PTBR/Prabhupada 0409 - Não há questão de interpretação no Bhagavad-gita



Cornerstone Laying -- Bombay, January 23, 1975

Assim, a missão é muito, muito autorizada, e compreende uma grande alçada de atividades. Por isso o meu pedido é que os habitantes de Bombaim, especialmente aqueles que são os nossos membros, por gentileza tomem parte ativa sobre como fazer esta instituição muito bem sucedida em Bombaim. Assim, muitas senhoras e senhores estão presentes aqui. Nós estamos, o que estejamos fazendo não é um plano lunático ou mental. É autorizado, e de acordo com o padrão do Bhagavad-gita. Nosso movimento atual é baseado no Bhagavad-Gita - Bhagavad-Gita Como Ele É. Nós não interpretamos. Nós não interpretamos estupidamente, porque... Digo propositadamente esta palavra "estupidamente", por isso, por quê devemos interpretar as palavras de Krsna? Eu sou mais do que Krishna? Ou será que Krishna deixou alguma parte para ser explicada por mim, por interpretação? Então, qual é a importância de Krishna? Se eu dou a minha própria interpretação, pensando-me mais do que Krishna, isto é uma blasfêmia. Como posso me tornar mais do que Krishna? Se realmente queremos aproveitar este Bhagavad-gita, então temos de tomar o Bhagavad-Gita Como Ele É. Assim como Arjuna pegou. Arjuna, depois de ouvir o Bhagavad-gita, ele disse, sarvam etam ṛtaṁ manye: "Eu aceito todas as palavras, meu caro Keśava, tudo o que Você disse. Eu as aceito na totalidade, sem qualquer alteração. "Este é o entendimento do Bhagavad-gita, não que eu vou tomar proveito do Bhagavad-gita e vou interpretar no meu jeito tolo então as pessoas vão aceitar a minha filosofia. Este não é o Bhagavad-gita. Não há nenhuma questão de interpretação no Bhagavad-gita. Interpretação é permitida quando você não consegue entender. Quando as coisas estão claramente entendidas... Se eu disser: "Este é o microfone," todo mundo entende que isso é microfone. Onde está a necessidade de interpretá-lo? Não há necessidade. Isso é loucura, engano. Não pode haver qualquer interpretação no Bhagavad-gita. É... Tudo está claro ao ponto. Assim como Bhagavān Kṛṣṇa diz... Krsna não disse que "Vocês todos se tornem sannyāsī e desistam de seus deveres profissionais". Não. Kṛṣṇa diz, sva-karmaṇā tam abhyarcya saṁsiddhiḥ labhate naraḥ (BG 18.46). Você permanece em seu negócio. Você continua sua ocupação. Não há necessidade de mudanças. Mas ainda assim, você pode se tornar consciente de Krishna e tornar sua vida bem-sucedida. Esta é a mensagem do Bhagavad-gita. O Bhagavad-gita não vai fazer a ordem social ou ordem espiritual às avessas. Não. Ele deve ser padronizado de acordo com a autoridade. E a melhor autoridade é Krishna.

Então tornem este centro bem sucedido, senhoras e senhores de Bombaim. Temos lugar muito agradável. Estamos construindo assim e você pode vir aqui, ficar, pelo menos no fim de semana. Se você ficar, todos aqueles que estão aposentados ou senhores e senhoras idosos, eles podem vir aqui e ficar. Vamos ter lugar suficiente. Mas tente organizar estes princípios do Bhagavad-gita por todo o mundo. Esse será o dom da Índia. Caitanya Mahaprabhu desejou que qualquer um que tomasse nascimento na Índia, como ser humano, não os cães e gatos... Gatos e cães não podem tomar qualquer parte de fazer o bem para os outros. Ele disse,

bhārata-bhūmite manuṣya-janma haila yāra
janma sārthaka kari' kara para-upakāra
(CC Adi 9.41)

"Qualquer um que tenha tomado o seu nascimento como ser humano na Índia, Bhārata-bhūmi, antes de tudo torne sua vida bem-sucedida." Porque você tem o padrão, sobre como tornar a vida bem-sucedida. Aqui está o Bhagavad-gita. Tente entender isso, torne sua vida bem-sucedida, e, em seguida, transmita esta mensagem por todo o mundo. Isso é paropakāra. Então, na verdade, a Índia e as pessoas da Índia, eles são destinados para paropakāra. Não fomos feitos para explorar os outros. Essa não é a nossa missão. Na verdade, isso está sendo feito. Todo mundo vai para fora da Índia. Eles vão lá para explorar. Mas é pela primeira vez que a Índia está dando algo para as pessoas de fora, este conhecimento espiritual. E a prova você pode ver. Nós estamos dando, não estamos tomando. Nós não vamos implorar: "Dá-me de trigo, me dá dinheiro, dá-me isto, dá-me aquilo." Não. Estamos dando algo substancial, e eles estão se sentindo agradecidos. Caso contrário, por que esses rapazes e moças, que estão seguindo este movimento da consciência de Krishna? Eles estão sentindo alguma coisa, que eles estão recebendo algo tangível. Então ele tem potência, muito boa potência. Eles não estão se sentindo como americanos ou canadenses ou australianos. Nós também não estamos nos sentindo como indianos. Na plataforma espiritual nós somos um.

vidyā-vinaya-sampanne
brāhmaṇe gavi hastini
śuni caiva śva-pāke ca
paṇḍitāḥ sama-darśinaḥ
(BG 5.18)


Este é o verdadeiro aprendizado. Ātmavat sarva-bhūteṣu. Mesmo o grande político, Cāṇakya Paṇḍita, ele diz,

mātṛvat para-dāreṣu
para-dravyeṣu loṣṭravat
ātmavat sarva-bhūteṣu
yaḥ paśyati sa paṇḍitaḥ

Portanto, esta é uma grande cultura, Bhagavad-Gita Como Ele É. Então, essas senhoras e senhores responsáveis ​​estão presentes aqui, tornem este centro muito bem sucedido e venham aqui, estudar Bhagavad-gita como ele é, sem qualquer interpretação tola. Eu digo tola novamente porque a interpretação não é de todo necessária. Tudo está claro, desde o princípio.

dharma-kṣetre kuru-kṣetre
samavetā yuyutsavaḥ
māmakāḥ pāṇḍavāś caiva
kim akurvata sañjaya
(BG 1.1)

Então, muito claro.