PTBR/Prabhupada 0432 - Enquanto você estiver lendo, o sol é incapaz de tirar sua vida



Lecture on SB 2.3.17 -- Los Angeles, June 12, 1972

Pāvakaḥ. Dahati pāvakaḥ (BG 2.23). Assim, os cientistas modernos, eles dizem que não há vida no planeta sol, no globo do sol. Mas isso não é um fato. O que é o globo do sol? É um planeta de fogo, isso é tudo. Mas a alma espiritual pode viver no fogo, e ela recebe um corpo ardente. Assim como aqui, neste planeta, na Terra, temos este corpo terrestre. Pode ser muito bonito, mas é terra. Simplesmente pela manipulação da natureza. Assim como nós estamos vindo... Karandhara me mostrou. O plástico, algumas árvores. Então eles fizeram a árvore de plástico exatamente parecida com a árvore. Mas não é árvore. Do mesmo modo, este corpo é tão bom como o corpo de plástico. Não tem nenhum valor. Então tyaktvā deham. Então, quando Krishna diz que depois de abandonar este corpo... Mas este corpo é um corpo de plástico. Assim como você tem camisa de algodão ou camisa de plástico ou muitas outras. Você pode abandonar. Isso não significa que você morre. Isso também é explicado no Bhagavad-gita: vāsāṁsi jīrṇāni yathā vihāya (BG 2.22). Quando alguém abandona um vestido velho por um novo, Da mesma forma, a morte significa abandonar este corpo de plástico, e tomar mais um corpo de plástico. Isto é a morte. E, novamente, sob esse corpo de plástico, você tem que trabalhar.

Se você receber um belo corpo, então você pode trabalhar bem. Se você receber o corpo de um cão, então você age como cão. De acordo com o corpo. Então tyaktvā deham. Krishna diz que "Qualquer um que Me entende em verdade..." Então, como você vai entender? Simplesmente se você ouvir sobre Ele, então você vai entender. Então você vai entender. Então audição não é tarefa muito difícil. Mas você deve ouvir a partir da alma realizada. Isto é... Satāṁ prasaṅgān mama vīrya-saṁvidaḥ. Se você ouvir de um homem profissional, isto não será eficaz. Ouvir deve ser a partir de um sadhu, de um devoto, dos lábios do devoto. Assim como Śukadeva Gosvāmī estava falando para Mahārāja Pariksit. Então... se você ouviu a si mesmo, ou se leu os livros, você vai salvar sua vida. Se você simplesmente ler o Livro de Krishna, ou Bhagavad-gita, ou Ensinamentos do Senhor Caitanya, então você sabe o... Enquanto você está lendo, o sol é incapaz de tirar sua vida. Não é possível para o sol tirar sua vida. Portanto, se você lê constantemente, então onde está a oportunidade do sol tirar sua vida? Isso significa que você está se tornando imortal. As pessoas estão muito ansiosas para se tornarem imortais. Ninguém quer morrer. Todo mundo sabe que "eu vou morrer". Mas se houver algum perigo imediato, fogo, imediatamente você vai para longe desta sala. Por que? Eu não desejo morrer. Eu não desejo morrer. Embora eu saiba que devo ter que morrer. Ainda assim, por que eu vou embora? Eu sei disso... "Oh, que haja fogo. Eu tenho que morrer hoje ou amanhã. Deixe-me morrer." Não. Eu não desejo morrer. Portanto eu vou embora. Esta é a psicologia. Então, todo mundo quer viver para sempre. Isso é um fato. Portanto, se você quer viver para sempre, então você tem que tomar a Consciência de Krishna. Portanto, o movimento para a consciência de Krishna é muito importante e agradável. Todo mundo quer viver. Deste modo, na verdade, se você quer viver, então tome a Consciência de Krishna. Este verso confirma. Āyur harati vai puṁsām udyann astaṁ ca yann asau. O sol está nascendo no início da manhã. A medida que nasce, gradualmente, ele está levando sua vida. Isso é tudo. Esse é o negócio. Mas se você quiser derrotar o sol... O sol é muito poderoso. É muito difícil de combater. Mas você pode lutar com o sol. Como? Simplesmente lendo kṛṣṇa-kathā, as palavras de Krishna. Uttama-śloka-vārtayā. Vārtayā. Uttama-śloka, Kṛṣṇa. Portanto, este é o processo simples. Não perca seu tempo falando bobagem. Portanto Rūpa Gosvāmī informou, atyāhāraḥ prayāsaś ca prajalpo niyamāgrahaḥ. Prajalpaḥ.

atyāhāraḥ prayāsaś ca
prajalpo niyamāgrahaḥ
jana-saṅgaś ca laulyaṁ ca
ṣaḍbhir bhaktir vinaśyati
(NOI 2)

Nossa vida devocional pode estar acabada, significa que pode estar confusa... Aqueles que estão na vida devocional, Consciência de Krishna, eles são afortunados. Esta fortuna pode ser arruinada por seis coisas. Seja cuidadoso. O que é isso? Atyāhāra. Atyāhāra significa comer mais do que o necessário, ou recolher mais do que o necessário. Āhāra. Āhāra significa coleta. Nós necessitamos recolher algum dinheiro, mas não devemos coletar mais do que o necessário. Isto nós não devemos. Porque se eu ganho mais dinheiro, então imediatamente Maya vai... "Por que você não gasta por mim?" Sim. Portanto, não coletar mais do que... O que você precisa, você coleta. Ou similarmente, āhāra significa comer. Não coma mais do que o necessário. Na verdade, temos de chegar ao ponto de nada, comer, dormir, acasalar e defender. E isso não é possível porque temos este corpo. Mas, o mínimo.