PTBR/Prabhupada 0359 - Há de se aprender a Ciência do Sistema do Parampara



Lecture on BG 4.2 -- Bombay, March 22, 1974

Seguir o Conhecimento Védico significa compreender Kṛṣṇa. Mas, se você não entende Kṛṣṇa e você fala sobre isso como qualquer outra coisa e você cria uma pose de paṇḍita, issto é śrama eva hi kevalam. Isso é declarado. śrama eva hi. Você está simplismente perdendo tempo e trabalhando para nada. Vāsudeve bhagavati...

dharmaḥ svanuṣṭhitaḥ puṁsāṁ
viṣvaksena-kathāsu yaḥ
notpādayed yadi ratiṁ
śrama eva hi kevalam
(SB 1.2.8)


Agora, no dharma, todos estão ocupando muito bem seus deveres particulares. Brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya, śūdra. Eu me refiro à soiedade organizada, não a essa sociedade animal como a do presente. Na sociedade organizada, um brāhmaṇa está cumprindo suas funções exatamente como um brāhmaṇa. Satyaṁ śamo damas titikṣā ārjavam, jñānaṁ vijñānam āstikyaṁ brahma-karma svabhāva-jam (BG 18.42). Dharmaḥ svanuṣṭhitaḥ - ele está executando seu trabalho como um brāhmaṇa, mas por executar essas atividades, se ele não desenvolve a Consciência de Kṛṣṇa, então śrama eva hi kevalam. Isso é muito verdadeiro, então ele teve seu tempo perdido. Porque para se tornar um brāhmaṇa perfeito, significa conhecer Brahman. Athāto brahma jijñāsā - E o Para-brahman, O Brahman Supremo, é Kṛṣṇa. Se ele não entende Kṛṣṇa, então, qual é o significado de ele estar exeutando seu dever de brāhmaṇa: Esse é o veredito do śāstra. Śrama eva hi kevalam, simplesmente perdendo tempo. Portanto, há de se aprender a ciência do sistema do paramparā (Sussessão Disciplular). Evaṁ paramparā-prāptam (BG 4.2). Você tem que se aproximar da pessoa que conhece Kṛṣṇa. Evaṁ paramparā - Assim como Sūrya, o Vivasvān, ele foi instruído por Kṛṣṇa. Então, se você pega esta instrução do Vivasvān, do semi-deus do Sol, então você ganha o conhecimento perfeito. Mas você não pode ir ao Sol e perguntar a Vivasvān: "O que Kṛṣṇa lhe disse?" Portanto, Vivasvān transferiu o conhecimento a seu filho, Manu. Essa era é chamada Vaivasvata Manu. Agora, Vivasvān, porque ele é o filho de Vivasvān. Portanto, Manu é chamado de Vaivasvata Manu. Vaivasvata Manu. Agora, a era está sendo herdada por Vaivasvata Manu. Manur ikṣvākave 'bravīt - Manu também falou a seu filho. Dessa forma, evaṁ paramparā-prāptam (BG 4.2), Ele está dando alguns exemplos, mas o conhecimento tem que ser recebido do paramparā. Mas, de uma forma ou de outra, o paramparā. está sendo perdido. Assim como eu tenho dito algo ao meu discípulo. Ele diz o mesmo ao seu discípulo. Mas, de qualquer forma, se isso é distorcido a partir de um certo ponto, o conhecimento é perdido. Enquanto qualquer discípulo da sussessão discipular distorce o conhecimento, ele é perdido. Isso está sendo explicado.

Sa kālena mahatā. O tempo é muito poderoso. Ele muda. Com o tempo, por vezes ocorrem mudanças e se mata a posição original. Você tem experiência. Você compra qualquer coisa a alguém. Isso é muito novo. Mas o tempo mata isso. Isso se tornará gasto e inútil com curso do tempo. O tempo está lutando. Esse tempo material é chamado kāla. kāla significa morte, ou a cobra preta. A cobra preta distroi. Ao tocar qualquer coisa, isto é destruído. Igualmente, kāla também é outra forma de Kṛṣṇa Então, kālena mahatā. Portanto, isso é chamado mahatā. É muito poderoso. Não se trata de algo qualquer. Sua função é destruir. Sa kālena iha naṣṭa. Então, como Sa kāla pode destruir? Assim que kāla vê que você está distorcendo, isso é perdido. Então, não tente entender a Bhagavad-gītā das pessoas que estão sob a influência de kāla - passado, presente e futuro. Não tente enteder o Bhagavad-gītā dos assim chamados patifes filósofos patifes, comentadores. Eles irão escrever o Bhagavad-gītā de uma forma distorcido. Alguém dirá: "Não existiu Kṛṣṇa. Não houve Mahābhārata." Alguém diz: "Kṛṣṇa enfatiza este ponto," "Kṛṣṇa enfatiza este outro." Alguém irá dizer:" "Kṛṣṇa enfatizou o karma, karma-kāṇḍa." Uns dirão que foi no jñāna, outros no yoga. Existem tantas edições do Bhagavad-gītā. Yogī cārtha, jñāna artha, Gītār gān artha... Então, o verdadeiro Gītār Gān é dito pela Pessoa Suprema. Temos que aceitar isso. Isso é Gītār Gān.