PTBR/Prabhupada 0421 - As dez ofensas a evitar quando cantamos o Maha-mantra – 1 a 5



Lecture & Initiation -- Seattle, October 20, 1968

Madhudvisa: Śrīla Prabhupāda? Posso ler os 10 ofensas contra o santo nome?

Prabhupāda: Sim, por favor.

Madhudvisa: Nos temos a lista aqui?

Prabhupāda: Muito bom, vamos começar. Sim, voce leia.

Madhudvisa: `Os 10 ofensas que precisa evitar em cantar Hare Krishna.´ Numero um: Blasfemar os devotos do Senhor.

Prabhupāda: Agora tenta somente de entender isso. Nem um devoto do Senhor deve ser blasfemado. Não importa em qual país. Exatamente como o Senhor Jesus Cristo, ele é um grande devoto. E tambem Muçulmano, ele é tambem um grande devoto. Não é assim, que nos de Hare Krishna somos melhores devotos do que eles. Não pensa assim. Qualquer pessoa que esta pregando as glorias de Deus, ele é um devoto. Ele não deve ser blasfemado. Precisa respeitar todos os devotos. Proximo.

Madhudvisa: `Numero dois: considerando o Senhor Krishna no mesmo nível do que os semideuses, o achar que tem mais do que um Deus.´

Prabhupāda: Sim, exatamente assim como muitos enganadores falam que os semideuses são mesmo importante... Não, nos não adoramos os semideuses. As escrituras reveladas (vedas) falam que existem milhões e bilhões de semideuses. Especialmente esta acontecendo assim que principalmente as pessoas adoram Krishna ou Siva ou Durga. E eles falam que é a mesma coisa. Mentira. Nos não devemos adorar os semideuses como nos adoramos o Senhor Krishna. Respeitar sim, como qualquer outra alma individual. Ninguem é mais poderoso do que o Senhor. Ninguem é mesmo poderoso do que Krishna. Então não deixa-se ser enganado assim. Proximo.

Madhudvisa: `Numero 3: Negligenciar os ordems do mestre espiritual.´

Prabhupāda: Sim. O ordem do mestre espiritual deve ser cumprido como a única meta na sua vida. Pois todo vai esclarecer-se na sua vida. Proximo.

Madhudvisa: `Numero 4: Da pouco valor a autoridade das escrituras reveladas (Vedas).´

Prabhupāda: Sim, exatamente. Ninguem deve negligenciar a autoridade das escrituras reveladas. Isso tambem é uma ofensa. Proximo.

Madhudvisa: `Numero 5: Dar sua propria interpretação aos santos nomes de Deus.´

Prabhupāda: Sim, muito importante. Exatamente como nos somos cantando Hare Krishna, exatamente assim como no dia passado quando um rapaz chegou falando que o poder de cantar Hare Krishna era somente imaginação. Não é imaginação. Com o nome `Krishna´nos somos invocando todo o poder de Deus. Com o nome `Hare´nos somos ivocando o amor, a misericordia de Deus. E nos somos orando, meditando que, `Por favor querido Deus me ocupe no seu serviço amoroso.´Isso é o significado de Hare Krishna. Não tem outra interpretação. Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Nossa unica meditação é, `O querido Deus (Krishna), O Deus de Amor (Hare), O Deus de Poder (Rama), por favor me ocupe no seu serviço amoroso eterno.´Só isso. Não existe uma outra tradução autentica.