PTBR/Prabhupada 0430 - Caitanya Mahaprabhu diz que cada nome de Deus é tão poderoso quanto Deus



Lecture on BG 2.11 -- Edinburgh, July 16, 1972

nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktis
tatrārpitā niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ
etādṛśī tava kṛpā bhagavan mamāpi
durdaivam īdṛśam ihājani nānurāgaḥ
(CC Antya 20.16)

Caitanya Mahāprabhu diz que cada nome de Deus é tão poderoso quanto Deus. Porque Deus é absoluto, portanto, não há diferença entre o Seu nome, forma, passatempos. Nada é diferente de Deus. Isso é o conhecimento absoluto. Advaya-jñāna. Então, se você cantar o santo nome de Deus, isto significa que você está diretamente em contato com Deus. Porque o nome não é diferente de Deus. Tente entender. Da mesma forma, se você tocar o fogo, ele vai agir. Se você não sabe, ou sabe, qual é a qualidade do fogo, isso não importa. Se você tocar fogo, ele vai agir. Da mesma forma, se você realmente cantar o santo nome de Deus, ele vai agir. O exemplo é, assim como você coloca uma barra de ferro no fogo, ela torna-se quente, mais quente, e, gradualmente, torna-se vermelho quente. Pela associação com o fogo, a barra de ferro torna-se fogo. A barra de ferro não é o fogo. Mas pela associação com o fogo, ela torna-se tão boa quanto o fogo, de modo que quando ela está vermelho quente, e você toca em qualquer lugar, a barra de ferro vai queimar. Da mesma forma, se você se mantém sempre em contato com Deus, então, gradualmente, você se torna piedoso. Você não se torna Deus, mas você se torna piedoso. E assim que você se torna piedoso, então todas as suas qualificações piedosas vão aparecer. Esta é a ciência. Tente entender. Nós somos parte e parcela de Deus, todos os seres vivos. Você pode estudar Deus, o que é Deus, através do estudo de si mesmo. Porque eu sou parte, e, assim como, a partir de um saco de arroz, se você pegar alguns grãos de arroz, você vê, você pode entender qual qualidade do arroz está lá no saco. Da mesma forma, Deus é grande, tudo bem. Mas se nós simplesmente estudamos a nós mesmos, então podemos entender o que é Deus. Assim como você pega uma gota de água do mar. Você pode entender qual é a composição química do oceano. Você pode entender. Então, isto é chamado de meditação, estudar a si mesmo: "O que eu sou?" Se alguém realmente estudou a si mesmo, então ele pode entender Deus também. Agora pegue, por exemplo, "O que eu sou?" Mesmo que você medite sobre si mesmo, você pode entender que você é uma pessoa individual. A pessoa individual significa que você tem a sua própria opinião, eu tenho a minha própria opinião. Por isso às vezes discordamos. Porque você é indivíduo, eu sou indivíduo. E porque nós somos todos indivíduos, como parte integrante de Deus, então Deus também deve ser indivíduo. Este é o estudo. Como eu sou uma pessoa, então Deus também é pessoa. Deus não pode ser impessoal. Se consideramos Deus como o pai original, o pai supremo... A religião cristã acredita. Todas as outras religiões acreditam. E também nós acreditamos, Bhagavad-gita. Porque Krishna diz, ahaṁ bīja-pradaḥ pitā (BG 14.4), "Eu sou o pai original de todas as entidades vivas." Então, se Deus é o pai de todas as entidades vivas e todos nós, entidades vivas, somos indivíduos, como Deus pode ser impessoal? Deus é uma pessoa. Isso é chamado de filosofia; isto é chamado lógica.

Agora, aqui, neste mundo, temos experiência que queremos amar alguém. Alguém. Mesmo no reino animal. Um leão também ama os filhotes. O amor está lá. Prema, ele é chamado prema. Assim, portanto, este caso amoroso existe também em Deus. E quando entramos em contato com Deus nossas relações serão absolutamente na base do amor. Eu amo Krishna, ou Deus, e Krishna me ama. Esta é a nossa troca de sentimentos. Assim, deste modo, a ciência de Deus, mesmo sem ler toda a literatura védica - é claro, isto iria ajudá-lo - se você estudou profundamente o que é Deus, você pode entender Deus. Porque eu sou uma amostra de Deus, eu sou partícula minúscula. Assim como a partícula de ouro é ouro. A gota de água do mar também é salgada. O mar também é salgado, você pode entender. Da mesma forma, ao estudar a nossa individualidade, ao estudar as nossas propensões, podemos entender o que é Deus. Este é um dos lados. E aqui, Deus se apresenta pessoalmente, Krishna. Ele diz: "Yadā yadā hi dharmas... (pausa) ...Devotos santos e para matar os demônios, eu apareço." Mas o que importa é que Deus é absoluto. Tanto a liberação dos devotos, quanto a morte dos demônios, são a mesma coisa para Ele. Porque nós aprendemos com a literatura védica que demônios que são mortos pela Personalidade de Deus, eles também vão para a mesma salvação, ponto de liberação. Porque ele é morto por Deus, ele está tocado por Deus.

Por isso, é uma grande ciência. Não é sentimentalismo. Baseia-se em filosofia e literatura védica autorizada. Então, o nosso único pedido é que você tente levar este movimento muito sério e você será feliz.