PTBR/Prabhupada 0516 - Você Pode Alcançar Uma Vida de Liberdade – Isso Não É História Ou Ficção



Lecture on BG 7.1 -- Los Angeles, December 2, 1968

Prabhupāda: Govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi (Bs. 5.29).

Devotos: Govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi.

Prabhupāda: Então, estamos adorando a Suprema Personalidade de Deus, Govinda. Esse é o nosso negócio. Qual é o efeito de adorar Govinda? Assim como as pessoas estão tentando ir para o planeta lua, um esforço muito pequeno. Mesmo se eles forem para o planeta lua, não vão ser muito beneficiados, porque os cientistas dizem que o planeta lua está abaixo de 200 graus, ponto zero. Portanto, não podemos tolerar o clima frio desse planeta, como seremos beneficiados mesmo se formos para o planeta lua? E ao planeta lua é o planeta mais próximo. Há milhões de outros planetas também, e os cientistas dizem isso, para atingir o mais alto, o planeta mais elevado, que levará quarenta milhares de anos. E quem vai viver por quarenta mil anos para ir e voltar?

Estas são dificuldades práticas, e, portanto, somos chamados almas condicionadas. Nossas atividades são condicionados, não são livres. Mas você pode alcançar uma vida de liberdade, vida de energia ilimitada, felicidade ilimitada, bem-aventurança ilimitada. Há possibilidade. Isso não é história ou ficção. Vemos tantos planetas dentro deste universo. Temos tantos veículos voadores, mas não podemos nos aproximar até mesmo do mais próximo. Somos tão limitados. Mas se adoramos Govinda, então é possível. Você pode ir a qualquer lugar. Nós escrevemos estas declarações em nosso pequeno livreto, Fácil Viagem a Outros Planetas. Isto é possível. Não pense que este planeta é tudo ao todo. Há muitos, muitos milhões de outros planetas muito agradáveis. Lá o padrão de felicidade, padrão de fruição é muitas vezes maior do que estamos desfrutando aqui. Então, como isso é possível?

Vou ler o Sétimo Capítulo do Bhagavad-gītā, que é falado pelo Próprio Govinda. Bhagavad-gītā, Sétimo Capítulo. O Senhor Kṛṣṇa diz:

mayy āsakta-manāḥ pārtha
yogaṁ yuñjan mad-āśrayaḥ
asaṁśayaṁ samagraṁ māṁ
yathā jñāsyasi tac chṛṇu
(BG 7.1)

Agora, aqui a palavra yogam também é explicada. Que tipo de yoga Kṛṣṇa está recomendando? Mayy āsakta-manāḥ. Manter a mente sempre conectada à Kṛṣṇa, este sistema de yoga. Esta Consciência de Kṛṣṇa é o sistema de yoga. Hoje em dia, eles estão concentrando sua mente, em algo vazio, impessoal, de acordo com sua própria prescrição. O processo real é concentrar a mente em alguma coisa. Mas essa coisa, se a tornarmos vazia, é muito difícil concentrar nossa mente dessa forma. Isso também é explicado no Bhagavad-gītā no Décimo Segundo Capítulo: kleśo 'dhikataras teṣām avyaktāsakta-cetasām (BG 12.5). Aqueles que estão tentando meditar sobre algo impessoal e vazio, seus transtornos são maiores do que aqueles que estão meditando sobre a Pessoa Suprema. Isto é explicado. Por quê? Avyaktā hi gatir duḥkhaṁ dehavadbhir avāpyate. Não podemos concentrar nossa mente (em) algo impessoal. Se você pensa no seu amigo, se você pensa no seu pai, mãe, ou alguém a quem você ama, você pode continuar tal pensamento por horas a fio. Mas se você não tem um objetivo para fixar a sua mente, então é muito difícil. Mas as pessoas estão sendo ensinadas a concentrarem-se em algo vazio e impessoal.