PTBR/Prabhupada 0303 - Transcendental. Você está além



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Prossiga.

Tamāla Kṛṣṇa: " 'Sua posição é que você é transcendental.' "

Prabhupāda: Transcendental. "Está além." Isto é explicado na Bhagavad-gītā:

indriyāṇi parāṇy āhur
indriyebhyaḥ paraṁ manaḥ
manasas tu parā buddhir
yo buddheḥ paratas tu saḥ
(BG 3.42)

Agora ... Primeiro de tudo, você percebe esse corpo. Corpo significa os sentidos. Mas quando você vai mais longe, vemos que a mente é o centro dessas atividades sensuais. A menos que a mente seja sã, não podemos agir com nossos sentidos. Então, indriyebhyaḥ paraṁ manaḥ. Então transcendental aos sentidos, a mente está lá, e transcendental à mente, existe a inteligência, e transcendental à inteligência, existe a alma. Que nós temos que entender. Prossiga.

Tamāla Kṛṣṇa: " 'A energia superior de Kṛṣṇa é espiritual em constituição, e a energia externa é material. Você está entre a energia material e a energia espiritual, e, portanto, a sua posição é marginal. Em outras palavras, você pertence à potência marginal de Kṛṣṇa. Você é simultaneamente uno e diferente de Kṛṣṇa. Porque você é espírito, portanto, você não é diferente de Kṛṣṇa, mas porque você é apenas uma partícula diminuta de Kṛṣṇa, você é, portanto, diferente dEle.' "

Prabhupāda: Agora uma palavra é usada aqui, potência marginal. Potência marginal, a palavra sânscrita exata é taṭastha. Assim como o mar começa no final da terra. Portanto, há uma terra marginal. Basta você ir na costa da praia do Pacífico, você vai encontrar alguma terra. Às vezes, ela é coberta pela água e às vezes é uma terra aberta. Isso é marginal. Da mesma forma, nós, almas espirituais, apesar de sermos constitucionalmente unas com Deus, mas às vezes estamos cobertas por māyā e às vezes estamos livres. Portanto, nossa posição é marginal. Quando entendemos a nossa posição verdadeira, então... O mesmo... Assim como o mesmo exemplo. Tente entender. Isso... Na praia você encontrará uma certa porção de terra que às vezes está coberta por água, e, novamente, apenas terra. Da mesma forma, estamos às vezes cobertos por māyā, a energia inferior, e às vezes estamos livres. Então, nós temos que manter esse estado livre. Assim como em um terreno aberto, não há mais água. Se você vem um pouco longe da água do mar, então não existe mais água; é apenas a terra. Da mesma forma, se você se abstém da consciência material, venha para a terra da consciência espiritual, ou consciência de Kṛṣṇa, então você mantém sua liberdade. Mas se você se mantiver na posição marginal, então às vezes você estará coberto por māyā e às vezes você estará livre. Então, essa é a nossa posição.