PTBR/Prabhupada 0329 - Mate Uma Vaca Ou Mate Um Vegetal: Há Reação Pecaminosa



Room Conversation -- April 23, 1976, Melbourne

Mr. Dixon: A restrição de não comer carne é derivada do fato de que os animais têm suas vidas, assim como nós.

Prabhupāda: Os vegetais também têm vida.

Mr. Dixon: Sim. O que eu estou perguntando é porque os animais têm prioridade na vida, em detrimento dos vegetais?

Prabhupāda: Não é questão de prioridade. A nossa filosofia é que somos servos de Deus. Então Deus comerá e, quaisquer restos de comida que ele deixar, devemos comer. No Bhagavad-gītā, você encontra esse verso. Patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ yo me bhaktyā prayacchati (BG 9.26). Você está no mundo material. Se eu quero te oferecer algo para comer, é meu dever lhe perguntar: "Mr. Nixon, que tipo de comida você gostaria?" Então respondes: "Eu gosto muito disso." Então, se eu oferecer tal tipo de comida, você ficará satisfeito. Então, chamamos Kṛṣṇa a esse templo e queremos saber o que ele gostaria de comer. E então ele diz:

Guru-kṛpā: "Se alguém me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, frutas ou água, eu aceitarei".

Prabhupāda: Patraṁ puṣpaṁ phalam - Ele deseja coisas muito simples, que todos podem lhe oferecer. Assim como uma pequena folha, patram, ou uma pequena flor, puṣpam, qualquer simples fruta ou líquido, como leite ou água. Então nós oferecemos isto. Fazemos diferentes variedades com esses ingredientes. patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyam (BG 9.26) e, depois que Kṛṣṇa come, nos aproveitamos do resto. Nós somos servos. Pegamos os restos de comida deixados por Kṛṣṇa. Não somos vegetarioanos ou não vegetarianos. Somos prasād-ianos. Não nos importamos com o fato de algo ser vegetal ou não, porque você mata um vegetal do mesmo modo que mata uma vaca. O ato pecaminoso exite de qualuer forma. E, de acordo com a lei da natureza, é dito que os ainmais que não têm mãos são comida dos animais que não possuem mãos. Também somos animais com mãos. Nós, seres humanos, somos animais que possuem mãos e eles são animais sem mãos, mas com quatro pernas. Há também os animais que não têm mãos - os vegetais. Apadāni catuṣ-padām. Esses animais qu não têm pernas, são alimento dos animais que têm quatro patas. Assim como a vaca come grama, o bode também come. Assim, comendo-se vegetais, não se obtém créditos. Os bodes e a s vacas têm mais créditos porque eles não tocam em nada a não ser vegetais. Portanto, não estamos pregando que as pessoas se tornem bodes e vacas. Não. Estamos pregando que vocês se tornem servos de Kṛṣṇa. O que Kṛṣṇa comer, comemos. Se Kṛṣṇa dissesse: "Me dê carne. Me dê ovos", deveríamos oferecê-lo carne e ovos e comer o resto. Então, não pense que somos vegetarianos. Não. Essa não é nossa filosofia, porque tanto faz se você come carnes ou vegetais. Você está matando. Você terá que matar porque, senão, você não conseguirá viver. Essa é a natureza.

Mr. Dixon: Sim.

Prabhupāda: Então, não seguimos esse caminho.

Mr. Dixon: Bom, porque você põe a restrição?

Prabhupāda: Essa restrição em relação à carne, fazemos porque as vacas são importantes. Precisamos de leite. Se, ao invés de tomar leite, comemos as vacas, ode está leite?

Mr. Dixon: Então, o leite é muito importante.

Prabhupāda: muito, muito importante.

Mr. Dixon: Em termos de produção de comida para o mudo, o mundo poderia ser muito melhor se as pessoas não comessem carne.

Prabhupāda: Não. O leite é necessário. Precisamos de gordura e vitaminas. Essa necessidade é suprida pelo leite.

Mr. Dixon: Você seria capaz de suprir todas as suas necessidades a partir dos grãos?

Prabhupāda: Não. Os grãos são amido e fécula. De acordo com a ciência médica, precisamos de quatros grupes diferentes de fonte de alimento: carboidratos, proteína, gordura, fibras e vitaminas. Essa é a alimentação completa. Então, você pode obter tudo isso comendo arroz, feijão e trigo. Essas coisas contém proteínas. O leite também contém proteína. Precisamos de proteína. Obtemos gordura do leite. A gordura também é necessária. Os vegetais, carboidratos e grãos, amido. Se você prepara uma boa comida com todos esses ingredientes, seu corpo ficará satisfeito. Se oferecer essa comida a Kṛṣṇa, será purificado. Então, estará livre de todas as atividades pecaminosas. Do contrário, mesmo você matar os vegetais, você será pecaminoso, pois eles também têm vida. Você não tem o direito de tirar a vida d eum corpo, Mas você tem o direito de viver uma vida. Essa é a sua posição. Portanto, a solução é que você tome prasādam. Se há pecado em comer vegetais ou comer carne, isso vai para o éter. Nós pegamos apenas o resto. É isso.