emprego, então eu estou subordinado ao meu chefe, mas o real, todo o meu ser, meu verdadeiro ser, o meu ser interior não... Eu não acho que eu sou subordinado ao meu chefe. Eu acho que nós somos mais ou menos iguais. Em um sentido temporário...

Prabhupāda: Sim. Essa consciência é muito boa, que você está sentindo insatisfação sendo subordinado ao seu chefe. Não é isso?

Jovem: Não, não é isso.

Prabhupāda: Então?

Jovem: Eu não especialmente...

Prabhupāda: Qualquer um.

Jovem: Eu não acho que... Falando sobre este incidente específico, não é necessariamente verdade que eu sentiria ciúmes deste chefe porque ele estava acima de mim. Mas eu apenas sinto que como seres nós somos mais ou menos iguais. Quero dizer, você sabe, é uma espécie de filosofia que eu tenho. Eu não sinto que eu tenha que me curvar para alguém e eu não sinto que alguém deva se curvar para mim.

Prabhupāda: Por quê? Por quê? Por que não se curvar? Por quê?

Jovem: Porque eu não sinto que devo nada a ele ou ele me deve nada.

Prabhupāda: Então essa é a doença. Somos forçados a nos curvar e pensamos que "eu não gosto de me curvar." Esta é a doença.

Jovem: Ele não me força a curvar.

Prabhupāda: Sim.

Jovem: Ele não está me forçando a fazer nada. Eu apenas sou um meio de lá e ele também.

Prabhupāda: Não. Simplesmente tente entender. É uma questão muito boa. Você diz que "Eu não quero me curvar." Não é?

Jovem: Isso é basicamente verdade, sim.

Prabhupāda: Sim. Por quê?

Jovem: Porque eu não me sinto inferior a...

Prabhupāda: Essa é a doença. Você diagnosticou sua própria doença. Essa é a doença do materialismo. Todos pensam que "Eu quero ser mestre. Eu não desejo curvar-me." Todo mundo está pensando, não só você... Apenas tente, deixe-me terminar isso. Esta é a doença, a doença material. Antes de tudo tente entender. Não é a sua doença ou a minha doença. A doença de todos é esta, "Por que eu devo me curvar? Por que me tornaria subordinado?" Mas a natureza está me forçando a ser subordinado a alguém. Agora, quem quer conhecer a morte? Por que as pessoas estão morrendo? Você pode responder isso?

Jovem: Por que as pessoas estão morrendo?

Prabhupāda: Sim. Ninguém quer morrer.

Jovem: Eu pensei que era um processo biológico...

Prabhupāda: Apenas tente entender. Quem está aqui... Isso significa força biológica. Você está subordinado à biologia. Então por que você diz que você é independente?

Jovem: Bem, eu sinto que eu sou...

Prabhupāda: Você está sentindo erroneamente. Esse é o meu ponto de vista. Essa é a sua doença.

Jovem: Estou me sentindo solitário?

Prabhupāda: Sim, erroneamente.

Jovem: Erroneamente?

Prabhupāda: Sim. Você está subordinado. Você deve se curvar. Quando a morte chega você não pode dizer: "Eu não te obedeço." Por isso você é subordinado.

Jovem: Eu sou subordinado a Deus, sim.

Prabhupāda: Não, não, não... Esqueça Deus. Agora nós só estamos falando de bom senso.

Jovem: Kṛṣṇa... eu não...

Prabhupāda: Não. Não fale de Krishna. Isso está longe. Apenas tente compreender que você não quer morrer, por que você é forçado a morrer?

Jovem: Por que eu sou forçado a morrer?

Prabhupāda: Sim. Porque você é subordinado.

Jovem: Ah, sim.

Prabhupāda: Sim. Então você entende sua posição, que você é subordinado. Você nâo pode declarar que: "Eu estou livre. Eu não sou subordinado." Se você está desejando que "Eu não gostaria de ser subordinado, não desejo me curvar", esta é a sua doença.

Jovem: O que você quer que eu... O que...

Prabhupāda: Não, antes de tudo tente entender sua doença. Então vamos diagnosticar o seu medicamento.

Jovem: Estou me sentindo errado, tudo bem, mas quem eu ou o que... A que exatamente eu me curvo, eu quero dizer...

Prabhupāda: Você está se curvando para todos. Você está se curvando para a morte, você está se curvando para a enfermidade, você está se curvando para a velhice. Você está se curvando diante de muitas coisas. Você é forçado. E ainda assim você pensa que "eu não posso me curvar. Eu não gosto." Porque você está dizendo "eu não gosto", portanto, você está sendo forçado. Você precisa se curvar. Por que você esquece a sua posição? Essa é a nossa doença. Portanto, o próximo processo é que "eu estou sendo forçado a me curvar." Agora temos que descobrir "Onde eu vou ser feliz, mesmo curvando-me?" Este é Kṛṣṇa. O ato de curvar-se não vai parar, porque você está destinado para isso. Mas se você se curvar para um representante de Kṛṣṇa e para Kṛṣṇa, você se torna feliz. Teste isso. Você tem que se curvar. Se você não se curvar para Kṛṣṇa e Seu representante, então, você será forçado a curvar-se para outra coisa, māyā. Essa é a sua posição. Você não pode estar livre a qualquer momento. Mas você vai sentir... Assim como uma criança está vinte e quatro horas se curvando diante de seus pais. Ela está feliz. Ela está feliz. A mãe diz, "Querida filha, por favor, venha aqui, sente aqui." "Sim." Ela está feliz. Isso é a natureza. Simplesmente você tem que procurar onde você deve se curvar, isso é tudo. Esse é Kṛṣṇa. Você não pode parar o seu curvar-se, mas você tem que ver onde você deve se curvar. Isso é tudo. Se você acha que artificialmente "Eu não vou me curvar a ninguém. Sou independente", então você sofre. Simplesmente você tem que procurar o lugar adequado para onde se curvar. Isso é tudo. Tudo certo. Cante.