PTBR/Prabhupada 0346 - Sem pregação, sem compreender a filosofia, você não pode manter sua força



Morning Walk -- December 12, 1973, Los Angeles

Umāpati: Eu acho que nós estávamos discutindo as possibilidades políticas de colocar devotos no escritório, e nós chegamos à descoberta surpreendente que nós representamos quase tudo que é contra os valores ocidentais. Nós representamos austeridade. Nós representamos a consciência de Deus. Nós representamos restrição da liberdade sexual, intoxicação. Todos os quatro princípios reguladores são quase totalmente opostos aos desejos ocidentais.

Prabhupāda: Isto significa que as pessoas ocidentais são todas demônios.

Umāpati: Então o problema é tentar entrar no escritório, nessas circunstâncias, e pregar que "Nós lutamos por isso", mesmo sem ter qualquer voto para você.

Prabhupāda: Pode ser que ninguém vote, mas devemos continuar pregando. Isto eu já expliquei para alguns da Universidade. O país inteiro é analfabeto. Será que isso significa que a universidade deve ser interrompida? A universidade deve estar lá. Aquele que tem a sorte vai vir e receber educação. Não é um argumento que "as pessoas são analfabetas. Eles não se importam com isso. Portanto, deixem que a universidade seja fechada." Isso não é argumento.

Yaśomatīnandana: Aos poucos, eles vão desenvolver atração.

Prabhupāda: Sim, nós temos que trabalhar. Que é pregar. Você acha que a pregação não é tão difícil. Comer, dormir, e às vezes cantar "Haribol", isso é tudo. Isso não é pregação. Devemos estar prontos para implantar idéias de consciência de Krishna, em todo o mundo.

Umāpati: Isso provavelmente não vai acontecer durante a noite, no entanto.

Prabhupāda: O programa de adoração da Deidade é destinado para nós para nos manter seguros. Se negligenciarmos a adoração da Deidade, nós também cairemos. Mas isso não é tudo o que deve ser feito. Arcāyām eva haraye pūjāṁ yaḥ śraddhayehate. Arca significa Deidade. Se alguém está adorando a deidade muito bem, mas na tad-bhakteṣu cānyeṣu, mas ele não sabe nada mais: quem é devoto, quem é não-devoto, qual é o dever para com o mundo, sa bhaktaḥ prākṛtaḥ smṛtaḥ, ele é devoto material. Ele é devoto material. Então nós temos que assumir a responsabilidade de entender quem é na verdade um devoto puro e qual é o nosso dever para com as pessoas em geral, e, em seguida, você faz progresso. Então você se torna madhyama-adhikārī. Madhyama-adhikārī, devoto avançado. Assim como essas pessoas, seja na Índia ou aqui, elas permanecem simplesmente indo à igreja, indo à igreja, sem qualquer entendimento. Por isso, estão falindo. E agora... Igrejas estão sendo fechadas. Da mesma forma, se você não se mantiver apto a pregar, então, seus templos serão todos fechados no decorrer do tempo. Sem pregar, você não vai se sentir entusiasmado para continuar a adoração no templo. E sem a adoração no templo, você não pode manter-se puro e limpo. As duas coisas devem continuar, em paralelo. Depois, há o sucesso. Em tempos modernos, tanto hindus, quanto muçulmanos ou cristãos, porque nesses lugares não existe ensino de filosofia, portanto, eles estão fechando, tanto mesquita quanto templo ou igreja. Eles vão fechar.

Prajāpati: Eles podem não mostrar bom resultado para as suas atividades.

Prabhupāda: Sim. Isto é pregar. Por isso estamos escrevendo tantos livros. A menos que cuidemos dos livros e pregarmos e lermos a nós mesmos, entendermos a filosofia, este Hare Kṛṣṇa terá terminado dentro de alguns anos. Porque não haverá vida. Quanto tempo pode-se ir artificialmente: "Hare Kṛṣṇa! Haribol!" Isso vai ser artificial, sem vida. Yaśomatīnandana: Isso é certo Prabhupāda. Nós somos tão tolos, que nós nunca vamos perceber nada, a menos que você nos diga assim. Sem pregação...

Prabhupāda: Sem pregação, sem entender a filosofia, você não pode manter sua força. Todos devem ser cuidadosamente bem esclarecidos com a filosofia que estamos colocando. Isso significa que você deve ler cuidadosamente todos os dias. Nós temos publicado muitos livros. E Bhāgavata é tão perfeito que qualquer versículo que você lê, você receberá uma nova iluminação. É muito bom. Ou Bhagavad-gītā ou Bhāgavata. Mas não é a escrita comum.

Umāpati: Eu tentei colocar o seu Bhagavad-gītā em algumas escolas, e dizem: "Bem", alguns deles, se eles têm um Bhagavad-gītā, eles dizem: "Bem, nós temos um Bhagavad-gita." Então, vamos, hum, "Este é um entendimento completamente diferente do Bhagavad-gītā," e eles dizem: "Bem, é apenas opinião de outra pessoa e não temos muito interesse em uma variedade de opiniões sobre o mesmo livro."

Prabhupāda: Não é a opinião. Estamos colocando, assim como ele é, sem opinião.

Umāpati: Bem, esses são esses termos. É muito difícil de superar os...

Prabhupāda: Então a pregação é sempre difícil. Eu tenho dito isto repetidamente. Você não pode levar a pregação muito facilmente. A pregação deve ser luta. Você quer dizer que lutar é coisa fácil? Lutar não é coisa fácil. Sempre que há é luta, há perigo, há responsabilidade. Então, pregação significa... O que é a pregação? Porque as pessoas são ignorantes, temos de esclarecê-las. Isto é pregação.

Nara-nārāyaṇa: Quando você veio para o mundo ocidental, ninguém em qualquer lugar acreditava que seria bem sucedido, eu acho. Mas, na verdade, tornou-se muito bem sucedido, com a pregação.

Prabhupāda: Eu mesmo não acredito que vou ser bem sucedido, o que falar de outros. Mas, porque eu fiz na linha correta, assim isto se tornou bem sucedido.

Yaśomatīnandana: Sim, Kṛṣṇa é tão bondoso que esperamos algo e Ele nos dá cem vezes mais.

Prabhupāda: Ah, sim.

Yaśomatīnandana: Então, se nós simplesmente seguimos suas instruções, então eu tenho certeza que isto vai ser glorioso.

Nara-nārāyaṇa: Então, se estamos na linha apropriada, então nossas atividades políticas também podem se tornar bem sucedidas?

Prabhupāda: Ah, sim. Por que não? Kṛṣṇa estava na política. Assim, a consciência de Kṛṣṇa significa versátil: social, política, filosófica, religiosa, cultural, tudo. Não é unilateral. Eles tomam-na como... Eles não sabem. Por isso, eles estão pensando que é um movimento religioso. Não, ele é todo-inclusivo, todo inclusivo, a tudo permeia.