PTBR/Prabhupada 0496 - Sruti Significa Que Nós Ouvimos Da Mais Alta Autoridade



Lecture on BG 2.14 -- Germany, June 21, 1974

Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é saber tudo perfeitamente, da autoridade suprema, Kṛṣṇa. Esse é o processo. Tad vijñānārthaṁ sa gurum eva abhigacchet (MU 1.2.12). A fim de compreender assunto que está além de nossa percepção, você tem que se aproximar de tal autoridade, que pode informá-lo. Exatamente da mesma forma: para entender quem é o meu pai está além da minha percepção, além da minha especulação, mas se eu aceitar a declaração credível da minha mãe, isso é conhecimento perfeito. Portanto, há três tipos de processos para entender, ou para avançar no conhecimento. Um deles é a percepção direta, pratyakṣa. A outra é autoridade, e a outra é śruti. Śruti significa ouvindo do Supremo. Assim, o nosso processo é śruti. Śruti significa que ouvimos da mais alta autoridade. Esse é o nosso processo, e isto é muito fácil. Mais alta autoridade, se Ele não está no padrão... Pessoas comuns, eles estão no padrão. Eles têm imperfeições. A primeira imperfeição é: o homem comum, eles cometem erro. Qualquer grande homem do mundo, você tem visto, eles cometem erro. E eles estão iludidos. Eles aceitam algo como realidade que não é a realidade. Assim como aceitamos este corpo como realidade. Isso é chamado de ilusão. Mas não é a realidade. "Eu sou alma". Essa é a realidade. Então, isso é chamado de ilusão. E então, com este conhecimento ilusório, conhecimento imperfeito, nós nos tornamos professores. Essa é outra trapaça. Eles dizem, todos estes cientistas e filósofos, "Talvez", "Pode ser." Então, onde está o seu conhecimento? "Pode ser" e "talvez". Por que você está tomando o lugar de um professor? "No futuro vamos entender." E qual é esse futuro? Você aceitaria um cheque pós-datado? "No futuro eu vou descobrir, e, portanto, eu sou cientista." O que é este cientista? E, acima de tudo, nossa imperfeição dos sentidos. Assim como nós estamos vendo um ao outro, porque há luz. Se não houver nenhuma luz, então qual é o poder da minha visão? Mas esses patifes eles não entendem que eles estão sempre com defeito, e ainda, eles estão escrevendo livros de conhecimento. Qual é o seu conhecimento? Devemos receber o conhecimento da pessoa perfeita.

Por isso estamos recebendo conhecimento de Kṛṣṇa, a Pessoa Suprema, a pessoa perfeita. E Ele está aconselhando que, se você quiser parar suas dores e prazer, então você deve fazer algum arranjo, de não aceitar este corpo material. Isto Ele está aconselhando, Kṛṣṇa, como evitar esse corpo material. Isto foi explicado. Este é o Segundo Capítulo. No Quarto Capítulo Kṛṣṇa disse, que: janma karma me divyam yo tattvataḥ Janati, tyaktvā deham punar janma naiti mām eti (BG 4.9). Simplesmente tente entender as atividades de Kṛṣṇa. Essas atividades de Kṛṣṇa estão lá na história, no Mahābhārata. Mahābhārata significa Grande Índia, ou Grande Bhārata, Mahābhārata, a história. Nesta história esse Bhagavad-gītā também está lá. Então, Ele está falando sobre si mesmo. Tente entender Kṛṣṇa. Este é o nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa Simplesmente tente entender Kṛṣṇa, Suas atividades. Ele não é impessoal. Janma karma me divyam. Karma significa atividades. Ele tem atividades. Por que Ele participa neste mundo, as atividades? Por que Ele vem?

Yadā yadā hi dharmasya
glānir bhavati bhārata
abhyutthānam adharmasya
tadātmānaṁ sṛjāmy aham
(BG 4.7)

Ele tem um propósito; Ele tem alguma missão. Portanto, tente entender Kṛṣṇa, Sua missão, e Suas atividades. Elas encontram-se descritas de uma forma histórica. Então, onde está a dificuldade? Nós lemos tantas coisas, a história ou as atividades de algum líder, algum político. A mesma coisa, mesma energia, você aplica para a compreensão de Kṛṣṇa. Onde está a dificuldade? Kṛṣṇa, por isso, Ele Se manifesta com tantas atividades.