PTBR/Prabhupada 0327 - O ser humano está dentro deste corpo, o corpo denso e o corpo sutil



Room Conversation -- April 20, 1976, Melbourne

Carol Jarvis: Você me disse mais cedo que você faz milhares de dólares por dia com a venda dos seus livros,

Prabhupāda: Sim.

Carol Jarvis: Se você quer que seus pensamentos cheguem a outras pessoas, por que você vende os livros e faz dinheiro com eles?

Prabhupāda: Caso contrário você não leria ele. Se eu dou para você de graça, então você vai pensar, "Ah, isto é algo sem sentido. Eles estão dando de graça".

Carol Jarvis: Não necessariamente dar eles de graça, mas talvez vende-los por um preço que pague os custos de produção deles.

Prabhupāda: Então quando eles pagarem pelos livros.. Quando eles pagarem eles tentarão ver "O que esses livros estão dizendo? Deixe-me ver". E se você pegar de graça, então você pode mante-los na sua estante por centenas de anos. Então... Mas depois depois de tudo, nós temos que imprimir estes livros, então quem vai pagar por isso? Nós não temos dinheiro.

Carol Jarvis: Bem, o que acontece ao resto do dinheiro, então, que é coletado nas ruas?

Prabhupāda: Nós estamos aumentando nosso movimento. Nós estamos abrindo centros. Nós estamos imprimindo mais livros. Estes são meus livros. Eu criei a Bhaktivedanta Book Trust. Esta é a minha vontade e eu tenho cumprido minha vontade de que cinquenta por cento do que é coletado deve ser gasto na reimpressão de livros. e cinquenta por cento deve ser gasto para espalhar o movimento. Então não se trata de ganho material.

Carol Jarvis: eu gostaria de saber finalmente, então, se você tem uma mensagem?

Prabhupāda: Sim, esta é a mensagem, que pessoas estão sob a impressão que são este corpo, mas isto não é o fato. A alma, ou o homem, ele está dentro do corpo. Assim como você não é a sua camisa e o seu casaco. Você está dentro da camisa e do casaco. Similarmente, a entidade vida, o ser humano, está dentro deste corpo, o corpo denso e o corpo sutil. O corpo sutil é composto de mente, inteligência e ego, e o corpo denso é uma composição dessas coisas materiais, Terra, água, ar, fogo, assim, cinco elementos. No total, oito elementos. Esta é a energia inferior. E a energia superior está dentro desses oito elementos, cinco densos e três sutis. Então nós temos que estudar sobre estas coisas. Assim como eu pergunto para aquele menino que, "Você pode manufaturar uma grande máquina, voando no céu, 747, mas por que não manufaturar o piloto?"