PTBR/Prabhupada 0467 - Porque eu tomei abrigo aos pés de lótus de Krishna, eu estou seguro



Lecture on SB 7.9.8 -- Mayapur, February 28, 1977

Prabhupāda: Então Prahlāda Mahārāja, uma personalidade tão elevada, a autoridade, ele é tão humilde, diz ele, kiṁ toṣṭum arhati sa me harir ugra-jāteḥ: "Eu nasci em uma família muito feroz. Certamente eu herdei a qualidade do meu pai, da minha família, família demoníaca. E pessoas como o Senhor Brahmā e outros semideuses, eles não podiam satisfazer o Senhor, e o que devo fazer?" Um Vaiṣṇava pensa assim. Vaiṣṇava, Prahlāda Mahārāja, embora ele seja transcendental, nitya-siddha, ele está pensando, identificando-se com sua família. Assim como Haridāsa Ṭhākura. Haridāsa Ṭhākura não entrava no templo de Jagannātha. A mesma coisa, há quinhentos anos, eles não permitiam ninguém, exceto os hindus no templo de Jagannātha. A mesma coisa ainda está acontecendo. Mas Haridāsa Ṭhākura nunca entrou pela força. Ele pensou consigo mesmo: "Sim, eu sou uma pessoa de baixo grau, nascido em família de baixo grau. Por que eu deveria incomodar os pūjārīs e outros que estão diretamente envolvidos com Jagannātha? Não, não." Sanātana Gosvāmī, ele não chegou perto da porta do templo. Ele pensou consigo mesmo, "Ao me tocar, os pūjārīs ficarão impuros. Melhor eu não ir." Mas o próprio Jagannātha estava indo vê-lo diariamente. Esta é a posição do devoto. O devoto é muito humilde, mas para provar a qualidade dos devotos, o Senhor cuida deles. Kaunteya pratijānīhi na me bhaktaḥ praṇaśyati (BG 9.31).

Assim, devemos sempre depender da segurança de Kṛṣṇa. Em quaisquer circunstâncias, qualquer posição perigosa, Kṛṣṇa... Avaśya rakṣibe kṛṣṇa viśvāsa pālana (Śaraṇāgati). Esta é a rendição. Render-se significa... Um dos itens é plena fé em Kṛṣṇa, que "Na execução do meu serviço devocional pode haver muitos perigos, mas porque eu tomei abrigo aos pés de lótus de Kṛṣṇa, estou seguro." Esta, esta fé para Kṛṣṇa.

samāśritā ye pada-pallava-plavaṁ
mahat-padaṁ puṇya-yaśo murāreḥ
bhavāmbudhir vatsa-padaṁ paraṁ padaṁ
padaṁ padaṁ yad vipadāṁ na teṣām
(SB 10.14.58)

Padaṁ padaṁ yad vipadāṁ na teṣām. Vipadam significa "posição perigosa." Padaṁ Padam, cada passo neste mundo material - na teṣām, não para o devoto. Padaṁ padaṁ yad vipadāṁ na teṣām. Isto é Śrīmad-Bhāgavatam. Mesmo do ponto de vista literário é muito elevado. Então Prahlāda Mahārāja... Assim como Kavirāja Gosvāmī. Ele está escrevendo Caitanya-caritāmṛta, e apresentando a si mesmo, ele diz,

purīṣera kīṭa haite muñi se laghiṣṭha
jagāi mādhāi haite muñi se pāpiṣṭha
mora nāma yei laya tāra puṇya kṣaya
(CC Adi 5.205)

Desta forma. O autor do Caitanya-caritāmṛta, ele apresenta a si mesmo: "O mais leve do que os vermes nas fezes." Purīṣera kīṭa haite muñi se laghiṣṭha. E no Caitanya-līlā, Jagāi-Mādhāi, dois irmãos que são supostamente os mais pecaminosos. Mas eles também, eles também foram entregues. Kavirāja Gosvāmī diz: "Eu sou mais pecaminoso do que a Jagāi-Mādhāi."

jagāi madhāi haite muñi se pāpiṣṭha
mora nāma yei laya tāra puṇya kṣaya

"Eu sou de tão baixa qualidade que, se alguém levar o meu nome, qualquer pequena ação piedosa que haja lá está perdida." Desta forma, ele está se apresentando. E Sanātana Gosvāmī, apresentando a si mesmo, nīca jāti nīca karma nīca saṅga... Eles não são artificiais. Um Vaiṣṇava realmente pensa assim. Isso é Vaiṣṇava. Ele nunca está orgulhoso de... E exatamente o oposto: "Oh, eu tenho isso. Eu tenho isto. Quem é igual a mim? Eu sou tão rico. Eu sou muito isso e aquilo. "Essa é a distinção.

Então nós temos que aprender isso tṛṇād api sunīcena taror api sahiṣṇunā e seguir a pegada de Prahlāda Mahārāja. Então, certamente seremos aceitos por Nṛsiṁha-deva, Kṛṣṇa, sem qualquer falha.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Prabhupāda!