PTBR/Prabhupada 0457 - Única escassez é consciência de Krishna



Lecture on SB 7.9.6 -- Mayapur, February 26, 1977

Ciência significa não apenas observação, mas experimentação também. Isso é completo. Caso contrário, teoria. Não é ciência. Então eles têm teorias diferentes. Que qualquer pessoa pode apresentar. Aquilo não é... Mas o fato real é que Kṛṣṇa é espiritual e Ele é o Supremo. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Este é o preceito védico. Deus é o nitya supremo, eterno, e a entidade viva suprema. No dicionário também é dito, "Deus significa a entidade suprema" Eles não podiam entender "suprema entidade viva." Mas nos Vedas é dito não apenas suprema entidade, mas suprema entidade viva. Nityo nityānāṁ cetanaś cetānām eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Essa é a descrição de Deus. Por isso, é muito difícil de entender até mesmo a substância espiritual eo que dizer de Deus. O princípio do conhecimento espiritual é entender em primeiro lugar o que é espírito. E eles estão aceitando a inteligência ou mente como espírito. Mas isso não é espírito. Além disso. Apareyam itas tu viddhi me prakṛtim parā (BG 7.5).

Assim que esta perfeição, como Prahlāda Mahārāja teve, imediatamente ao tocar a Suprema Personalidade, também podemos ter-lo Há possibilidade, e muito facilmente, porque somos caídos, mandāḥ - muito lento, muito ruim. Mandāḥ e sumanda-matayo. E porque somos ruins, todo mundo tem produzido uma teoria. Sumanda. Mata. Mata significa "opinião". E o que é que a opinião? Não apenas mandā mas sumanda, muito, muito ruim. Sumanda-matayo. Mandah sumanda-matayo manda-bhāgyāḥ (SB 1.1.10), e todos desventurados, ou desafortunados. Por quê? Quando há conhecimento, eles não vão aceitar. Eles vão teorizar. Eles são desafortunados. Conhecimento pronto (para eles), mas eles vão teorizar É assim. É assa. É assim. Quiçá... Talvez... Isto está acontecendo. Portanto manda-bhāgyāh. Assim como, aqui há dinheiro. Um não vai pegar esse dinheiro. Ele vai trabalhar duro como os porcos e cães para ganhar dinheiro. Então isso significa desafortunado. Então mandāḥ sumanda-matayo manda-bhāgyāḥ. E porque manda-bhāgyāḥ, há upadrutaḥ, sempre perturbação, esta guerra, essa guerra, essa guerra. No princípio, a história inteira, simplesmente guerra. Por que a guerra? Por que há de luta? Não deve haver qualquer luta, porque tudo está completo, pūrṇam idam (Īśopaniṣad, Invocação). O mundo está repleto pela misericórdia do Senhor Supremo, porque é o reino... Este também é reino de Deus. Mas nós fizemos isto inferno lutando desnecessariamente. Isso é tudo. Caso contrário, é... Para um devoto - pūrṇam. Viśvaṁ pūrṇaṁ sukhāyate. Por que deveria haver luta? Deus forneceu tudo. Voce quer agua? Três quartos da terra está cheia de água. Mas que a água é salgada. Deus tem processo de como fazê-la doce. Você não pode fazer isso. Água que quiser. Há água suficiente. Por que deveria haver escassez? Agora ouvimos que na Europa eles estavam contemplando importação de água. (risos) Não era isso? Sim. Na Inglaterra eles estavam pensando em importar. Isso é possível? (risos) Mas esses cientistas malandros pensam assim. Eles vão importar. Por que não? A Inglaterra está rodeado por água. Por que você não pega a água? Não. Nire kari bas na me tilo piyas. "Eu estou vivendo na água, mas estou morrendo de sede." (risos) A filosofia destes malandros... Ou em... Eu acho que na nossa infância, lemos um livro, um livro "Moral Class", disse que havia uma história que um navio naufragado, e eles tomaram o abrigarem de um barco, mas alguns deles morreram de sede, porque eles não podiam beber água. Portanto, eles estavam vivendo neste água, mas eles morreram de sede.

Portanto, a nossa posição é assim. Tudo está é repleto. Ainda assim, estamos morrendo e lutando. Qual é a razão? A razão é que nós não seguimos Kṛṣṇa. Esta é a razão: ausência de consciência Kṛṣṇa. Meu Guru Mahārāja costumava dizer que o mundo inteiro está cheio de tudo. Única escassez é a consciência de Kṛṣṇa. Única escassez. Caso contrário, não há escassez. Tudo está cheio. E se você aceitar a instrução de Kṛṣṇa você vai ser feliz imediatamente. Você pode fazer o mundo inteiro feliz. Esta instrução de Kṛṣṇa no Bhagavad-gītā, tão perfeito. Deve ser perfeito, porque está vindo de Kṛṣṇa. Não é uma assim chamada teoria cientista. Não. Instrução perfeito. E se nós seguimos a instrução, se nós utilizamos praticamente, então o mundo inteiro, viśvaṁ pūrṇaṁ sukhāyate.