PTBR/Prabhupada 0451 - Você não sabe quem é devoto, como adoro-lo, então nós permanecemos Kanistha



Lecture on SB 7.9.4 -- Mayapur, February 18, 1977

Prabhupāda: Portanto, este devoto puro, muito qualificado, faz um mahā-bhāgavata. Mas existem etapas. O mahā-bhāgavata, desde o nascimento, este é chamado de nitya-siddha. Eles são eternamente siddha, perfeito. Eles vêm para algum propósito. Então Prahlāda Mahārāja veio para este fim, aqueles os demônios, mesmo que ele seja seu pai, ele iria dar-lhe muitos problemas porque ele é consciente de Krishna. Esta é a instrução. Prahlada Maharaja quis mostrar isso pela ordem de Krishna. Hiranyakasipu também veio - como se tornar inimigo de Krishna; e Prahlada Maharaja veio, mostrar, para mostrar como se tornar um devoto. Isto está acontecendo.

Então mahā-bhagavata... Kaniṣṭha-adhikārī, madhyama-adhikārī and mahā-bhāgavata, ou uttama-adhikārī. Kaniṣṭha-adhikārī, no início eles têm que ser ensinados a adorar a Deidade muito perfeitamente. De acordo com a instrução do śāstra, de acordo com a instrução do guru, é preciso aprender como adorar a Deidade.

arcāyām eva haraye yaḥ
pūjāṁ śraddhāyehate
na tad-bhakteṣu cānyeṣu
sa bhaktaḥ prākṛtaḥ smṛtaḥ
(SB 11.2.47)

Mas é preciso fazer avanço. Este é o avanço do serviço devocional. Por simplesmente continuarmos presos em adoração à Deidade, nós não sentimos pelos outros - na cānyeṣu na tad-bhakta - você não sabe quem é devoto, como adorá-lo, então continuamos kaniṣṭha-adhikārī. E madhyama-adhikārī significa que ele deve conhecer a sua posição, a posição dos outros, posição do devoto, a posição de Deus, e isto é madhyama-adhikari. Īśvare tad-adhīneṣu bāliśeṣu dviṣatsu ca (SB 11.2.46). Ele vai ter quatro tipos de visão: Bhagavān, īśvara; tad-adhīneṣu, ele é aquele que tomou abrigo de Bhagavan - o que significa devoto - īśvare tad-adhīneṣu; baliśu, crianças inocentes, assim como essas crianças, Baliśa, arbhakaḥ; e dviṣatsu, invejoso. A madhyama-adhikari pode ver essas quatro pessoas diferentes, e ele lida com eles de maneira diferente. O que é isso? Prema-maitri-kṛpopekṣā. Īśvara, amar a Deus, Krishna, prema. E maitrī. Maitrī significa fazer amizade. Aquele que é devoto, nós devemos fazer amizade com ele. Nós não devemos ter inveja; devemos tornar amigo. Maitri. E inocente, como estas crianças, krpa - mostrar-lhes misericórdia, como eles vão se tornar devotos, como eles vão aprender a cantar, dançar, dar-lhes comida, dar-lhes educação. Isso é chamado de krpa. E por último, upekṣā. Upekṣā significa que aqueles que são invejosos, não aceite, não se associe com eles. Upekṣā. "Não, deixe-o..."

Mas mahā-bhāgavata, ele não faz qualquer upekṣā. Ele ainda ama aqueles que são dviṣatsu. Assim como Prahlada Maharaja. Prahlada Maharaja, seu pai era muito, muito invejoso. Ainda assim, Prahlada Maharaja recusou a aceitar qualquer benção para seu benefício pessoal, mas ele implorou ao Senhor Nrsimha-deva para desculpar seu pai, que "Meu pai tem..." Ele não pediu nada pessoal. Mas ainda assim, ele sabia que "Ao longo da minha vida, meu pai tinha jogado na parte do inimigo, ofendendo, por isso... (pausa) Portanto, esta é a oportunidade. Vou pedir Senhor para desculpar o meu pai." Então Krishna sabia disso. Seu pai já foi desculpado. Porque ele se tornou pai de Prahlada Maharaja ele já se tornou bem-aventurado. Não é uma coisa comum ter um filho tão bom. Assim, logo que Prahlada Maharaja pediu a Nrsimha-deva "Por favor, desculpe meu pai" por isso Ele imediatamente disse: "Não só o seu pai - seu pai, seu pai, seu pai, todo mundo está entregue." Assim, devemos tomar lição de Prahlada Maharaja que, se uma criança se torna um devoto na família, ele é o melhor filho, o melhor. Ele está dando o melhor serviço para a família. Mas os patifes, eles consideram o contrário, que "Meu filho se tornou devoto. traga-o de volta por desprogramação, por seqüestro. "As pessoas são muito patifes. Entende? Eles não consideram isso como um grande benefício que "Meu afortunado filho tornou-se um devoto. Toda a minha família vai ser entregue. "Mas eles não têm conhecimento. Eles não têm cérebros. Por isso eu digo que não é lavagem cerebral, é doação cerebral. Eles não têm cérebro. (Risos) Então, leve isso muito a sério e faça-o muito bem.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya!