PTBR/Prabhupada 0366 - Vocês todos se tornem gurus mas não digam absurdos



Lecture on SB 6.1.21 -- Honolulu, May 21, 1976

A útltima admissão de Caitanya Mahāprabhu diz: kṛṣṇas tu bhagavān svayam (SB 1.3.28). Yāre dekha tāre kaha kṛṣṇa-upadeśa (CC Madhya 7.128) Caitanya Mahāprabhu's, essa propaganda do Movimento para a Consciência de Kṛṣṇa. O que é propaganda? Ele diz que "Todos vocês deveriam se tornar gurus". Ele não quer imitações esfarrapadas de gurus, mas gurus reais. Isso é o que ele quer, pelo fato de as pessoas estarem na escuridão, precisamos de uitos milhões de gurus para iluminá-los. Portanto, a missão de Caitanya Mahāprabhu é, como ele disse, que "Todos se tornem um guru". Āmāra ājñāya guru haya tāra ei deśa. Você não tem ido países estrangeiros. Onde quer que você esteja, você ensina. Se torna um guru. Não importa. Ei deśa, ele diz. Ei deśa. Você pode ir a outro país, mas isso não é necessário. Em qualquer vila, qualquer país ou cidade onde você estiver, você pode se tornar um guru. Essa é a missão de Caitanya Mahāprabhu. Āmāra ājñāya guru haya tāra ei deśa. "Esse país, esse lugar". Então. "Mas eu não tenho qualificação. Como eu posso me tornar um guru?" Não há necessidade de qualificação. "Ainda assim, eu posso me tornar um guru?" Sim. "Como?" Yāre dekha tāre kaha kṛṣṇa-upadeśa: (CC Madhya 7.128) "Quem quer que você encontre, você simplesmente o instrui sobre o que Kṛṣṇa disse e é só isso. Você se torna um guru". Todos estão muito ansiosos para se tornarem gurus, mas os malandros não sabem como fazer isso, uma coisa simples. Tantos gurus vêm da Índia para esse paíz, mas são todos malandros e não vão instruir as pessoas sobre o que Kṛṣṇa disse. Talvez, pela primeira vez isso começou na Consciência de Kṛṣṇa. Pelo contrário, os malandros instruíram sobre outras coisas,, algumas meditações, isso, aquilo, tudo traições.

O verdadeiro guru é aquele que instrui sobre o que Kṛṣṇa disse, não para lucrar com o seus ensinamentos. Não. Isso é Caitanya Mahāprabhu. Não há necessidade de lucro. A instrução já está lá. Você só tem quedizer: "Isso é isso". Apenas. É uma tarefa difícil? "O fai disse: "Esse é o microfone". Uma crianã pode dizer: "Mau pai disse que isso é um microfone". E então a criança se torna um guru. Qual é a dificuldade? A autoridade, o pai, disse: "Isso é microfone". Então, a criança só poderá dizer o mesmo. Da mesma forma, Kṛṣṇa diz que "Eu sou o Supremo". Então, eu digo: "Kṛṣṇa é o Supremo". Onde está a minha dificuldade, a menos que eu ensine os outros a se tornarem Kṛṣṇa, ou o Supremo? Isso é traição. Mas se eu digo a simples verdade, que "Kṛṣṇa é a Suprema Personalidade de Deus que ele é o proprietário de tudo e que é para ser adorado", qual é a minha dificuldade?

Essa é a nossa missão. Todos vocês que vieram ao Movimento para a Consciência de Kṛṣṇa, esse é o nosso pedido: que vocês todos se tornem gurus mas não digam absurdos. Esse é o pedido. Simplesmente falar sobre o que Kṛṣṇa falou. Então, você se torn um brāhmaṇa. Você será um guru, e tudo. Muito obrigado.