PTBR/Prabhupada 0333 - Educar Todos A Se Tornarem Divinos



Lecture on BG 16.6 -- Hawaii, February 2, 1975

Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2). Exatamente assim. Aqui, o sol é uma parte insignificante, uma das criações de Deus. O Sol tem muita refulgência e muitos raios que estão iluminando e aquecendo todo o universo. Você não pode negar. Essa é a posição do Sol. Existem milhões e trilhões de sóis, muitas vezes maiores do que esse. Esse é o menor Sol Existem sóis maiores e ainda maiores. Então, entendemos o que são os raios. Não há mistérios. Os raios de Kṛṣṇa são chamados Brahman. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi-koṭiṣu vasudhādi-vibhūti-bhinnam, tad brahma: (Bs. 5.40) "That is Brahman, that prabhā."

Da mesma forma, Kṛṣṇa está presente no coração de cada um. Essa é sua expansão impessoal. Assim como o brilho do sol é a sua expansão impessoal, A efulgência de Brahman é a expansão impessoal dos raios de Kṛṣṇa. A porção através da qual ele se torna presente em todo lugar - aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayāntara-stham... (Bs. 5.35). Ele está em todo o universo. Está no seu coração e também no meu. Ele está em tudo. "Tudo" significa mesmo no átomo - paramāṇu. Esse é o Seu aspecto Paramātmā. A Sua última e máxima potência é o Seu corpo pessoal. Sac-cid-ānanda-vigrahaḥ. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ānanda-vigrahaḥ (Bs. 5.1). Vigrahaḥ significa forma. Essa forma não é como a nossa. É sat, cit e ānanda. O corpo também apresenta três aspectos. Sat significa esterno. Portanto, o corpo de Deus é distinto do nosso. O nosso corpo não é eterno na história. Quando o nosso corpo é criado pelo pai e a mãe, existe uma data, um começo. Quando esse corpo é aniquilado, há uma outra data. Então, qualquer coisa envolve datas na história. Mas Kṛṣṇa não é assim. Anādi. Você não pode estimar quando o corpo de Kṛṣṇa surgiu. Anādi. Ādi, denovo ādi. Ele é o começo de todos. Anādi é por si só Anādi. Ninguém pode descobrir uqal é a data de Seu aparecimento. Ele está além da história. Ele é o começo de tudo. Assim como meu pai deu começo ao meu corpo. O Pai é a causa do início do meu corpo, do seu corpo e do de todos. Portanto, ele não tem início e não tem pai, mas é o pai supremo. Essa é a concepção: a concepção cristã. Deus é o pai supremo. Esse é o fato, porque ele é o começo de todos. Janmādy asya yataḥ: (SB 1.1.1) "O que quer que tenha começo vem de Kṛṣṇa." Isso é citado no Bhagavad-gītā. Aham ādir hi devānām (BG 10.2). Os devatās... O brahmāṇḍa é a criação do Brahmā. Ele é chamado de um do semideuses. Então, Kṛṣṇa diz: aham ādir hi devānām, "Eu sou o começo dos devatās, os semideuses." Então, se você estuda Kṛṣṇa e como Ele é, você se torna daiva: divino.

O nosso Movimento para a Consciência de Kṛṣṇa é destinado a educar a todos para se tornar divino. Esse é o programa. Então, qual é o ganho em se tornar divino? Isso é descrito no verso anterior. Daivī sampad vimokṣāya (BG 16.5). Se você se torna divino e adquire as qualidades divinas, abhayaṁ sattva-saṁśuddhiḥ jñāna-yoga-vyavasthitiḥ... Sobre isso nós já discutimos. Se você se torna divino, não há impedimentos. Você tem que praticar para obter um posto. Assim como todos podem tomar um posto avançado. Todos são capazes de se tornar o presidente dos Estados Unidos. Não há barreiras. Mas você tem que ser qualificado. Se você se qualificar, você pode se encaixar em qualquer posição. Da mesma forma, é dito que, para se tornar divino - daivī, você tem que se qualificar. Como se tornar divino? Isso já está descrito.

Então, se você se qualificar dentro das qualidades divinas qual é o benefício? Daivī sampad vimokṣāya. Mokṣa. Mokṣa significa liberação. Se você cultivar as qualidades divinas, você se torna apto a ser liberado. O que é liberação? Liberação do ciclo de nascimentos e mortes. Esse é o nosso verdadeiro sofrimento. A civilização moderna não sabe qual é, na verdade, o fim do sofrimento. Eles não saber. Não há educação. Não há ciência. Eles pensam: "Nesse pequeno intervalo de tempo, cinquenta anos, sessenta anos, cem anos no máximo, se conseguimos uma boa esposa, um bom apartamento e um bom carro, correndo na velocidade de setenta milhas e uma boa garrafa de whiskey..." Essa é a a perfeição. Mas não é vimokṣāya. A verdadeira vimokṣa, liberação, significa cessar o ciclo de nascimentos e mortes, velhice e doença. Isso é vimokṣa. Mas eles não sabem disso.