PTBR/Prabhupada 0448 - Nós devemos tomar lições sobre Deus a partir do Sastra, do Guru e de um Sadhu



Lecture on SB 7.9.3 -- Mayapur, February 17, 1977

Pradyumna: Tradução - "Depois disso o Senhor Brahma solicitou a Prahlada Maharaja, que estava muito perto dele: Meu querido filho, Senhor Nrsimha-deva está extremamente zangado com seu pai demoníaco. Por favor, vá em frente e apazigue o Senhor."

Prabhupāda:

prahrādaṁ preṣayām āsa
brahmāvasthitam antike
tāta praśamayopehi
sva-pitre kupitaṁ prabhum
(SB 7.9.3)

Então Nrsimha-deva estava muito, muito zangado. Agora a classe dos homens ateus, que não sabem qual é a natureza da Suprema Personalidade de Deus, eles vão dizer: "Por que Deus deveria ficar irritado?" Então Deus, por que Ele não deveria estar com raiva? Deus deve ter tudo; caso contrário, como Ele é o Deus completo? Pūrṇam. A raiva também é outro sintoma de qualidade de vida. A pedra não fica com raiva, porque ele é pedra. Mas qualquer ser vivo, ele fica irritado. Isso é uma qualidade. E por que Deus não deveria estar com raiva? Eles imaginam Deus; não que eles tenham, de fato, qualquer concepção de Deus. Eles imaginam que "Deus deve ser assim. Deus deve ser não-violento. Deus deve ser muito tranquilo." Por quê? De onde vem a raiva? Ela vem de Deus. Caso contrário, não há existência de raiva.

Tudo está lá. Janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Essa é a definição de Brahman. O que quer que nós tenhamos como experiência e tudo o que nós não temos experiência... Nós não temos experiência em tudo. Assim como sobre Nrsimha-deva é dito Laksmi também não tinha experiência, que o Senhor podia tornar-se metade leão, metade homem. Nem mesmo Laksmi, o que falar dos outros. Laksmi, ela é companheira constante do Senhor. Assim, diz-se, aṣruta. O que é isso? Adṛṣṭa. Adṛṣṭa aṣruta pūrvatvāt. Ela ficou com medo porque ela também nunca viu, tal forma gigantesca, e metade leão, metade homem. Deus tem muitas formas: advaita acyuta anādi ananta-rūpam (Bs. 5.33). Ananta-rūpam; ainda, advaita. Assim, no Bhagavata diz-se que as encarnações de Deus são exatamente como as ondas do rio ou do mar. Ninguém pode contar. Você vai ficar cansado, se você desejar contar o número de ondas. É impossível. Então, as encarnações de Deus são tantas como as ondas no mar. Então você não pode contar as ondas; portanto, você não pode entender, quantas encarnações Ele tem. Mesmo Laksmi, mesmo Anantadeva, eles não conseguem. Portanto, a nossa experiência - muito limitada. Por que deveríamos dizer que "Deus não pode ter isso, Deus não pode ter..." assim? Isto é ateísmo. Eles fazem seção. Eles dizem... Nem mesmo em nosso chamado Ārya-samājī védico, eles afirmam que Deus não pode tomar encarnação. Por quê? Se Deus é todo-poderoso, então por que Ele não seria capaz de aceitar encarnação? Portanto, não devemos ter aulas sobre Deus com esses patifes. Devemos tirar lições de Deus a partir do śāstra, do guru e de um sādhu - aquele que tem visto a Deus, tattva-darśina. Tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā, upadekṣyanti tad jñānam (BG 4.34). Tad jñānam significa conhecimento espiritual. Tad-vijñānam.

tad-vijñānartham sa gurum evābhigacchet
samit-pāṇiḥ śrotriyaṁ brahma-niṣṭham
(MU 1.2.12)

Então tad-vijñānam, você não pode imaginar, especular. Isso não é possível. Você tem que aprender isto com uma pessoa que é tattva-darśinaḥ, que tem visto a Deus. Mesmo vendo, você não pode... Assim como Lakṣmīdevi, ela está vendo a cada momento, constantemente. Mesmo que ela não saiba. Asruta-purva. Adrstāsruta-purva. Portanto, tudo o que vemos ou não vemos, está tudo lá. Ahaṁ sarvasya prabhavaḥ (BG 10.8). Kṛṣṇa diz, "Tudo o que você vê, o que quer que você experimente, eu sou a origem de tudo." Então a raiva deve estar lá. Como você pode dizer que "Deus não deveria estar com raiva. Deus não deveria ser assim. Deus não deveria..."? Não, isso não é um fato. Essa é a nossa inexperiência.