PTBR/Prabhupada 0314 - Não muita atenção para o corpo, mas toda a atenção para a alma



Lecture on SB 6.1.10 -- Los Angeles, June 23, 1975

Nesta era, Kali-yuga, a idade da discussão e luta e mal-entendidos - isso é chamado Kali-yuga - nesta idade, este é o único meio: hari-kīrtanāt. O movimento sankirtana é hari-kīrtana. Hari-kīrtana... Kirtana significa cantar sobre a glorificação do Senhor, hari-kīrtana. E isso também é confirmado no Śrīmad-Bhāgavatam:

kaler doṣa-nidhe rājan
asti hy eko mahān guṇaḥ
kīrtanād eva kṛṣṇasya
mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
(SB 12.3.51)

Portanto, isso é recomendado, e similarmente, sobre Śrī Caitanya Mahāprabhu há uma declaração no Śrīmad-Bhāgavatam tviṣākṛṣṇaṁ...

kṛṣṇa-varṇaṁ tviṣākṛṣṇaṁ
sāṅgopāṅgāstra-pārṣadaṁ
yajñaiḥ saṅkīrtana-prāyair
yajanti hi sumedhasaḥ
(SB 11.5.32)

Portanto, nosso primeiro dever é adorar Caitanya Mahāprabhu. Nós mantemos a Deidade. No... Primeiro nós oferecemos nossas reverências a Caitanya Mahāprabhu junto ao Seu associado, e então, Guru-Gaurāṅga, em seguida nós oferecemos Rādhā-Kṛṣṇa ou Jagannātha. Então, porque este é o processo de Kali-yuga, yajñaiḥ saṅkīrtana-prāyair yajanti hi sumedhasaḥ, se você executar este saṅkīrtana, simplesmente este processo, tantas vezes quanto possível perante o Senhor Caitanya, então seu sucesso está garantido. Você não precisa de qualquer outra coisa. Isto é recomendado: yajñaiḥ saṅkīrtanaiḥ prāyair yajanti hi sumedhasaḥ.

Portanto, aqueles que são inteligentes, eles se apegam a este método fácil de auto-realização. Quanto mais você cantar, então o processo de purificação do coração continuará muito bem. Ceto-darpaṇa-mārjanam (CC Antya 20.12). Isto é recomendado. Ceto-darp... Este é o primeiro, porque a nossa vida espiritual não começa a menos que ceto-darpaṇa-mārjanam, a menos que o espelho do coração esteja purificado. Mas, este é o processo mais fácil. Se você cantar o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa em êxtase, o primeiro benefício será que o seu coração será purificado. Então você pode ver qual é a sua posição, o que você é, qual é o seu negócio. Se o seu coração é impuro, então... Assim, se a sujeira do coração não puder ser limpa por este processo, expiação. Isso não é possível. Portanto... Parīkṣit Mahārāja é muito inteligente. Ele disse, prāyaścittam atho apārtham. Apa, apa significa "negativo", e artha significa "significado". "Isso não tem sentido." Ele imediatamente rejeita a prāyaścittam apārtham. "Qual benefício isto me traz?" Ele permanece imundo. Ele não limpa o seu coração, o núcleo do coração. No núcleo do coração ele tem todas as coisas imundas: "Como vou enganar, como farei mercado negro, como vou gozar dos sentidos, como eu vou prostituir e beber." Estas coisas estão embaladas. Então, simplesmente por ir ao templo ou à igreja e fazer alguma expiação, não lhe beneficiará. Deve-se levar a sério este método, saṅkīrtanam. Ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-davāgni-nirvāpaṇam (CC Antya 20.12).

A primeira parcela é que você limpa seu coração. O próximo capítulo é bhava-mahā-davāgni-nirvāpaṇam. Se o seu coração está limpo, então você pode entender qual é a sua posição neste mundo material. E com um coração sujo, você não consegue entender. Se o seu coração é limpo, então você pode entender que "eu não sou este corpo". Eu sou a alma espiritual. Então, o que eu estou fazendo realmente para mim? Eu sou a alma espiritual. Eu não sou este corpo. Eu estou espumando sobre este corpo, mas como eu sou, eu estou morrendo de fome. Isto está acontecendo. A civilização material significa que eles estão cuidando do corpo mas, não da alma, que está dentro do corpo. Esta é a civilização material. E nosso movimento para a consciência de Kṛṣṇa é, não dar tanta atenção para o corpo, mas toda a atenção para a alma. Isto é Consciência de Kṛṣṇa, exatamente o oposto.

Portanto, eles não podem compreender este movimento. É um movimento completamente espiritual. Não é um movimento material. Por isso, eles às vezes confundem que "Seu povo é fraco em saúde. Eles estão se tornando isso e aquilo. Eles não comem carne, por isso, a vitalidade é menor." Em seguida, "Nós não estamos preocupados com a vitalidade. Estamos preocupados com a vida espiritual." Por isso, eles às vezes não compreendem. De qualquer forma, as pessoas podem compreender ou entender errado - não importa. Você continua com o seu kīrtana e esteja certo de que não há mais vida material. Muito obrigado.