PTBR/Prabhupada 0394 - O Significado para Nitai-Pada-Kamala

From Vanipedia
Jump to: navigation, search

O Significado para Nitai-Pada-Kamala
- Prabhupāda 0394


Purport to Nitai-Pada-Kamala -- Los Angeles, January 31, 1969

Nitāi-pada-kamala, koṭi-candra-suśītala, je chāyāy jagata jurāy. Esta é uma canção por Narottama dāsa Ṭhākura, um grande ācārya da Gauḍīya-vaiṣṇava-sampradāya. Ele escreveu muitas canções sobre a filosofia Vaiṣṇava, e elas estão aprovadas como completamente correspondente com as instruções védicas. Então aqui Narottama dāsa Ṭhākura está cantando que "O mundo inteiro está sofrendo sob o fogo ardente da existência material. Portanto, se alguém toma o refúgio dos pés de lótus do Senhor Nityānanda..." Cujo aniversário é hoje, 31 de janeiro de 1969. Assim, devemos saborear esta instrução de Narottama dāsa Ṭhākura que, a fim de obter alívio das dores do fogo ardente da existência material, deve-se tomar refúgio nos pés de lótus do Senhor Nityānanda, porque é tão refrescante como os raios da lua, combinados em conjunto, a milhões de luas. Isso significa que pode-se encontrar imediatamente atmosfera pacífica. Assim como um homem que trabalha o dia todo, e se ele vem sob a luz da lua, ele sente alívio.

Da mesma forma, qualquer homem materialista que está sob o abrigo do Senhor Nityananda vai sentir imediatamente este alívio. Então ele diz:

nitāi-pada-kamala, koṭi-candra-suśītala,
je chāyāy jagata jurāy,
heno nitāi bine bhai, rādhā-kṛṣṇa pāite nāi,
dharo nitāi-caraṇa du'khani

Ele diz que "Se você está ansioso para voltar para casa, voltar ao Supremo, e tornar-se associado com Rādhā e Kṛṣṇa, em seguida, a melhor política é tomar o abrigo de Nityānanda." Então ele diz, se sambandha nahi jā'r, bṛthā janma gelo tā'r: "Aquele que não tem sido capaz de entrar em contato com Nityānanda, então deve-se pensar sobre si mesmo que está simplesmente estragado sua valiosa vida". Bṛthā janma gelo, bṛthā significa por nada, e janma significa vida. Gelo tā'r, estragado. Porque ele não fez conexão com Nityānanda. O Nityānanda, o próprio nome sugere... Nitya significa eterno. Ānanda significa prazer. O prazer material não é eterno. Essa é a distinção. Portanto, aqueles que são inteligentes, eles não estão interessados ​​nesse prazer oscilatório do mundo material. Cada um de nós, como entidade viva, estamos em busca de prazer. Mas o prazer que estamos buscando, este é oscilatório, temporário. Isso não é prazer. O verdadeiro prazer é nityānanda, prazer eterno. Então, quem não tem contato com Nityānanda, deve considerar que a sua vida está estragada.

