PTBR/Prabhupada 0485 - Quaisquer Passatempos Feitos Por Krishna Que São Observados No Formulário Cerimonial Pelos Devotos



Lecture -- Seattle, October 18, 1968

Convidado: Eu gostaria que você explicasse a origem e significado do que você, o que eles chamam de o festival de carruagens Jagannātha.

Prabhupāda: O significado do festival Jagannātha é que, Quando Kṛṣṇa deixou Vṛndāvana. Kṛṣṇa foi criado por seu pai adotivo, Nanda Mahārāja. Mas quando Ele estava crescido, com 16 anos de idade, Ele foi levado por seu pai verdadeiro, Vasudeva, E Eles deixaram Vṛndāvana, Kṛṣṇa e Balarāma, dois irmãos, e... Eles eram residentes... Seu reino era em Dvārakā. Assim, em Kurukṣetra - Kurukṣetra é sempre dharma-kṣetra, peregrinação - houve algum lunar, eclipse solar, e muitas pessoas de muitas partes da Índia, vieram para tomar banho. Da mesma forma, Kṛṣṇa e Balarāma e Sua irmã Subhadra, Eles também vieram na moda real, com tantos soldados, e tantos... Assim como rei. Então, esses residentes de Vṛndāvana, eles encontraram Kṛṣṇa, e especialmente as gopis, elas viram Kṛṣṇa, e elas lamentaram: "Kṛṣṇa,Você está aqui, nós também estamos aqui, mas o lugar é diferente. Nós não estamos em Vṛndāvana. " Portanto, há uma longa história de como elas se lamentaram e como Kṛṣṇa as apaziguou. Este é um sentimento de separação, como os habitantes de Vṛndāvana sentiram a separação de Kṛṣṇa. Portanto, este... Quando Kṛṣṇa veio na carruagem, isto é chamado de Ratha-yātrā. Esta é a história de Ratha-yātrā. Assim, quaisquer passatempos feitos por Kṛṣṇa, que são observados na forma cerimonial pelos devotos. Então isto é o Ratha-yātrā.