PTBR/Prabhupada 0350 - Nós estamos tentando tornar as pessoas qualificadas para ver Krishna



Lecture on BG 7.2 -- Nairobi, October 28, 1975

Brahmānanda: Ele diz que desde os Vedas sabemos que Krishna é ilimitado, Especialmente quando ele estava realizando Sua rāsa-līlā com as gopīs. Então, se Krishna é ilimitado, por que ele não...?

Indiano: manifestou-se em todo o mundo, para que todos os seres vivos tivessem chances iguais de voltar para casa?

Brahmānanda: Por que Ele não manifestou-se em todo o mundo, para que todos os seres vivos pudessem ter chances iguais...?

Prabhupāda: Sim, Ele manifestou-se por todo o mundo, mas você não tem olhos para vê-Lo. Esse é o seu defeito. Krishna está presente em todos os lugares. Mas, assim como o sol está presente no céu. Por que você não o vê agora? Hã? Responda isso. Você acha que o sol não está no céu? Você acha que o sol não está lá? Então vá no telhado e veja o sol. (Risos) Por que demonstrar que você é um patife, que "Não, não, não há sol"? Será que vai ser aceito por homens eruditos? Porque você não pode ver o sol, não há sol? Será que isso vai ser aceito por quaisquer estudiosos eruditos? À noite, você não pode ver o sol, por isso, se você disser a qualquer homem instruído, qualquer, que sabe das coisas, "Não, não, não há sol", então ele vai aceitar isso? Ele vai dizer que "O sol está lá. Você patife, você não pode ver." Isso é tudo. "Pare com essa patifaria. Então você vai ver." Nāhaṁ prakāśaḥ sarvasya yoga-māyā-samāvṛtaḥ (BG 7.25), disse Krishna. Ele não está exposto aos patifes, mas quem conhece está vendo.

premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena
santaḥ sadaiva hṛdayeṣu vilokayanti
yaṁ śyāmasundaram acintya-guṇa...
(Bs. 5.38)

Os devotos sempre vêem Krishna. Para os devotos, Ele está sempre presente. E para os patifes, Ele não pode ser visto. Esta é a diferença. Então você tem que deixar de ser patife; então você vai ver. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe arjuna tiṣṭhati (BG 18.61). No núcleo do coração de todos Krishna está presente. Mas você sabe isso? Você pode ver? Você pode falar com Ele? Ele está dentro do seu coração, Ele está presente. Mas Ele fala com quem? Teṣāṁ satata-yuktānāṁ bhajatāṁ prīti-pūrvakam, dadāmi buddhi-yogaṁ tam (BG 10.10). Ele fala com o devoto que está 24 horas envolvido no serviço Dele. Isto é afirmado no Bhagavad-gita. Você não lê o Bhagavad-gītā? Então, tudo requer qualificação. Portanto, este movimento para a consciência de Krishna significa que estamos tentando fazer com que as pessoas sejam qualificadas para ver Krishna. Sem ser qualificado, como você pode ver? Isso exige qualificação.