se sambandha nāhi jā'r, bṛthā janma gelo tā'r,
sei paśu boro durācār

Narottama dāsa Ṭhākura usa aqui palavras muito duras. Ele diz que esse ser humano é um animal, um animal incontrolável. Como existem alguns animais que não podem ser domesticados, então qualquer pessoa que não tenha contactado Nityananda, ele deve ser considerado como um animal selvagem. Sei paśu boro durācār. Por quê? Porque nitāi nā bolilo mukhe: "Ele nunca proferiu o santo nome de Nityānanda." E majilo saṁsāra-sukhe, "e torna-se incorporado nessa felicidade material." Vidyā-kule ki koribe tār. "Que tolo não sabe, que de que forma a sua educação, e família, e tradição e nacionalidade irá ajudá-lo?" Estas coisas não podem ajudá-lo. Todas estas coisas são temporárias. Simplesmente, se queremos prazer eterno, precisamos entrar em contato com Nityānanda. Vidyā-kule ki koribe tār. Vidyā significa educação, e kula significa família, nacionalidade. Assim, podemos ter uma ligação familiar muito agradável, ou podemos ter muito bom prestígio nacional, mas depois que este corpo terminar, essas coisas não vão me ajudar. Eu vou levar o meu trabalho comigo, e de acordo com esse trabalho, terei de aceitar à força um outro tipo de corpo. Pode ser algo diferente do corpo humano. Então, essas coisas não podem nos proteger ou nos dar o verdadeiro prazer. Assim, Narottama dāsa Ṭhākura informa que vidyā-kule ki koribe tār. Então ele diz: ahaṅkāre Matta hoiyā. "Estar enlouquecido após falso prestígio e identificação..." Identificação falsa com o corpo e o prestígio da relação do corpo, isto é chamado de ahaṅkāre matta hoiyā. Torna-se louco após este falso prestígio. Ahaṅkāre matta hoiyā, nitāi-pada pāsariyā. Devido a este falso prestígio estamos pensando, "Oh, o que é Nityānanda? O que Ele pode fazer por mim? Eu não me importo." Então esses são os sinais de falso prestígio. Ahaṅkāre matta hoiyā, nitāi-pada pāsa... asatyere satya kori māni. O resultado é que estou aceitando algo que é falso. Por exemplo, eu estou aceitando esse corpo. Este corpo, eu não sou este corpo. Portanto, com a identificação falsa eu estou me tornando enredado mais e mais. Assim, aquele que se ensoberbece com este falso prestígio, ahaṅkāre matta hoiyā, nitāi-pada pā... asatyere satya kori māni, ele aceita algo errado como certo. Então ele diz: nitāiyer koruṇā habe, braje rādhā-kṛṣṇa pābe. Se você é realmente sério sobre voltar para casa, voltar ao Supremo, em seguida, por favor, procure pela misericórdia de Nityānanda.

nitāiyer koruṇā habe, braja rādhā-kṛṣṇa pābe,
dharo nitāi-caraṇa du'khāni

"Por favor, agarre-se os pés de lótus de Nityānanda." Então ele diz: nitāiyer caraṇa satya. Pode-se pensar que, assim como nós nos agarramos a tantos abrigos, que neste mundo material, mais tarde, provam ser falsos, Da mesma forma, nós supomos que nos agarrar aos pés de lótus de Nityānanda - pode também revelar-se falso. Mas Narottama dāsa Ṭhākura garante, que nitāiyer caraṇa satya: "Não é falso. Porque Nityānanda é eterno, Seus pés de lótus também são eternos." Tāṅhāra sevaka nitya. E qualquer um que toma ao serviço de Nityānanda, ele também se torna eterno. Sem ser eterno, ninguém pode servir ao eterno. Esse é o preceito védico. Sem se tornar Brahman, não se pode abordar o Brahman Supremo. Assim como sem ser fogo, ninguém pode entrar no fogo. Sem ser água, ninguém pode entrar na água. Da mesma forma, sem estar plenamente espiritualizado, ninguém pode entrar no reino espiritual. Então, nitāiyer caraṇa satya. Se você se apegar aos pés de lótus de Nityānanda, então você se torna imediatamente espiritualizado. Assim como se você tocar a eletricidade, imediatamente você se torna eletrificado. Isso é natural. Do mesmo modo, Nityānanda é a felicidade eterna, se você tocar Nityānanda de alguma forma ou de outra, então você também se torna eternamente feliz. Tāṅhāra sevaka nitya. Portanto, aquele que está em contato com Nityānanda, ele se torna eterno.

nitāiyer caraṇa satya, tāṅhāra sevaka nitya,
dṛḍha kori' dharo nitāir pāy

Então, basta agarrá-Lo muito firmemente. Narottama boro duḥkhī, nitāi more koro sukhī. Na última, Narottama dāsa Ṭhākura, o compositor desta música, ele está apelando para Nityānanda, "Meu querido Senhor, eu sou muito infeliz. Então, Você por favor me faça feliz. E Você gentilmente me mantenha no canto de Seus pés de lótus." Essa é a soma e a substância desta canção.