PTBR/Prabhupada 0305 - Dizemos que Deus está morto. Assim, temos que descobrir os nossos olhos dessa ilusão



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Prossiga.

Tamāla Kṛṣṇa: "A entidade viva é assim como uma parte molecular da luz do sol, ao passo que Kṛṣṇa é comparado ao sol brilhando abrasador. O Senhor Caitanya comparou as entidades vivas às faíscas flamejantes do fogo e o Senhor Supremo ao fogo abrasador do sol. O Senhor cita, neste contexto, um verso do Viṣṇu Purāṇa, no qual se afirma que tudo o que está manifestado dentro deste mundo cósmico, não passa de uma energia do Senhor Supremo. Por exemplo, como o fogo que emana de um lugar exibe sua iluminação e calor por toda a volta, assim o Senhor, embora situado em um lugar no mundo espiritual, manifesta Suas diferentes energias em todos os lugares."

Prabhupāda: Agora, isso é muito simples. Tente entender. Assim como este fogo, esta lamparina, está localizado em um determinado lugar mas a iluminação está distribuída por toda esta sala, Da mesma forma, o que quer que você veja, a exibição dessa manifestação cósmica, eles são uma exibição da energia do Senhor Supremo. O Senhor Supremo está situado em um lugar. Citamos isso no nosso Brahma-saṁhitā: govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi. Ele é uma pessoa. Assim como seu presidente, o senhor Johnson, ele está sentado em seu quarto em Washington, mas o seu poder, a sua energia, está agindo em todo o Estado. Se isso é materialmente possível, da mesma forma, Kṛṣṇa, ou Deus, a Pessoa Suprema, Ele está situado em Seu lugar, morada, Vaikuṇṭha ou reino de Deus, mas Sua energia está agindo. Outro exemplo: o sol. O sol, você pode ver que o sol está localizado em um determinado lugar, mas você vê que a luz do sol está transbordando por todo o universo. A luz do sol está dentro de seu quarto. Então, da mesma forma, o que quer que você esteja usando, você mesmo também, todos nós somos demonstrações da energia do Senhor Supremo. Não somos diferentes dEle. Mas quando a nuvem de māyā ou ilusão cobre meu olho, não podemos ver o sol. Da mesma forma, quando o conceito material de vida me encobre, não podemos entender o que é Deus. Dizemos que Deus está morto. Assim, temos que descobrir os nossos olhos dessa ilusão. Então, você verá Deus diretamente: "Aqui está Deus." Sim. No Brahma-saṁhitā é dito:

premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena
santah sadaiva hrdayesu vilokayanti
yaṁ śyāmasundaram acintya-guna-svarūpaṁ
govindam ādi-purusaṁ tam ahaṁ bhajāmi
(Bs. 5.38)

Essa Suprema Personalidade de Deus, Ele é Śyāmasundara. Śyāmasundara. Śyāma significa enegrecido, mas muito, muito bonito. Essa bela pessoa, a Pessoa Suprema, Kṛṣṇa, está sendo observada e vista por pessoas santas sempre. Premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena. Por que eles estão vendo? Porque seus olhos foram limpos pela pomada do amor por Deus. Assim como, se seus olhos estão com problema, você aplica um unguento, alguma loção [prescrita] pelo médico, e sua visão se tornará clara e luminosa, você pode ver as coisas muito bem. Da mesma forma, quando seus, estes olhos materiais forem ungidos com o amor por Deus, então você verá a Deus: "Aqui está Deus." Você não dirá que Deus está morto. E essa cobertura tem de ser movida, e para mover essa cobertura você tem que aceitar este movimento da consciência de Kṛṣṇa.

Muito obrigado.