PTBR/Prabhupada 0362 - Assim como temos doze GBC's, krishna tem GBC's



Lecture on SB 1.13.15 -- Geneva, June 4, 1974

Se você está andando na rua e mata uma formiga andando, você será punido. Essa é a lei da natureza. Estamos numa posição perigosa. A todo momento, existe punição. Agora, se você acredita nos śāstras, é diferente. Se você não acreita, então faça qualquer coisa que goste. Mas, a partir dos śāstras, nós podemos entender as leis da natureza, ou Deus. É muito, muito estrito, muito, muito estrito. Então, Maṇḍūka Muni também castigou Yamarāja - "Na minha infância, sem nenhum conhecimento, eu fiz algo pelo qual você tem me dado sérias punições. Então, você não está adequado a se tornar um brāhmaṇa ou um kṣatriya. Você se torna um śūdra." Então, ele mereceu se tornar um śūdra. Portanto, Yamarāja obteve seu nascimento como Vidura e do ventre de uma mãe śūdra. Essa é a história do nascimento de Vidura.

Então, na sua ausência, Aryamā, um dos semideuses, oficializou Yamarāja. Portanto, pe dito - abibhrad aryamā daṇḍam. O ofício deve continuar, o magistrado não pode ser desocupado. Alguém deve vim e agir. Então, Aryamā estava agindo. Yathāvad agha-kāriṣu. Agha-kāriṣu. Agha-kāri significa: Agha - atividades pecaminosas. kāriṣu - quem comete atividades pecaminosas. And yathāvat. Yathāvat significa, exatamente nesse ponto, como deveríamos ser punidos. Yathāvad agha-kāriṣu. Yāvad dadhāra śūdratvam. Yamarāja continuou por tanto tempo como um śūdra, que Aryamā foi oficializando no seu lugar como Yamarāja. Essa é a pretensão. "Vidura, nascido do ventre de uma mãe śūdra, foi proibido até de participar da festa do patrimônio real com seus irmãos Dhṛtarāṣṭra e Pāṇḍu. Então, como ele poderia ocupar o posto de um pregador para instruir o aprendido?..." A resposta é que, apesar de ser aceito que ele era um śūdra por nascimento, porque ele renunciou o mundo através da iluminação espiritual pela autoridade de Ṛṣi Maitreya minuciosamente educado por ele no conhecimento transcendental, ele era competente para ocupar o posto de um ācārya ou de um receptor espiritual." Vidura foi um śūdra de nascença. Agora, como ele se tornou um pregador?

A razão é - "De acordo com o Śrī Caitanya Mahāprabhu, ninguém que está conversando sobre o conhecimento transcendental ou a ciência de Deus seja um brāhmaṇa ou um śūdra, um caseiro ou um sannyāsī, é qualificado a se tornar um mestre espiritual". Não que, por ele ter nascido śūdra, ele não possa pregar, tomar o posto de um ācārya ou mestre espiritual. Essa não é a filosofia de Caitanya. A filosofia de Caitanya não tem nada a ver com esse corpo, o corpo externo. A fiosofia de Caitanya se refere à alma. Esse movimento é o movimento de elevar a alma, salvar a alma da degradação. Portanto, as pessoas às vezes ficam surpresas. No conceito corpóreo de vida, as mesmas atividades serão karma. Na plataforma da vida espiritual, o mesmo karma se tornará bhakti. O mesmo karma será bhakti. Então, bhakti não é inatividade. Bhakti é toda a atividade. Yat karoṣi yaj juhoṣi yad aśnāsi yat tapasyasi kuruṣva tad mad-arpaṇam (BG 9.27). Então, isso é bhakti, bhakti-yoga. Kṛṣṇa diz a todos: "Se você não consegue desistir do seu karma, então está tudo bem. Mas o resultados do seu karma, me dê todos. Então, isso será bhakti".

Então, Vidura foi Yamarāja. Ele não foi só Yamarāja, tolo, mas ele é uma das grandes autoridades. Existem doze autoridade mencionadas nos śāstras. Uma delas é Yamarāja. Balir vaiyāsakir vayam. Isso é listado no Śrīmad-Bhāgavatam. Yamarāja é um dos GBC de Kṛṣṇa. Sim. Como temos doze GBC's, similarmente, Kṛṣṇa tem doze GBC's.

svayambhūr nāradaḥ śambhuḥ
kumāraḥ kapilo manuḥ
prahlādo janako bhīṣmo
balir vaiyāsakir vayam
(SB 6.3.20)

Esses doze homens são autorizados para pregar a Consciência de Kṛṣṇa . Então, temos que seguir. Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ(CC Madhya 17.186). Portanto, criamos esse GBC. Então, eles deveríam ser homens muito responsáveis. Do contrário, eles serão punidos por se tornarem śūdra. Apesar de Yamarāja ser um GBC, ele cometeu um pequeno erro. Ele foi punido por se tornar um śūdra. Então, aqueles que são GBC's deveríam ser muito cuidadosos ao administrar o trabalho da ISKCON. Do contrário, eles serão punidos. Assim como o posto é muito bom, a sua punição é também muito boa. Essa é a dificuldades. Você pode ver do exemplo de Vidura. Ele foi imediatamente punido. Ele comoteu pequenos erros. Porque os ṛṣis, os munis, eles o darão o que merece.